Feira de Santana

Pesquisa sobre mobilidade urbana estará disponível até este mês; veja como participar

São questionadas informações sobre as distancias percorridas diariamente, tempo, segurança, iluminação das vias, uso de solo e acessibilidade.

01/06/2018 às 15h40, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Milena Brandão

A pesquisa online disponibilizada para a construção do projeto de mobilidade urbana sustentável em Feira de Santana está disponível até a metade deste mês. O objetivo é entender a percepção das pessoas sobre a mobilidade no município e, com os resultados, melhorá-la, dentro de uma linha sustentável.

Para participar, é necessário apenas que o cidadão tenha o CEP em mãos. São questionadas informações sobre as distancias percorridas diariamente, tempo, segurança, iluminação das vias, uso de solo e acessibilidade, uso de bicicleta, sinalização e etc. Caso precise interromper, o cidadão pode dar continuidade depois.

Clique aqui e participe

Importância da pesquisa

Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário municipal de Planejamento Carlos Brito e a arquiteta e urbanista Mônica Guerra, consultora do Conselho Empresarial Mundial para Mobilidade Sustentável, explicaram a importância do projeto e da participação popular na etapa inicial.

“Nós sabemos que historicamente a prefeitura de Feira de Santana e o município tem uma relação muito próxima com o sistema de transporte de bens, pessoas, mercadorias. Nós estamos dando um passo à frente trazendo uma visão sobre como é que a gente pode fazer com que as pessoas se desloquem e façam uso da cidade de uma forma ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável”, explicou Mônica Guerra.

Em trabalho conjunto com a Prefeitura, a equipe de consultoria tem levantado indicadores e várias informações sobre o município, através das secretarias. Ao mesmo tempo, está mapeando a percepção da população sobre o estado de mobilidade urbana em Feira de Santana através da pesquisa online (clique aqui).

“A gente quer saber a percepção que as pessoas tem sobre a forma como elas vão e vem dentro da cidade e o que é que isso implica na vida delas. Caso precise parar, a pessoa pode clicar em “Continuar depois” e então vai receber o link no e-mail. É necessário finalizar a pesquisa para que o resultado seja contabilizado. 30% dos indicadores que a gente tem dizem respeito sobre essas percepções. Será que elas se sentem seguras ao chegar a um ponto de ônibus? Porque mobilidade não é só consciência dentro do sistema de transporte, é da sua casa até o ponto de ônibus, é como é que você usa espaço público”, informou Mônica.

Caso o usuário demore muito de responder ele pode correr o risco de a pesquisa expirar e ter que começar novamente, caso não tenha informado o e-mail. São mais de 100 questões. 

Uso das informações

Todas as informações serão usadas para a construção de uma fotografia real do estado da mobilidade na cidade para que a prefeitura saiba exatamente em quais locais precisa abordar em curto, médio e longo prazo.

“Será um instrumento de gestão de grande importância para a Feira de Santana. Os dirigentes terão, em médio e longo prazo, um instrumento para tomar decisões, não apenas baseado no empirismo e na vontade própria”, afirmou o secretário Carlos Brito.

Resultados

Ao final da pesquisa, a equipe vai discutir soluções em reuniões técnicas, mapear as prioridades, reunir com os indicadores coletados nas secretarias e entregá-las a Prefeitura para que isso seja incorporado no plano de mobilidade, que já inclui todos os parâmetros de sustentabilidade.

A previsão é que o projeto seja concluído no final do mês de julho e início do mês de agosto. Até lá, também será discutido a estratégia da melhor forma para apresentar esses resultados a população de Feira de Santana.
  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade