Feira de Santana

Participantes de evento no bairro São João acusam fiscais da prefeitura de abusos em apreensão de som

Também participante da festa, o morador Márcio da Saúde confirmou a situação e disse que tudo foi comunicado à 64ª CIPM, até para dar o apoio.

10/03/2022 às 17h18, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Atualizada em: 18h

Laiane Cruz

Moradores da Rua Professor Fernando São Paulo, no bairro São João, estão insatisfeitos com a forma como fiscais da Operação Feira Quer Silêncio apreenderam no último domingo (6) os equipamentos de som que eram utilizados na 6ª Lavagem do Abacateiro. O evento, segundo os organizadores, é realizado todos os anos, e conta com o apoio da comunidade, onde pessoas de todas as idades participam.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a fundadora da lavagem, Maria Helena, 63 anos, afirmou que desde os 12 anos mora no bairro São João e teve a ideia de criar a festa.

“O bairro todo gosta, tanto que me pedem para fazer duas vezes no ano. Nunca tivemos isso, é a alegria do bairro. Nunca teve nada, foi a primeira vez que eles chegaram, nem pediram licença, foi uma invasão. Não tinha som ligado, eles não mediram nada. E minha festa estava no ofício que era até às 21h. Entregamos o ofício na Companhia da Polícia Militar. É uma festa que acontece todos os anos e só não realizei em 2020 e 2021, por causa da pandemia”, informou a moradora.

Ela destacou que festa é para as famílias do bairro, pessoas de todas as idades, e que o evento nunca teve vandalismo. “É a charanga andando o bairro todo, se divertindo de novos a velhos, e é maravilhoso. E se Deus quiser ano que vem eu vou fazer de novo.”

Segundo Flávio Santos Nogueira, morador da Rua Professor Fernando São Paulo, os fiscais da Secretaria chegaram ao local e levaram a aparelhagem de som alegando que o tinham medido os decibéis e o som estava fora do permitido, incomodando as pessoas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eles alegam que encerraram a festa porque o som estava incomodando, e falaram que fizeram a aferição dos decibéis. Mas no momento que eles chegaram aqui o som estava desligado. Isso foi no domingo, por volta das 18h20. Estava tudo tranquilo, e o som não estava incomodando ninguém. Nós tínhamos comunicado à Secretaria que a festa iria acontecer. Foi tudo feito legalmente, dentro da ordem. A gente ia fazer esse evento antes do decreto que diminuiu o número de pessoas, mas esperou poder aumentar. É uma festa que é para a comunidade, todo mundo, pais e mães de família participam. É uma lavagem, a gente sai com a charanga, e todo mundo dá uma volta no quarteirão”, explicou o participante.

Foto: Arquivo Pessoal

Ele acrescentou que os fiscais chegaram no momento em que o cantor convidado começou a se apresentar.

“Em nenhum momento houve pessoas de má índole e mau caráter. A festa iria acabar às 19h, e depois a gente iria ficar aqui resenhando até às 21h. A festa saiu com a charanga, e na hora que o cantor começou a se apresentar, a Polícia Militar chegou, junto com a Secretaria de Meio Ambiente e a Guarda Municipal, e já chegaram para levar o som, pois eles alegam que o som estava alto e incomodando as pessoas. O som estava desligado quando eles chegaram.”

Também participante da festa, o morador Márcio da Saúde confirmou a situação e disse que tudo foi comunicado à 64ª CIPM, até para dar o apoio.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Todo ano a gente faz essa brincadeira aqui e em momento algum teve vandalismo ou agressão dos moradores, diante da situação que foi colocada. Liguei para a Secretaria e o chefe de fiscalização, Camilo Cerqueira, passou que realmente houve uma denúncia de que o som estaria incomodando. Ele pediu ao pessoal para vir ao local e fazer a apreensão do material, e a gente não teve nem direito de se expressar com os ofícios que tínhamos em mãos”, disse.

Em contato com o Acorda Cidade, o chefe de fiscalização da Operação Feira Quer Silêncio, Camilo Cerqueira, informou que os participantes não tinham autorização dos órgãos municipais para realizarem o evento de rua e foram denunciados por moradores do local que estavam se sentindo incomodados com a altura do som. 

"As pessoas colocam sempre a conduta irregular e fora da legalidade, responsabilizando a Secretaria de Meio Ambiente. A operação busca aferir o volume do som através do decibelímetro, conduzir esse som e salvaguardar esse equipamento até o alvará de soltura. Esse evento foi denunciado através do 190 por pessoas que moram na redondeza e estavam se sentindo incomodadas com a banda que estava tocando no evento. Neste mesmo evento, fomos recebidos com garrafas de bebida alcoólica e latas cheias de bebida. Os papéis que estavam em mãos da organização não eram autorização. Estamos em um momento pandêmico, e a Secretaria de Meio Ambiente e os órgãos que participam da Operação Feira Silêncio não autorizam nenhum evento, mesmo o decreto deixando a disponibilidade de um determinado número de pessoas. Ali era um ciente e não dava a eles o direito de ultrapassar uma lei municipal."

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

image

Rádio acorda cidade