Ninguém está livre de pequenos ou grandes fracassos
01/02/2022 10h20, Por Kaio Vinícius
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O insucesso e o fracasso fazem parte de nossa vida. Nem sempre a intensidade é a mesma, mas sempre são dolorosos. E, muitas vezes, são convites ao desânimo. “Em minha vida nada dá certo”, argumentam alguns, e por isso, desistem. E justificam-se: “Meu projeto caiu e esfarelou-se, assim como acontece com o vaso de argila”.
MUITA gente coloca nos outros a culpa pelos seus próprios fracassos. Culpa o esposo, a esposa, os filhos, os colegas de trabalho, os vizinhos, o governo… Mas, ao se colocar como vítima de alguém, a pessoa não cresce porque acredita que: “Quem precisa melhorar para que a minha vida dê certo é o outro, não eu”. Essa é uma das formas mais fáceis de parar na vida. Pessoas assim, não avançam enquanto não mudam esse pensamento. Atribuem seus fracassos, suas quedas e seus problemas à responsabilidade dos outros.
PRECISAMOS ser protagonistas de nossa vida. À medida que tenho consciência livre para decidir, devo também assumir as responsabilidades daquilo que me acontece. Claro que outras pessoas podem, também, me influenciar negativamente. Mas, atribuir a elas meus fracassos, quase sempre, é algo exagerado. Os outros, em princípio, não são responsáveis pelos meus fracassos.
NINGUÉM vencerá se permanecer na condição de vítima. Mesmo quem é muito ferido, enganado, explorado e caluniado consegue superar os fracassos, quando tem noção de responsabilidade sobre sua própria vida. Sabe que a vida é difícil, sabe que os outros podem fazê-lo sofrer, mas tem força interior para levantar e dar a volta por cima. Sabe que precisa ter auto-estima, confiança, coragem e fé.
A VIDA é uma grande corrida, onde os obstáculos são comuns e os tropeços acontecem. Ninguém está livre de pequenos ou grandes fracassos. Muitos se resignam com o insucesso, mas outros, preferem recomeçar, dobrar o esforço e se erguem de fracassos afetivos, sociais, econômicos e espirituais. Sabem que sempre é possível recomeçar e buscar outras alternativas.
O APÓSTOLO Paulo, que teve fracassos espirituais, coloca, nesse contexto, a força da fé: “Tudo posso naquele que me fortalece”. (Fl 4,13). O próprio Deus não considera nossos possíveis fracassos, mas a capacidade de continuar. Para Ele não há casos perdidos. E Jesus nos disse: “Coragem, não tenham medo, Eu estou todos os dias com vocês”. (Mt 28,20).
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde
Médico Oftalmologista feirense preside maior evento de Catarata da América Latina
A catarata, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 47,8% dos casos de cegueira.
01/02/2022 às 10h20Bahia
Sefaz e Detran esclarecem sobre licenciamento 2022 e emissão do CRLV
Além do tributo, é preciso pagar os débitos do licenciamento anual e de multas, se houver.
01/02/2022 às 10h20Feira de Santana
Polícia Civil encaminha ao MP inquérito sobre morte de jovem em intervenção policial
A família de Marcelo afirma que ele não estava armado e não tinha envolvimento com a criminalidade.
01/02/2022 às 10h20Saúde
Testagem nas Escolas em 2022 tem 99,3% das amostras negativas para Covid-19
Ao todo, 522 escolas de 362 municípios participam do projeto.
01/02/2022 às 10h20Feira de Santana
Arraiá do Comércio só terá apoio da prefeitura se houver devolução de recursos para secretaria, diz Colbert
Prefeito aguarda remanejamento de um milhão de reais.
01/02/2022 às 10h20Economia
Ministério demite presidente da Petrobras e anuncia novo nome para ocupar o cargo
Após 40 dias no cargo, José Mauro Ferreira Coelho foi demitido. Indicado para o posto é Caio Mário Paes de Andrade, atual secretário de Desburocratização do Ministério da Economia.
01/02/2022 às 10h20PUBLICIDADE
PUBLICIDADE