Feira de Santana

Municipalização de escola na Pedra do Descanso deixa pais de alunos apreensivos: 'Não podem estudar em outro lugar devido a guerra de facções'

Nubia Gonçalves que é mãe de aluno disse que teme em matricular os filhos em outros bairros próximos, mandá-los vivos para a escola e não saber como vão voltar.

10/02/2022 às 13h30, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Pais de alunos da Escola Estadual Wilson Falcão, localizada no bairro Pedra do Descanso em Feira de Santana estão preocupados com a municipalização da unidade escolar. Segundo eles, neste ano de 2022 não haverá o 6º e nem o 7º ano do Ensino Fundamental e os alunos podem ficar sem estudar porque a alternativa seria ir para outro bairro, no entanto, ficam proibidos de adentrar em outras localidades devido a guerra de facções criminosas.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Nubia Gonçalves que é mãe de aluno disse que teme em matricular os filhos em outro bairro próximo, mandá-los vivos para a escola e não saber como vão voltar.

“Estamos lutando porque esta é a escola mais próxima. Tenho cinco filhos e três deles estudam aqui. As opções de escolas são no Conjunto Feira X, mas ninguém pode ir para lá. Nem para o Jussara e nem Portelinha, por causa da guerra de facções”, contou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Outra mãe de aluno, Vanuza Santos Pinto confirmou o problema e declarou que o desejo dos pais é que os filhos continuem estudando perto de casa.

“Eles podem ir e não voltar. Meu filho está indo para o 5º ano e não tem como ele ir estudar no Conjunto Feira X”, pontuou.

Edmarcia dos Santos Anunciação contou ao Acorda Cidade que tem um filho com necessidades especiais e que também não há possibilidade dele estudar em outro bairro.

“Tenho aqui o laudo médico. Esse é o colégio mais próximo que ele tem condições de ir”, disse.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), Marlede Oliveira, criticou a municipalização de algumas escolas na cidade e salientou que esta decisão foi feita pelo governador do Estado e o secretário de educação Jerônimo Rodrigues sem dialogar com as comunidades.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O governo do estado está com a política errada de fechar as escolas sem ouvir as pessoas. Essa escola que atendia as crianças e adolescentes até o nono ano vai ser municipalizada. As crianças estão fora da sala de aula e quero dizer ao senhor Jerônimo que ele entenda que educação é para servir a comunidade. Nos reunimos ontem no Núcleo Territorial de Educação (NTE) e fomos informados que quarta feira (16) vem os técnicos de Salvador e eles estão sentando, mapeando, sem conhecer a cidade. Quem conhece a cidade é o povo, os pais de alunos, não tem como o filho ir de um bairro para o outro. Pagar transporte, com muitas pessoas desempregadas”, acrescentou.

Para a sindicalista, as escolas tem que ser próximas as comunidades e tanto o governador e secretário precisam ouvir a população.

O Acorda Cidade entrou em contato com o Núcleo Territorial de Educação (NTE) e aguarda o retorno.

 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade