Bahia

No Dia dos Avós, idosa comemora 105 anos de idade com saúde, lucidez e mais de 50 netos

Por causa da pandemia neste ano não haverá a festa que ela merece, mas toda forma de homenagem feita com muito carinho é válida.

26/07/2020 às 10h02, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

No dia 26 de julho tem comemoração em dose dupla na Família Lima e Santana. É que nesta data, além do Dia dos Avós, também é celebrada a data do nascimento de Dona Inês, que está comemorando 105 anos de idade. Esbanjando saúde e lucidez, ela nunca foi ao médico, exceto no dia em que a pressão abaixou ao se emocionar com um filho.

Boa de matemática, faz conta de cabeça e sabe de cor tudo que gasta por mês.  Moradora da cidade de Araci (BA), a matriarca tem sete filhos e cerca de 55 netos e bisnetos, sem falar os agregados, noras e genros que por ela tem um carinho muito especial a adotaram como avó.

Inês e o genro Flávio

“Ela é atenta a tudo e não tem nem febre. Pra gente falar alguma coisa que ela não pode saber a gente tem que cochichar e mesmo assim ela percebe e pergunta: Vocês estão falando o que?”, contou ao Acorda Cidade, a neta Linda Dantas Leite, casada com Flávio Leite, que virou neto de Dona Inês também.

Renato e Raimundo, filhos de dona Inês | Foto: Arquivo Pessoal

Um dos filhos de Dona Inês é Raimundo Lima de Santana, de 81 anos, que venceu a covid-19, estando com várias comorbidades (Confira a história dele aqui). O esposo dela faleceu dormindo aos 100 anos de idade e hoje ela mora com uma filha e dois netos. O segredo de tanta longevidade na família? Segundo Linda Dantas, deve ser genética e a boa alimentação. “Ela ama cuscuz, leite, ovos, verduras e fruta”, contou.

Foto: Arquivo Pessoal

Por causa da pandemia de covid-19, neste ano não haverá a festa que ela merece, mas toda forma de homenagem feita com muito carinho é válida.

Leia a seguir o texto escrito por uma das netas para esta data:

"E nessa altura da vida uma pessoa completar 105 anos, com poucas visitas ao médico, de fato, e ser uma pessoa abençoe e selecionada por Deus por já ser centenária, eu considero um milagre ela nasceu no dia 26 de Julho. Justamente nesta data é comemorado o Dia dos Avós, tendo sido esta data escolhida por referência à comemoração na religiosidade católica do dia de Santa Ana e São Joaquim, que na mitologia cristã seriam pais de Maria e, portanto avós de Jesus Cristo. Minha Vozinha está completando 105 anos, Inês Lima de Santana moradora de Araci Bahia, vive em sua residência com seus netos e filha com sua saúde admirável consciente mesmo com o físico cansado, amante da vida. A Família Lima e Santana só tem agradecer tantas bênçãos, dona Inês é uma mulher admirável inteligente seus 7 Filhos e 55 Netos e Bisnetos parabeniza pela passagem de mais uma primavera em nossas vidas, “26 de julho” e uma data para a família celebrar por ter uma matriarca tão admirável. Que Deus continue abençoando ela com saúde e muito amor. Feliz Aniversário”, escreveu Linda Dantas Leite.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade