Brasil
Pesquisa revela que 70% das empresas não oferecem plano de carreira
O índice é maior que o do ano passado, quando o percentual de empresas que não ofereciam um plano de carreira era de 66,7%.
23/09/2015 às 11h45, Por Rachel Pinto
Acorda Cidade
Embora seja um pilar fundamental para o desenvolvimento profissional, o plano de carreira ainda não é realidade no Brasil. De acordo com a nova edição da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, levantamento anual feito pela Catho, aproximadamente 70% das companhias não oferecem esse tipo de planejamento aos funcionários.
O índice é maior que o do ano passado, quando o percentual de empresas que não ofereciam um plano de carreira era de 66,7%. O dado leva em consideração a ótica de funcionários questionados sobre a existência de um planejamento de carreira na empresa em que trabalha.
“Ainda percebemos que falta clareza das organizações sobre a importância dessa questão. Por outro lado, o profissional também tem que se apropriar da própria carreira e ser capaz de discuti-la junto com a companhia para determinar quais os próximos passos que fazem sentido”, afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho.
Em meio ao cenário de desaceleração da economia brasileira e de dificuldade para as empresas, a Pesquisa dos Profissionais também mostrou que mais de 50% dos entrevistados avaliam a perspectiva de crescimento profissional como ruim ou péssima. Na edição de 2014 do levantamento, esse percentual foi menor, de aproximadamente 45%.
De acordo com a Pesquisa da Catho, 9,2% dos profissionais vislumbram um horizonte de crescimento ótimo ou excelente e 39,3% acreditam que as perspectivas são boas. No ano anterior, esses percentuais eram de 8,7% e 42,9%, respectivamente.
“Em um momento como o atual, é natural que se adote um tom mais pessimista em relação às chances de crescimento. O fundamental, porém, é o profissional ter consciência de que, mesmo nesse momento mais delicado, o mercado continua ativo e ele deve buscar meios que o ajudem a se preparar e identificar as oportunidades”, diz Cavellucci.
Mais Notícias

Bahia
Acelen anuncia aumento nos preços da gasolina e diesel vendidos para distribuidoras de combustíveis na BA
Anúncio foi feito nesta quinta-feira (30). Gasolina e do diesel tiveram reajuste de 2,3% e 1,1%, respectivamente.
01/12/2023 às 06h49

Polícia
Tatuagem de metralhadora pode ter relação com assassinato de jovem na Matinha, diz delegado
Segundo o delegado, o local onde o jovem foi executado é muito deserto e de difícil acesso.
01/12/2023 às 06h23

Feira de Santana
Professor e jornalista Itamar Ribeiro recebe Título de Cidadão Feirense
A homenagem foi concedida pelo vereador José Carneiro (MDB), que subscreveu o projeto de decreto legislativo nº 58/2005 do então...
30/11/2023 às 22h03

Feira de Santana
Vítima de acidente na BR-324 morre no HGCA
Devido ao forte impacto, ele teve laceração no crânio, esmagamento e grande sangramento em membro inferior.
30/11/2023 às 21h52

Brasil
Maceió decreta estado de emergência por risco de colapso em mina
Vários bairros da capital alagoana correm risco de afundamento de solo.
30/11/2023 às 20h40

Saúde
Enfermeiro de Feira de Santana recebe o Prêmio Anna Nery na categoria Urgência e Emergência
Iranildo enfatizou o significado do prêmio não apenas como um reconhecimento individual, mas como uma celebração da força e dedicação...
30/11/2023 às 20h34