Feira de Santana

Pacientes fazem vigília para encaminhar marcação de exames em unidade de saúde

Creuza da Silva contou ao Acorda Cidade que chegou a fila às 18h de ontem em busca de realizar um exame para o joelho.

06/05/2022 às 08h34, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto
 

Moradores do Conjunto Feira X, em Feira de Santana, passaram a noite de quinta-feira (5) em vigília para tentar encaminhar marcação de exames na Unidade de Saúde da Família I, na manhã desta sexta-feira (6). A cena se repete na primeira semana de cada mês.

Creuza da Silva contou ao Acorda Cidade que chegou à fila às 18h de ontem (4) em para realizar um exame para o joelho. Segundo ela, a fila é para marcar uma cota, em seguida vai se dirigir à Secretaria de Saúde, para assim agendar o exame com o médico.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Se a gente não chegar cedo perde. São 25 fichas pela manhã e pela tarde. Tenho 65 anos e toda vez que eu preciso fazer exame, eu durmo na fila. Quando não tenho exame para fazer, eu dou abrigo em minha casa para muitas pessoas que vêm para marcar os exames, porque aqui não tem água, banheiro e aí eu acolho em minha casa”, declarou.

A moradora Josanete, conhecida como Netinha, também chegou à fila na noite de ontem. De acordo com ela, tentou marcar o exame mês passado e não conseguiu.

“Trouxe aqui cobertor, café, biscoito para passar a noite e ver se dessa fez eu consigo encaminhar a marcação”, afirmou.

A paciente Maria Célia Rocha, que está em tratamento da tireóide, aguardava pela segunda vez na fila da unidade de saúde. “Mês passado eu vim e não consegui o atendimento”, lamentou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Neide Santos Santiago explicou os exames que precisa marcar: “Tenho uma ultrassom de abdômen e outra de tireoide para marcar. Cheguei ontem e estou esperando a unidade abrir”, declarou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e aguarda o retorno.

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade