Vitória da Conquista

Polícia desarticula quadrilha de roubo de carga e desmanche de caminhões em Vitória da Conquista

Segundo as investigações, essa era a maior quadrilha com atuação na Bahia e com conexões em Minas Gerais, Sergipe, Goiás, dentre outros estados.

17/12/2021 às 11h51, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Atualizada às 14h23

Uma Operação entre a Polícia Rodoviária Federal em parceria com a Polícia Civil da Bahia e Polícia Militar da Bahia (PM), através da equipe Rondesp, desarticulou na tarde de ontem (16), uma quadrilha de desmanche de caminhões e roubo de cargas.

A Operação se alia a uma ocorrência que ocorreu no último dia 11, quando em outra ação conjunta, as equipes apreenderam um veículo de carga desmontado, roubado dias antes em Minas Gerais. As peças, inclusive a cabine, estavam em cima de um caminhão para serem transportadas.

As atividades foram iniciadas após os PRFs receberam a informação de que um veículo de carga, carregado de farelo de soja e que tinha sido roubado no último dia 12, encontrava-se no anel viário, BR-116, saída para Anagé(BA). As equipes então deslocaram-se para o local indicado por volta das 12:00 h, e avistaram um galpão, com a aproximação dos agentes dois indivíduos tentaram sem sucesso evadir da fiscalização. Após conter os homens e adentrar o galpão, os policiais observaram dois caminhões sendo desmanchados, um guincho carregado com um cavalo trator também desmontado, identificado posteriormente como veículo roubado na BR 242, além de um caminhão carregado com várias peças e um Jammer( equipamento que gera sinal em uma ou mais frequências de comunicação, podendo desta forma bloquear a frequência do rastreador).

Indagado pela equipe, um dos suspeitos relatou quem era o proprietário do estabelecimento, informando ainda que as peças que estavam no caminhão, eram oriundas de outro galpão e provenientes de origem ilícita. Ao verificar o segundo galpão indicado, os policiais encontraram dois reboques roubados no dia 29/11 na BR-251 em Minas Gerais carregados de ração animal no valor de R$ 321.066,43, um motor objeto de ação criminosa e seu respectivo reboque, dois semi-reboques sem identificação, ambos com os chassis cortados, um implemento de caminhão e um pneu novo, 275/80.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o delegado titular da Delegacia de Repressão ao Furto e Roubo de Cargas (Decarga), Gustavo Coutinho, explicou que a quadrilha era especializada em roubo de cargas.

"Desde a última quinta-feira, a Decarga começou a investigar um roubo de uma carga de farelo de soja, quanto a carga, quanto o caminhão que foram roubados por uma quadrilha. Inicialmente pedimos inclusive o apoio da Polícia Rodoviária Federal, descobrimos que a carga tinha sido encaminhada para Vitória da Conquista e estaria em um galpão. Prepostos da PRF se dirijiram até o local e lá encontraram desmanche clandestino, vários motores roubados, aparelhos de desbloqueio de sinais, carrocerias, semirreboques e seis pessoas foram presas conduzidas até aqui a Decarga de Feira de Santana. Todos foram flagranteados pelo crime de receptação qualificada e formação de quadrilha", disse.

Foi indicado pelos envolvidos que o responsável por toda ilicitude era um empresário da região, responsável por um estabelecimento comercial também verificado. No local, o homem evadiu da fiscalização, contudo a Strada conduzida por ele foi alcançada e no seu interior encontrado quatro notebooks, duas chaves mixer, um tablet, um Jammer, um multímetro Kikari, três Scanner’s e duas maletas. Além de um motor que foi dispensado pelo suspeito mas localizado pelos policiais

Diante dos fatos, um empresário, suspeito de chefiar a quadrilha, foi preso com mais 6 pessoas. A ocorrência foi encaminhada para Delegacia de Polícia Judiciária local onde serão adotadas as medidas cabíveis.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade