17 anos da Lei Maria da Penha

"A violência contra a mulher ainda requer políticas públicas mais específicas", diz titular da Deam de Feira de Santana

De acordo com a delegada, as ameaças são os principais tipos de violência cometidos contra as vítimas.

08/08/2023 às 15h29, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Deam
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na última segunda-feira (7), a Lei Maria da Penha, que tornou crime a violência doméstica e familiar contra a mulher, completou 17 anos de existência.

Foi no ano de 2006, a que a luta de uma farmacêutica cearense agredida pelo marido, inspirou a criação da norma que estabeleceu medidas de proteção para as mulheres vítimas de violência e agravou as punições aos agressores.

Para a delegada titular da Delegacia Especializada do Atendimento à Mulher (Deam) de Feira de Santana, Maria Clécia Vasconcelos, o cenário atual da violência contra a mulher, ainda requer políticas públicas específicas.

Delegada Clécia Vasconcelos
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu posso dizer que o número de ocorrências é expressivo e que isso pode refletir na credibilidade desta população, em um trabalho da Polícia Civil, em um trabalho da rede como um todo, mas eu posso dizer também, que o cenário atual requer políticas públicas específicas, a exemplo do que já percebemos que está sendo feito, já falamos da Casa da Mulher Brasileira, já falamos da construção de uma nova Delegacia da Mulher, esta é uma realidade”, afirmou.

De acordo com a delegada, as ameaças são os principais tipos de violência cometidos contra as vítimas.

“Ameaça e em seguida, lesões corporais, são os principais tipos de violência. Nós primamos por estancar de forma imediata o mal que atinge aquela mulher que demanda de nosso serviço, pugnamos por muitas medidas protetivas e principalmente a Deam que tem um trabalho em especial no que diz respeito à prisão em flagrante de delito”, explicou.

Ao Acorda Cidade, Maria Clécia Vasconcelos informou que embora Feira de Santana tenha muitas ocorrências registradas de violência contra a mulher, não é uma cidade que tenha muitos feminicídios.

“Feira de Santana tem um número elevado de ocorrências, mas não tem um número expressivo de feminicídios, de delitos maiores. Isso quer dizer que a rede de proteção tem atuado. A Lei Maria da Penha tem acompanhando todo o processo de combate à violência contra a mulher, prova disso é que a Lei Maria da Penha nesses 17 anos, teve muitas alterações, novas tipificações penais, então a Lei atual constitui um verdadeiro instrumento de combate de violência contra a mulher”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Políticas específicas: capacitar mulheres para fazer escolhas melhores, pra se defender com as 0ropriad mãos, para usar dispositivos de defesa permitidos em lei, como spray de gengibre e aparelhos de choque. Políticas, leis e polícia nunca serão suficientes, é necessário fazer da pretensa vítima protagonista do ssua defesa.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade