Saúde

Óleo de coco: saiba os benefícios do alimento para sua saúde e rotina

Além dos benefícios estéticos para a pele e cabelo, o ingrediente pode auxiliar na manutenção de uma dieta saudável e na prática de atividades físicas.

24/08/2021 às 16h22, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nutri, melhora a pele e é uma ótima opção para quem deseja seguir uma vida saudável. Estas são algumas qualidades do óleo de coco, alimento que traz benefícios para a saúde física e para a estética. Sendo muito conhecido por quem deseja manter os cabelos hidratados e sedosos, o ingrediente também ajuda na regulação do sistema digestivo e na regulação intestinal.

“Devido ao seu alto teor de gorduras conhecida como ácidos graxos de cadeia média, o óleo extraído do fruto do coqueiro, se consumido com moderação, pode ajudar no processo de emagrecimento”, explica a nutricionista Tatiana Amalfi. “Além disso os estudos também mostram que o alimento é rico em ácido láurico que pode contribuir para elevar o nível de HDL, o chamado colesterol bom”, acrescenta a profissional.

Confira, abaixo, os principais benefícios comprovados deste alimento!

Bebida de Coco para quem é intolerante à lactose

Por ter origem vegetal, a bebida é uma alternativa para quem sofre dos desconfortos da intolerância à lactose ou tem alergia à proteína do leite de vaca. Além de ser uma ótima opção para os veganos e também para as pessoas que querem variar o uso do leite por outro tipo de bebida matinal ou como opção no lanche, por exemplo.

Dá vida aos fios

Chapinha, secador, babyliss e outros utensílios para os cabelos podem danificá-los e tirar sua vitalidade. O óleo de coco pode atuar perfeitamente nos fios danificados por tinturas, descoloração e outros procedimentos, como alisamento artificial. Com o uso deste produto, o cabelo fica mais macio e com brilho, já que o óleo atua de dentro para fora.

Evita prisão de ventre

O óleo de coco é um grande amigo de quem tem o intestino preso e dificuldades de ir ao banheiro. Após ser ingerido, além de ajudar no bom funcionamento do intestino, o ingrediente atua na formação do bolo fecal, auxiliando na evacuação. Com o intestino regulado as dores de quem sofre com a produção de gases podem diminuir, auxiliando na melhora da prisão de ventre.

Aliado do pré-treino

Embora seja saudável e muito benéfico para o corpo, o óleo de coco também pode ser utilizado como um pré treino importante, ou seja, antes da prática de atividades físicas. Um exemplo de como o ingrediente pode ser utilizado na dieta é o famoso “cafezinho com óleo de coco”. “A junção da cafeína aliada ao óleo de coco rico em gorduras pode promover mais disposição para o treino, pois por se tratar de um TCM – triglicerídeo de cadeia média, pode ser utilizado mais rapidamente como fonte de energia. Para quem treina em jejum, por exemplo, pode ser uma ótima opção”, diz Tatiana.

Ingrediente da dieta Low Carb

A dieta Low Carb ganhou, nos últimos anos, muitos adeptos. Esta forma de se alimentar consiste na ingestão mínima de carboidratos por refeição, elevando, assim, o número de calorias boas no organismo.

“O óleo de coco é um ótimo ingrediente para ser integrado à dieta Low Carb, já que não possui carboidratos e é rico em gorduras. Com isso, ele pode ajudar a manter a saciedade e diminuir a vontade de petiscar entre as refeições”, explica Tatiana Amalfi.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade