Polícia

Adolescente é apreendido após planejar ataque a escola de Feira de Santana nesta sexta (14)

Segundo as investigações, o ataque estava planejado para ocorrer hoje às 6h30.

14/04/2023 às 12h40, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Caminhos da Reportagem/TV Brasil

Um adolescente de 15 anos foi alvo no início da manhã desta sexta-feira (14), da ‘Operação Proteção Ativa’. Ele é investigado por planejar ataque a uma escola em Feira de Santana e por ameaças de atentados nas redes sociais. Segundo as investigações, o ataque estava planejado para ocorrer hoje às 6h30. A operação foi deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e foi resultado também de uma articulação interinstitucional com as Secretarias de Segurança Pública da Bahia (SSP), de Educação (SEC) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

A ‘Proteção Ativa’ contou com apoio da Superintendência de Inteligência e Força Correicional Especial Integrada da SSP; do Comando de Policiamento Regional Leste; do 12º Batalhão de Polícia Militar de Camaçari; do Gaeco do MP de Santa Catarina; do Centro de Apoio da Criança e do Adolescente (Caoca) do MPBA; Polícia Civil de São Paulo e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa do adolescente, onde foram apreendidos dois facões, aparelho celular, computador e documentos.

Grupo de Trabalho

Um Grupo de Trabalho do MP baiano está monitorando e contribuindo com as políticas públicas em execução no combate a todo e qualquer ato violento ou de estímulo à violência nas escolas. O GT também auxilia tecnicamente as Promotorias de Justiça para uma atuação integrada e coordenada sobre o tema. O GT é composto pelos Centros de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc), da Criança e do Adolescente (Caoca), de Defesa da Saúde (Cesau), Criminal (Caocrim), de Defesa do Consumidor (Ceacon) e de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp). O Ministério Público também integrará comissão interinstitucional criada pelo Governo do Estado, formada pela SJDH, SSP e SEC, voltada para promover ações de combate à violência nas escolas.

O MP da Bahia se solidariza com as famílias, estudantes e professores vítimas dos atos de violência ocorridos no País nas últimas semanas e pede que a população entre em contato para denunciar qualquer ação ou atitude suspeita ou caso tenha conhecimento de potenciais ataques a escolas. O cidadão pode discar 127 ou registrar denúncia por meio do site atendimento.mpba.mp.br ou diretamente para o GT, por meio do [email protected]. Os cidadãos devem evitar repassar, em redes sociais ou por aplicativo de mensagens, notícias não confirmadas (boatos ou fake news) ou mesmo áudios e vídeos que possam causar pânico.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Palhaçada, deve ter passado na delegacia pra tomar um café e saiu em 5 minutos 🤣🤣🤣🤣 o bichinho é inocente né políticos?? Agora se ele matar o filho de um grande desses aí a justiça é feita ligeiro, ia aparecer ne algum terreno baldio apodrecendo , no Brasil só resolve assim

  2. Pais ausentes esse é o resultado ,quantos pais fazem uma velha visita surpresa na escola dos filhos para ver se realmente está na escola ?quantos buscam saber como tem sido a vivencia escolar ? quem são os coleguinhas que os filhos tem andado ? quantos tem dado aquela olhada secreta para ver o que tem na mochila, quantos possui a senha do celular dos filhos? quantos estão nas redes sociais dos filhos para saberem o quê ou quem eles seguem? quantos reparam nas mudanças de humor ,hábitos comportamentais dos seus filhos ? quantos tentam saber como foi o dia dos filhos ??? .

  3. Muita repressão, necessária, mas nenhuma solução à vista. Os jovens precisam de atendimento e tratamento, mas sem envolver e responsabilizar os pais não tem como mudar essa situação; é urgente TB o controle das redes e a possibilidade dos pais terem acesso aos perfis dos filhos, menores de 18 anos deveria precisar dos pais pra fazer login e o controle da idade deveria ser feito via CPF.

  4. PORQUE NAO COLOCA O NOME DA ESCOLA , PARA OS PAIS FICAREM SABENDO , POR ISSO QUE ELES ESTAO OUSADOS COM ESSE DIRETO HUMANOS . ELE E MENOR TUDO BEM EM NAO COLOCAR O NOME AGORA TEM QUE PUBLICAR A ESCOLA. MISERICORDIA DEUS GUARDA NOSSAS CRIANCAS .

  5. O problema é que hoje em dia com tanta lei protegendo filhos menores e amedrontado os pais não se pode mais se fazer nada em relação a punição a um infrator desse,pois o considero dessa forma ,se os pais tentarem educarem da forma antiga que é da uma boa surra em um moleque desse com certeza seriam logo atingidos com críticas,Pq não é dessa forma que se educa etc coisa e tal.Uma boa corsa nele e chamar a atenção dele firme como era feito antigamente ,e acredito que a geração passada não tinha esse problema pois éramos educados da melhor forma possível.Agora um moleque desse tentando implantar terror na escola deveria ser penalizado de todas as formas possíveis e não simplesmente passar a mão na cabeça .

  6. Deveria deixar a população da uma amaciada boa no garoto! 15 anos eu já estava acordando 6 pra ir trabalhar debaixo do sol quente lavando carro!

  7. Tinha um cara aí que falava em reduzir a maioridade penal. O chamavam de genocida e o acusavam de fazer discurso de ódio.
    Por que não seguir os EUA no tocante a isso?
    Esse papinho de amor venceu é bonito na televisão, mas na real NÃO COLA!
    A partir do momento em que a justiça popular começar a se fazer presente pela falta e omissão das autoridades a coisa pode melhorar.
    E chega de direitos humanos, pois direitos humanos são pra humanos e não para monstros.

  8. Tinha um cara aí que falava em reduzir a maioridade penal. O chamavam de genocida e o acusavam de fqzer discurso de ódio.
    Por que não seguir os EUA no tocante a isso?
    Esse papinho de amir de amor venceu é bonito na televisão,mas na real NÃO COLA!
    A partir do momento em que a justiça popular começar a se fazer presente pela falta e omissão das autoridades a coisa pode melhorar.
    E chega de direitos humanos, pois direitos humanos são pra humanos e não para monstros.

    1. Esse cara ai desqualificou os professores ,apoia torturador ,fez símbolo nazista e está livra .
      Muito conversa para boi dormir .
      Ele passou 30 anos como legislador ,tem filhos também legislador e não apresentou um projeto.
      Não moveu uma caneta para mudar quaisquer artigo ,inciso ou parágrafo nem do CPP ,nem LEP e de lei nenhuma.
      Agora reforma previdenciária para nos ferrar fez e não abriu mão das fartas aposentadorias.

  9. Enquanto as famílias (pais ou responsáveis legais) não se engajarem no processo educativo de seus filhos, tendo na escola o apoio para fazê-los cidadãos para a vida em harmonia, essas coisas só vão aumentar, agora catalisadas pelas redes sociais. Escolas e professores, policia e autoridades não têm nenhuma condição de resolver esse problema. É preciso que cada pai, cada mãe, cada responsável acompanhe o dia-a-dia de seu filho, fiscalize suas redes sociais, façam constantes alertas para os perigos , vão na escola regularmente verificar a assiduidade e participação nas atividades bem como ncentivar hábitos de estudo e leitura em casa. Famílias precisam se engajar na educação de seus filhos, através da diálogo aberto e acompanhamento diário de suas rotinas. Vamos assumir nossas responsabilidades e parar de deixar tudo por conta das escolas e autoridades. Não é assim que se constrói a cidadania. É preciso começar dentro de casa.

  10. Este moleque de 15 anos, ou menos, já tem noção do que é certo ou errado, podendo ser até um “instrutor” para outros menores. Tem que ser punido. Os pais, em grande parte, sentem-se impotentes na criação de filhos rebeldes e cheios de “direitos”, optando por deixá-los perambulando pelas ruas e praças. Nas escolas, muitos desafiam e agridem professores e colegas e, ao sair, alguns saem em grupinhos “zoando” onde passam. Depois de tantos “direitos”, sem responsabilidade ou punição, agora as autoridades correm atrás do prejuízo. Cadê os “defensores”, ongs, conselhos tutelares e outros dos direitos dos menores??? Quantos pais acompanham o quê fazem, ou onde andam e com quem, seus filhos???

    1. A escola tem que ter psicólogos atentos para atender o alunado. Assistente sociais para trabalhar a família….palestras de incentivo, auto-estima, orientacao e direcionamento. Não adianta mais querer resolver um problema, já instalado, com punição. Quem são essas crianças, quem são essas famílias adoecidas? O que fazer para prevenir tudo isso? Seria um bom começo para tentar resolver problemas futuros.

  11. Primeiramente,

    Não adianta as autoridades fazerem e acontecerem.

    Se não forem tomadas medidas de concientizacao dos pais.

    Todos os que cometeram assassinatos até hoje, crimes .

    Tinham seus escritório, suas bases operacionais, seus quartéis generais dentro dos seus quartos, nas casas dos seus pais.
    Alguns deles tinha armas, canivetes, não trabalhavam.

    Tinham adesivos nas paredes dos quartos de gente com cabeça cortada, fotos de apologias a criminalidades, camisetas de e com símbolos nazistas, de apologias as drogas, ao crimes

    Aí eu pergunto!!!::: Cadê os pais, já que são os donos das casas??

    Cadê os pais que não vistorias os quartos dos seus filhos , ao ponto de não verem canivetes, armas dentro do guarda roupas, gavetas ??

    As autoridades, os órgãos públicos , as escolas precisam criarem campanhas seríssimas, reunião sem parar com todos os pais dos Brasil. Criar uma partida pra cima de toda essa situação. Descer no cacete nas preparações dos quartéis generais, nas bases operacionais que existem dentro das suas casas.

    Se não tiverem isso.

    Não adianta, autoridades, polícias, afazeres campanas em portas s de escolas.

    Os pais precisam educarem seus filhos

    Os pais precisam vistoriarem seus lares. Porque quem manda na casa são os pais.

    Eu acho

    Si aqueles lares, onde os filhos mandam em tudo. Ficam nos celulares caríssimo topo de linhas que ganham sendo mimados pelos pais.

    As meninas se tornaram putas nuas , que só sabem graverem vídeos exibindo os corpos. Nuas, com roupas rasgando tudo, dividindo tudo, mostrando tudo. Já os meninos, se tornam assadinhos . As redes sociais sem controle, é a fonte de treinamento, preparação, constituição, fortalecimentos de toda essa criminalidade.

    Pais, que não tem controle nem sobre as duas próprias vidas. Quanto mais com a dia filhos.

    Os pais precisam agir primeiro . Senão! Não adianta autoridades, órgãos públicos fazerem nada.

    Porque ! Cedo o mais tarde , a.metdq acontece.

    1. Até o momento não estou percebendo questionar os pais dessas crianças e adolescentes! Eles vivem sozinhos ou isolados? São independentes?🤔

    2. BELÍSSIMO COMENTÁRIO

      NA VERDADE OS PAIS HOJE ESTÃO ACOVARDADOS DIANTE DAS ATITUDES DOS FILHOS. ACHAM QUE SEUS FILHOS PODEM TUDO, VIVEM UM MUNDO DE MIMOS QUE MAIS TARDE O RESULTADO CHEGA. SE OS PAIS NÃO EDUCAM SEUS FILHOS EM CASA, A ESCOLA NÃO TEM O PAPEL DE “EDUCAR” E SIM DE ESCOLARIZAÇÃO. SE UM FILHO NA CASA DELES GRITAM, FAZEM O QUE BEM QUER… NÃO SERÁ NA ESCOLA QUE ELE IRÁ OBEDECER OS PROFESSORES. A CIVILIZAÇÃO DO SER HUMANO VEM DE CASA, A FAMILIA É O ALICERCE QUE SUSTENTA A FAMILIA, SE A FAMILIA BRIGA EM CASA NA FRENTE DOS FILHOS, FUMA MACONHA DENTRO DE CASA, CONSOME BEBIDA ALCOÓLICAS EM EXCESSO, A TENDENCIA É QUE OS FILHOS FAÇAM O MESMO, E NA RUA IRÁ TER AS COMPANHIAS QUE ELES CERTAMENTE SE TORNARÃO FUTUROS MARGINAIS. MAIORIA DOS JOVENS ENVOLVIDOS EM DROGAS, SÃO ADOLESCENTES QUE NÃO SÃO MONITORADO PELOS PAIS. E ISSO TUDO LA NA FRENTE CUSTARÁ CARO.

      SERÁ UM CPF CANCELADO COM CERTEZA.

      UM CONSELHO DEIXO AOS PAIS .

      MONITOREM SEUS FILHOS QUANDO PEQUENO, PORQUE QUANDO ELES CRIAREM AS ASINHAS…. SERÁ TARDE E NÃO TERÃO MAIS CONTROLE DA SITUAÇÃO.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade