Feira de Santana

Novas estratégias para o Aeroporto de Feira de Santana são discutidas durante reunião com classe empresarial

A inciativa do projeto, é do Grupo Executivo para Captação de Recursos e Investimentos, coordenado pelo prefeito Colbert Martins e o vice-prefeito, Fernando de Fabinho.

02/12/2021 às 09h00, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Foi realizada na noite de ontem (1º), uma reunião com a presença da classe empresarial do município de Feira de Santana e representantes de órgãos de comunicação, para discutir sobre a atual situação do Aeroporto Governador João Durval Carneiro, como forma de implementar novas estratégias, para melhorar a viabilidade do local.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A inciativa do projeto, é do Grupo Executivo para Captação de Recursos e Investimentos, coordenado pelo prefeito Colbert Martins e o vice-prefeito, Fernando de Fabinho.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o palestrante e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Renato Sena, destacou que a comunidade feirense ainda conhece muito pouco sobre a funcionalidade do aeroporto de Feira de Santana.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"A impressão que a gente tem quando comenta sobre o aeroporto, é que as pessoas não possuem uma ideia do potencial que o local tem, ou seja, na prática, a cidade não faz ideia do potencial que o aeroporto tem a oferecer, e é neste sentido que eu digo, que o aeroporto é um equipamento, um modal aéreo com vocação logística e que aqui em Feira de Santana, é um ponto estratégico, algo que a cidade não pode deixar de ter e precisa trabalhar nesse sentido. Atualmente, existe um contrato de concessão, e nele, são identificadas as obrigações que cada parte possui, e aqui mostramos exatamente a cópia destas obrigações que estão previstas em edital. Então focando na prefeitura, o que ela precisa fazer nesse momento? Viabilizar novos acessos para o aeroporto, fazendo com que ele se torne mais atrativo, que o município tenha um diálogo com o estado, com a concessionária, visando oferecer a possibilidade de atrair mais companhias aéreas e viabilizar este aeroporto, porque quem ganha é a cidade", afirmou.

Ainda de acordo com o professor José Sena, uma das possibilidades que o município pode fazer, para viabilizar mais uma alternativa de acesso até o aeroporto, é prolongar a Avenida Ayrton Sena.

"O que estávamos discutindo aqui durante a reunião, é que quando a pessoa pega o mapa de Feira de Santana e verifica a posição do aeroporto, o acesso que dá a melhor ligação até o local, é pela continuidade da Avenida Ayrton Sena, é disso que estamos falando, criamos um prolongamento dela, até porque a duplicação segue até um pouco depois do Cemitério São João Batista, e neste caso, seria preciso fazer algumas desapropriações ali próximo da Avenida Anchieta, criando assim, um novo acesso até o aeroporto. E quando a gente comentou sobre a Avenida Sérgio Carneiro, aquele trecho é estreito, possui bastante quebra-molas, é a via que faz a ligação para Coração de Maria e possui algumas restrições, como não há a possibilidade de fazer expansão, porque as casas são muito próximas da pista, então a melhor solução neste caso, seria pela Ayrton Sena", explicou.

Para o superintendente do aeroporto, o diretor técnico operacional André Sena, além da classe empresarial presente nas discussões sobre o futuro do aeroporto, é necessário que a população também possa abraçar os novos projetos.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"Este evento realmente foi muito brilhante, pois aqui nós tratamos sobre a questão do aeroporto, apresentando dados realmente técnicos, foram apresentado números que demonstram que cada vez mais, o aeroporto é viável e é possível continuar com esta viabilidade. Mas esses encontros, não podemos fazer apenas com os empresários, é necessário que a população também possa estar presente, para que abrace o nosso empreendimento, porque é de suma importância para a cidade, além de ser uma porta de entrada para o município. Atualmente por exemplo, a situação operacional do aeroporto, não possui nenhuma restrição. Temos o balizamento funcionando quando solicitado à noite, nós temos a estação meteorológica disponível, equipamentos sofisticados e equipes que trabalham 24h. Hoje só temos aviação de pequeno porte, ou seja, avião particular e só no mês de outubro, tivemos quase 100 operações aqui no aeroporto", disse o superintendente ao Acorda Cidade.

Segundo o vice-prefeito, Fernando de Fabinho, o município de feira de Santana se tornou uma nova cidade após a inclusão do aeroporto.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"Nós entendemos que esse é um ponto muito importante para o desenvolvimento de Feira de Santana, porque hoje a cidade é diferente sem o aeroporto. Nós estamos vendo aí Vitória da Conquista que tem a metade da nossa população com um ótimo crescimento econômico nos dois últimos anos. Hoje aqui, nós precisamos ter uma nova companhia aérea, mas a gente também precisa pensar no futuro, porque podemos ter aqui  a empresa Gol, da Azul, da Latam, mas não adianta colocar um avião agora, e amanhã essa empresa ter que colocar mais dois, três aviões, e o nosso aeroporto não ter espaço para isso. Então se não tiver a desapropriação para começar a viabilizar, não iremos para lugar nenhum, pois essa é a nossa prioridade, ampliar toda a pista para que tenhamos a capacidade de poder operar sem muitos problemas aqui", concluiu.

Fotos: Paulo José/Acorda Cidade


Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade