Artigo

O papa e os avós

O papa explicou o motivo pelo qual proclamou, justamente neste ano, o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

20/07/2021 às 12h47, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Será celebrado, a partir desse ano, no quarto domingo de julho, próximo à festa dos Santos Joaquim e Ana, avós de Jesus, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Foi instituído pelo Papa Francisco para recordar e agradecer o dom da velhice daqueles que, antes de nós e para nós, guardam e transmitem a vida e a fé.

O PAPA explicou o motivo pelo qual proclamou, justamente neste ano, o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: “Mesmo quando tudo parece escuro, como neste tempo de pandemia, Deus continua a enviar anjos (familiares, pessoas amigas…) para consolar a nossa solidão, repetindo-nos: ‘Eu estou contigo todos os dias’. Desejo que cada avô, cada idoso, cada avó, cada idosa – especialmente quem dentre vós está mais sozinho – receba a visita de um anjo!”.

FRANCISCO escreveu sua mensagem colocando-se lado a lado com os idosos, afirmando: “’Eu estou contigo todos os dias’ (Mt 28, 20) é a promessa que Jesus fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida avó. Sim, a ti! ‘Eu estou contigo todos os dias’ são, também, as palavras que eu, idoso como tu, gostaria de te dirigir por ocasião deste primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos”.

“QUAL É nossa vocação hoje, na nossa idade? Salvaguardar as raízes, transmitir a fé aos jovens e cuidar dos netos. Nunca vos esqueçais disto “Não existe uma idade para aposentar-se da tarefa de anunciar o Evangelho, da tarefa de transmitir as tradições aos netos. É preciso pôr-se a caminho e, sobretudo, sair de si mesmo para empreender algo de novo”.

A PESSOA idosa, afirma o Papa, deve priorizar a oração: “A tua oração é um recurso preciosíssimo. É um pulmão de que não se podem privar a Igreja e o mundo. Sobretudo neste tempo tão difícil para a humanidade em que estamos – todos na mesma barca – atravessando o mar tempestuoso da pandemia, a tua intercessão pelo mundo e pela Igreja não é vã, mas indica a todos, a serena confiança de um porto seguro. Os avós são um grande santuário de oração”.

O PAPA Francisco conclui sua mensagem dando uma benção aos avós: “Confio à proteção de Sant’Ana e de São Joaquim todos os avós do mundo, dirigindo-lhes uma benção especial. A Virgem Maria os ajude a alimentar sempre a fé e a esperança na Palavra de Deus. Avante e coragem! Que o Senhor vos abençoe”.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade