Saúde

Nutricionista ressalta a importância de fortalecer o sistema imunológico para uma vida mais saudável

A nutricionista frisou que uma boa alimentação é fundamental para melhorar a imunidade.

07/08/2020 às 10h52, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Cuidar do sistema imunológico já era importante antes e depois da pandemia da covid-19, ganhou ainda mais evidência, uma vez que com a imunidade fortalecida, o vírus tem menos chances de avançar. A nutricionista Mariana Maia, em entrevista ao Acorda Cidade, falou sobre a importância de fortalecer o sistema imunológico e também deu dicas de alguns alimentos que são aliados da saúde. De acordo com ela, uma boa imunidade é a capacidade do corpo lutar contra antígenos dos vírus e manter a integridade da saúde.

Mariana ressaltou que quando a imunidade está enfraquecida, a facilidade de adquirir doenças aumenta. Muitas doenças acabam sendo recorrentes e até graves, levando o paciente a tratamentos mais longos e também a necessidade constante de medicações. A nutricionista frisou que uma boa alimentação é fundamental para melhorar a imunidade (a depender da necessidade do paciente pode haver suplementação), assim como a preferência por alimentos saudáveis e naturais como frutas, verduras e raízes.

“Os suplementos são recomendados, mas são avaliados de uma forma individualizada o seu uso. Porque a necessidade deles está muito ligada as escolhas alimentares que fazemos e os hábitos do nosso dia a dia e de acordo com isso, a gente avalia a possibilidade e a necessidade do uso de suplementos. Mas, eu posso dar como exemplo as vitaminas que são bem interessantes. A vitamina A, C , E, e a vitamina D que está muito ligada ao sistema imunológico. Temos também o extrato de própolis que é muito usado como imunomodulador e a glutamina que é um dos suplementos mais estudados para a imunidade”, declarou.

Mariana explicou que o consumo de alimentos variados e coloridos ajudam o sistema imunológico e destacou as frutas vermelhas, laranjas e amarelas. Além disso, temperos como a cúrcuma e o alho que atuam como anti-inflamatórios.

“Temos a cúrcuma longa é um alimento anti-inflamatório que pode ser usada nos temperos dos alimentos, do feijão, do arroz. O alho que é um potente anti-inflamatório e vasodilatador. Melhora a nossa circulação. Além de frutas vermelhas no geral, que são muito ricas em ácido elágico. Temos o gengibre que é um potente fortalecedor do sistema imunológico, que ele melhora as nossas células de defesa. Coco e o abacate, são potentes antioxidantes, pitanga, limão, cranberry e todas as frutas vermelhas, amarelas e laranjas tem uma grande quantidade de vitamina A. E e C. Isso com toda a alimentação consegue fortalecer muito a imunidade”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade