Viagens

União Europeia quer penalizar Portugal por quantidade de brasileiros chegando ao país

Bloco europeu afirma que visto facilitado a estrangeiros em Portugal fere normas da União Europeia.

11/10/2023 às 17h21, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Bandeiras
Foto: Imagem Ilustrativa (Freepik)

A ida de brasileiros para morar em Portugal tem sido cada vez mais frequente, algo que ocorre em grande parte devido aos programas de incentivo à mudança de estrangeiros ao país, principalmente à lei que possibilita uma autorização “automática” de residência para imigrantes dos chamados países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o que os permite morar, trabalhar, alugar imóveis e realizar cursos no país.

Mas esse tipo de projeto de incentivo, que tem atraído estrangeiros para as terras portuguesas, tem sido questionado pela União Europeia – bloco político e econômico do qual Portugal faz parte.

De acordo com a Comissão Europeia, o visto concedido pela CPLP não permite a viagem dos imigrantes para outros países do bloco europeu, que, para turistas, não deveria ultrapassar o limite de 90 dias.

Segundo o bloco europeu, o visto da CPLP viola o acordo de Schengen, criado em 1985, responsável por definir um acordo de livre circulação na Europa. O órgão notificou Portugal, que tem um prazo de dois meses para responder a notificação e apresentar o seu posicionamento.

O grande número de brasileiros em Portugal

De acordo com o representante lusófono, assessor da Casa do Brasil, Terras de Cabral, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, esse deve ser apenas o início das implicações no êxodo brasileiro a Portugal.

Fabiano de Abreu
Foto: MF Press Global

“A vinda de brasileiros para residir em Portugal não é necessariamente algo negativo, mas o que percebemos é que a facilitação extrema do governo português, as atuais condições do país, a grande quantidade de imigrantes e a dissociação dos benefícios de visto com as normas da União Europeia mostram que o movimento está sendo feito de uma forma mal planejada, o que prejudica tanto o país, quanto os imigrantes, que acabam, muitas vezes, passando por dificuldades que o fazem retornar ao seu país de origem”, afirma.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na verdade não é o brasileiro somente, mas os “membros de países de língua portuguesa. O que eles estão reclamando, principalmente é a questão dos outros “estrangeiros” pois Portugal abriu as portas para todos. O exemplo foi o assassinato em Bruxelas (terrorismo) e que o assassino teria entrado por Portugal, foi preso e denunciado pelo SEF, por agressões e a justiça soltou e ele continuando ilegal, foi para Bruxelas.

  2. Vivo aqui há 5 anos, e hoje a realidade é outra muito diferente, para arrendar um apartamento o valor mínimo gira em torno de 600,00 euros. Afirmo a todos com toda certeza, agora não é o momento de vir.

  3. A europa tem que penalizar à França também, de aceitar terroritas no país e legalizalos, e os europeus tem que pararem de enviar soldados para países pobres que estão em guerra, agora eles sim podem ir para outros países com interesses. Esse mundo não é de ninguém. Queria ver se à moeda fosse à mesma no mundo inteiro.

  4. Eu jamais sairia do Brasil para morar em Portugal. Com tudo de ruim que temos aqui ainda acho melhor do que Portugal. Lisboa só serve para conexão com os demais países da Europa.

  5. Engraçado né? a chegada dos brasileiros fere as leis , e a chegada em massa dos conterrâneos do Antônio costa ?????? Indianos e PAQUISTANESES ??????

  6. Eu sou brasileira, mas atualmente estou morando na regiao europeia! Eu acho assim:
    PARA UM BRASILEIRO SAIR DO SEU PAÍS , ELE TEM QUE TER AMIGOS E TER BOAS CONDIÇÕES PRA SE MANTER NUM PAIS DE PRIMEIRO MUNDO! ISSO É FATO $
    ! NAO JULGO Á NINGUEM POR QUERER VIM E QUERER SE NATURALIZAR OU SIMPLISMENTE CONHECER! ISSO É NATURAL DE QUALQUER UM CIDADÃO , SEJA ELE BRASILEIRO(A) OU NAO. MAS ACHO QUE PRA ALGUÉM VIM PRA EUROPA PRECISA SE ORGANIZAR PRIMEIRO ANTES DE TOMAR QUALQUER DECISÃO.

  7. Brasileiro seja aqui ou em outro continente, só fará merda.
    Quanto menos tiver melhor, uma nação sem respeito é bom senso, eu as vezes tenho vergonha d ser brasileiro.

  8. Avisa a comunidade, que brasileiros bem situados, não tem nenhum interesse em mora na Europa. Eu por exemplo.tenho passaporte europeu. Estou muito bem, cá, nas terras de Cabral.

  9. O melhor lugar para se viver é o nosso próprio país. Lá nós somos filhos de casa. Essa emigração em massa traz consequências negativas sim. Eles portugueses têm razão em se preocuparem

    1. Concordo! Além disso, o Brasil tem emprego e muito emprego. Aqui, se a pessoa quiser ela prospera, não precisa ir para um país que é mais pobre que o Brasil!!!

  10. A união europeia esta notificando Portugal pela emissão de uma autorização de residência fora do padrão da UE ( nao é um cartão com foto e biometria). Ademais, a residência nao permite a livre circulação pela Europa, apenas regulariza os cidadãos CPLP DENTRO de Portugal. Essa residência tampouco eh concedida automaticamente: todos os beneficiados ja possuíam Manifestação de Interesse em curso, emitida ate outubro de 2022 se nao me falha a memoria, na qual haveria que constar documentos como NISS, NIF, Atestado de morada, contrato de trabalho, comprovante de entrada legal no pais entre outros. Sugiro que da próxima realmente se informem, antes de ficar enfatizando por ai que os problema de Portugal são os brasileiros que veem pra cá trabalhar honestamente e buscar uma vida melhor. Os problemas de Portugal ja existem ha muitos anos.

  11. Estou em Portugal faz 7 meses. O país tem belezas e lugares incríveis. Onde moro hoje, é muito tranquilo. Viemos com uma boa quantia de dinheiro, com casa ja arrendada para 2 meses no centro d coimbra, compramos 2 carros, pois sabiamos que iriamos precisar. Precisamos de cara comprar comida, roupa de cama e outros produtos essenciais, que só ai ja se foram 12 mil euros, contando com tudo. Viemos com uma boa quantia em dinheiro que cobriu nossas despesas enquanto somente o meu marido trabalhava. Dinheiro do Brasil aqui não vale nada. Agora estamos eu e meu marido trabalhando e morando em uma casa de aldeia que compramos. Nas aldeias os arrendamentos você encontra por menos de 300 euros, porém precisa ter carro . Aqui se trabalha muito, se recebe pouco. Os diplomas do brasil aqui não tem validade por isso ainda não estou atuando em minha área. Os aluguéis próximo aos centros aqui são caríssimos. Chegam a alugar cama em quarto compartilhado por 250 euros. Tem muitas casas a venda, principalmente nas vilas e aldeias, com 30 mil euros é possível comprar uma casa. então se tiverem condições de vir venham preparados financeiramente e emocionalmente. Se vierem achando que vão fazer dinheiro, não venham porque isso não existe. E cuidado quando vierem com filhos, pq terão que alugar no mínimo um t2, caso contrário podem perder a guarda dos filhos, caso sejam denunciados. A lei aqui é severa com isso, principalmente com relação a criança. Sei disso pq nós queriamos alugar um t1 e a imobiliária que fez nosso relocation nos orientou sobre a impossibilidade de t1 para família, mesmo que seja provisório. Uma mãe perdeu seus 3 filhos que estão em um abrigo, depois que descobriram e alegaram que as crianças viviam em condições de risco.
    Então pensem muito, pesquisem o suficiente para não ficarem frustrados. Tem muita gente morando em barracas, em carros. Bem triste de ver.
    Resumindo: arrendamentos caríssimos, baixo salário, valor de mercado também está alto. Eu aconselho que quem estiver bem no Brasil fique no Brasil ou venha para investir. Quem estiver mal, lamento informar, mas vai ficar pior aqui. Sei que é frustante ler isso, pra mim também era, mas pensem bem. Viemos com uma boa grana e graça a Deus por isso pq tive que ficar de abril até agosto com meu filho, pq não tinha aula. Apesar de tudo, dos muitos problemas que ja enfrentamos hoje estamos bem, pagando o que é nosso, mas cada um tem sua experiência. Precisam ter uma quantia reserva equivalente a 1 salario mínimo em euro por pessoa para 6 meses, para não passar por perrengue. Mesmo assim, com risco de passar. E boa sorte pra quem estiver pensando em vir com até 2 mil euros.

    1. Está certa em fazer alerta!o melhor país para crescer é o Brasil,trabalhos muito,conseguimos.
      Sempre foi um país rico.
      Nossa Constituição, está atuante o Conselho Tutelar está presente nas escolas.
      Quanto a violência existe em toda parte.

  12. Estou em Portugal faz 7 meses. O país tem belezas e lugares incríveis. Onde moro hoje, é muito tranquilo. Viemos com uma boa quantia de dinheiro, com casa ja arrendada para 2 meses no centro d coimbra, compramos 2 carros, pois sabiamos que iriamos precisar. Precisamos de cara comprar comida, roupa de cama e outros produtos essenciais, que só ai ja se foram 12 mil euros, contando com tudo. Viemos com uma boa quantia em dinheiro que cobriu nossas despesas enquanto somente o meu marido trabalhava. Dinheiro do Brasil aqui não vale nada. Agora estamos eu e meu marido trabalhando e morando em uma aldeia que compramos. Nas aldeias os arrendamentos você encontra por menos de 300 euros, porém precisa ter carro . Aqui se trabalha muito, se recebe pouco. Os diplomas do brasil aqui não tem validade por isso ainda não estou atuando em minha área. Os aluguéis próximo aos centros aqui são caríssimos. Chegam a alugar cama em quarto compartilhado por 250 euros. Tem muitas casas a venda, principalmente nas vilas e aldeias, com 30 mil euros é possível comprar uma casa. então se tiverem condições de vir venham preparados financeiramente e emocionalmente. Se vierem achando que vão fazer dinheiro, não venham porque isso não existe. E cuidado quando vierem com filhos, pq terão que alugar no mínimo um t2, caso contrário podem perder a guarda dos filhos, caso sejam denunciados. A lei aqui é severa com isso, principalmente com relação a criança. Sei disso pq nós queriamos alugar um t1 e a imobiliária que fez nosso relocation nos orientou sobre a impossibilidade de t1 para família, mesmo que seja provisório. Uma mãe perdeu seus 3 filhos que estão em um abrigo, depois que descobriram e alegaram que as crianças viviam em condições de risco.
    Então pensem muito, pesquisem o suficiente para não ficarem frustrados. Tem muita gente morando em barracas, em carros. Bem triste de ver.
    Resumindo: arrendamentos caríssimos, baixo salário, valor de mercado também está alto. Eu aconselho que quem estiver bem no Brasil fique no Brasil ou venha para investir. Quem estiver mal, lamento informar, mas vai ficar pior aqui. Sei que é frustante ler isso, pra mim também era, mas pensem bem. Viemos com uma boa grana e graça a Deus por isso pq tive que ficar de abril até agosto com meu filho, pq não tinha aula. Apesar de tudo, dos muitos problemas que ja enfrentamos hoje estamos bem, pagando o que é nosso, mas cada um tem sua experiência. Precisam ter uma quantia reserva equivalente a 1 salario mínimo em euro por pessoa para 6 meses, para não passar por perrengue. Mesmo assim, com risco de passar. E boa sorte pra quem estiver pensando em vir com até 2 mil euros.

    1. Eu hein. Portugal é só para brasileiros ricos que possam investir, gerar emprego e renda para os portugueses, já que o governo portugues nao tem recursos para promover o crescimento do próprio país.

    2. A Sra. não faz a mínima ideia o quanto o seu comentário me ajudou! O meu muitíssimo obrigado e que o Deus Vivo abençoe a ti e a sua família. Eu sou angolano residente em Luanda, Angola. E, por causa das desigualidades sociais, tensiono em emigar na Europa com os meus filhos. Mas através do seu comentário humilde e sábio, vou reflectir e planejar melhor!

  13. Estou pensando em ir brevemente a porto para passar férias mas se eu arrumar serviço do meu gosto passarei uma temporada em porto visto que tenho parentes na cidade e posso buscar a minha cidadania luzitana

  14. CPLP não é só brasileiros..mas parece que o interlocutor gosta de frisar isto…..segundo que a reportagem poderia se preocupar com invasão de indianos nepaleses etc..etc…que vem para cá aprontar e só aguardam o tempo para partir daqui…não respeitam aas regras da sociedade e nem as mulheres

    1. Estás a dizer que nós brasileiros somos criminosos amigo, muito cuidado com as palavras amigo pois você poderá tropeçar nelas ok😉🇧🇷🇵🇹❤️

    2. Estás a dizer que nós brasileiros somos bandidos? Cuidado com as palavras viu, isso gera um enorme processo. Somos cidadãos do bem e se vocês estão achando ruim estarmos aqui reclame com seu governante antes de soltar merda pela boca.

    3. Rui, há criminosos em todo lugar, assim como no Brasil e em Portugal.
      Há também, em todo lugar, pessoas assim como você: que não usam pontuação nas frases, escrevem nomes comuns com letra inicial maiúscula e brasil com letra inicial minúscula. Enfim, há criminosos e burros em todo lugar.

    4. Se devolvêssemos todos os bandidos que vieram de Portugal para colonizar o Brasil, não teria lugar para colocar tanto Português em Portugal.

    5. A violência no Brasil está relacionado com as políticas de muitos anos, onde os políticos não combateram o crime organizado no seu princípio, você diz essa idiotice porque não conhece Europa.

  15. Tá uma “M#$d&” viver no Brasil. Corrupção, violência, qualidade de vida ruim, desigualdade social ao extremo, educação de péssima qualidade. Não é atoa que muitos Brasileiros querem viver o “sonho europeu”. Mesmo com toda a xenofobia que há por lá.

    1. Faça -me o favor ! Violência e roubos já não é exclusividade dos países latinos ,a Europa está com uma onda de violência e assaltos já mais vista,a quantidade de imigrantes vindas de outros países é imensa ,sem contar os constantes conflitos governamentais ,desemprego e o custo de vida altíssimo,o imigrante não consegue ter um salário a altura disso .

    1. Sim é uma oportunidade, o problema é que as pessoas apenas vão… é necessário planejar, emocional e financeiramente.
      Eu também quero ir
      Deus nos dê sabedoria e nos livre de todo o mal!.

      1. Eu não quero ir! Portugal é um país mais pobre que o Brasil, não vai me pagar o que eu ganho no Brasil. Além disso, a Europa está em franca decadência econômica, social e moral. Prefiro o Brasil.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade