Bahia
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) negou a intenção de cobrança da água de poços artesianos por parte do governo.
03/12/2019 06h24, Por Andrea Trindade
PUBLICIDADE
Orisa Gomes
A Portaria do Inema Nº 19.452/19, que determina instalação de hidrômetro em poços artesianos, tem sido alvo de muitas críticas por parte dos opositores ao governador Rui Costa. Eles entendem que a medida, conforme explicou o deputado federal Arthur Maia (DEM) em entrevista ao Acorda Cidade, tem o propósito de cobrança pelo uso da água no futuro, o que é negado pelo Inema.
Conforme o parlamentar, nos últimos 13 anos o governo do PT não se preocupou com o crédito rural, não ofereceu infraestrutura na zona rural baiana e ainda que cobrar a água de poço artesiano. "Tenho denunciado veementemente nas redes sociais e não vamos permitir que Rui Costa cobre a água de poço artesiano do pobre, a água que ele tira do subsolo com muito sacrifício”, bradou.
Ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Maia diz que quem conhece a realidade do semiárido sabe que não é possível fazer essa cobrança, porque já é um sacrifício para pessoas desassistidas do básico, com falta, por exemplo, de estradas pavimentas, luz elétrica, escola, assistência médica e segurança, terem como pagar pelo hidrômetro e pela água. “São as pessoas mais pobres do estado e é dessa gente que o governador Rui Costa está querendo cobrar”, criticou. E ironizou: “Só falta daqui a pouco o governador querer taxar a chuva. Nunca vi nada mais perverso”.
Governo nega intenção de cobrança
Também em entrevista ao Acorda Cidade, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) negou a intenção de cobrança da água de poços artesianos por parte do governo. Robinson informou que na última semana a diretora do Inema, Márcia Cristina Teles, participou de uma audiência com a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre o assunto.
Segundo Robinson, ela explicou que o propósito dos hidrômetros é controlar o uso da água para possibilitar o acesso as futuras gerações. “O governo não tem nenhuma intenção em tarifar, a intenção é em relação ao meio ambiente, a sustentabilidade da água, dos nossos rios”, afirmou.
O deputado informou ainda que na audiência houve várias ponderações dos presentes para que se tivesse mais tempo de discussão e ficou marcada uma nova audiência na região de Irecê, porque os produtores da região estão preocupados inclusive com o custo para aquisição de hidrômetros, que conforma a portaria será pago pelo agricultor.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais Notícias
Bahia
Caminhões pegam fogo em galpão de empresa em Jequié
Um servidor que atuava no canteiro de obras tentou debelar as chamas e acabou sofrendo queimaduras.
11/08/2022 às 17h42Polícia
Dois homens morrem em troca de tiros com a polícia em Coração de Maria
Na operação foram apreendidas armas, munições, aparelhos celulares, além de pinos análogos à cocaína.
11/08/2022 às 11h02Política
'Irei decidir no momento adequado', diz prefeito sobre nomeações de novos secretários municipais
De acordo com o prefeito, todas as pessoas que estão trabalhando nas devidas funções, são altamente habilitadas.
11/08/2022 às 10h03Eleições
Em Salvador, Ciro faz novo aceno a ACM Neto e rasga elogios a sua vice, Ana Paula Matos
Os candidatos também acompanham a celebração no santuário de Santa Dulce dos Pobres e durante a tarde se encontram com um grupo de mulheres empreendedoras no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
11/08/2022 às 10h00Bahia
Força do mercado de mídia exterior é tema de evento promovido pela Central do Outdoor Seccional Bahia
Quatro palestras foram realizadas.
11/08/2022 às 09h53Educação
Dia do Estudante: 5 dicas para manter o foco nos estudos e melhorar o desempenho
Entre as dicas, crie um cronograma que atenda suas próprias demandas.
11/08/2022 às 08h56PUBLICIDADE
PUBLICIDADE