Mundo

Nobel de literatura sai para Svetlana Aleksievitch, da Bielorrússia

A autora, de 67 anos, é a 14ª mulher a receber o prêmio, sete delas nos últimos 25 anos.

Nobel de literatura sai para Svetlana Aleksievitch, da Bielorrússia Nobel de literatura sai para Svetlana Aleksievitch, da Bielorrússia Nobel de literatura sai para Svetlana Aleksievitch, da Bielorrússia Nobel de literatura sai para Svetlana Aleksievitch, da Bielorrússia

Acorda Cidade

A jornalista e escritora Svetlana Aleksievitch, da Bielorrússia, recebeu hoje (8) o Nobel de Literatura 2015 pela "escrita polifônica, um monumento ao sofrimento e à coragem no nosso tempo", anunciou a Academia Sueca.
A secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, descreveu a jornalista bielorrussa como uma "escritora extraordinária" que traçou uma "história da alma" do período pós-soviético.

Em declaração divulgada pela Academia, Sara Danius conta que Svetlana, "esteve ocupada nos últimos 30 ou 40 anos mapeando o indivíduo [do período] pós-soviético". "Não se trata de uma história sobre acontecimentos, mas sobre emoções", afirmou Sara, ressaltando que os temas abordados pela vencedora do prêmio, como o desastre nuclear de Chernobyl, são "pretextos para conhecer o indivíduo soviético e pós-soviético".

A autora, de 67 anos, é a 14ª mulher a receber o prêmio, sete delas nos últimos 25 anos. A mais recente foi a escritora canadense Alice Munro, em 2013, precedida da alemã de origem romena Herta Müller, em 2009; da britânica Doris Lessing, em 2007; da austríaca Elfriede Jelinek, em 2004; da norte-americana Toni Morrison, em 1993; e da sul-africana Nadine Gordimer, em 1991.

Antes delas também foram premiadas a poetisa alemã Nelly Sachs, em 1966; a chilena Gabriela Mistral, em 1945; a romancista norte-americana Pearl S. Buck, em 1938; a escritora norueguesa Sigid Undset, em 1928; e a italiana Grazia Deledda, em 1926. A sueca Selma Lagerlöf, autora de A maravilhosa viagem de Nils Holgersson, foi a primeira mulher a receber o Nobel da Literatura, em 1909.

No ano passado, o Prêmio Nobel de Literatura foi atribuído ao escritor francês Patrick Modiano. O valor do prêmio que a bielerrússa vai receber é $8 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,7 milhões).