Feira de Santana

Pesquisadores da Uefs iniciam hoje (8) a segunda etapa da pesquisa para detectar pessoas assintomáticas com Covid-19

Os locais de testagem serão o Centro de Abastecimento, a Praça da Prefeitura e a Praça da Feira do Tomba, com início no Centro de Abastecimento, na segunda-feira (8), das 8h às 12h.

08/11/2021 às 06h27, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Começa na segunda-feira (8.11) a segunda etapa da pesquisa para identificar indivíduos assintomáticos da Covid-19 em áreas de grande circulação de pessoas em Feira de Santana. Realizada por pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Fiocruz – Fundação Osvaldo Cruz – a pesquisa será realizada até o dia 26 de novembro.

Como aconteceu na primeira etapa, realizada entre 8 de abril a 18 de maio deste ano, a pesquisa será conduzida pelas professoras doutoras da Uefs, Erenilde Marques de Cerqueira e Maricélia Maia de Lima. Os locais de testagem serão o Centro de Abastecimento, a Praça da Prefeitura e a Praça da Feira do Tomba, com início no Centro de Abastecimento, nesta segunda-feira (8), das 8h às 12h.

Segundo a Coordenadora da pesquisa, professora Erenilde Marques, podem participar dessa pesquisa pessoas que não apresentam os sintomas da Covid-19 e que tenham tomado a vacina. As amostras do PCR são encaminhadas para o Lacen.

Na primeira etapa da pesquisa foram analisadas amostras de 1.400 pessoas escolhidas ao acaso na multidão que circula pelos locais onde foram realizadas as testagens e detectou 14% de pessoas assintomáticas, positivas para o Coronavírus, além de identificar a variante Gama como a predominante no município. Todas as pessoas positivadas foram acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.      

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade