Brasil

Quinto avião da FAB chega ao Brasil; já são 916 brasileiros repatriados

Ao todo, 1,7 mil brasileiros fizeram o pedido de expatriação ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) por meio de um formulário.

15/10/2023 às 09h44, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

avião da FAB
Foto: FAB

Mais 215 brasileiros repatriados que estavam em Israel chegaram ao país neste domingo (15). O quinto avião KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou no Rio de Janeiro por volta de 1h45 da madrugada.

Além dos 215 brasileiros, 16 pets desembarcaram da aeronave, após terem sido transportados em segurança das áreas de conflitos em Israel. O avião decolou de Tel Aviv nesse sábado (14).

Desde a declaração de guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas, a Operação Voltando em Paz, do governo federal, 916 cidadãos e 24 animais de estimação, entre gatos e cachorros, foram trazidos de volta ao Brasil.

Ao todo, 1,7 mil brasileiros fizeram o pedido de expatriação ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) por meio de um formulário. A informação foi divulgada pelo Itamaraty. Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, a maioria fora da área de conflito.

Chegadas

O primeiro avião, um KC-30, com 211 brasileiros, chegou à Base Aérea de Brasília em 11 de outubro. Desde então, outras aeronaves têm feito o transporte dos brasileiros que pediram para deixar Israel. A segunda aeronave — da mesma configuração — chegou no dia 12, no Aeroporto do Galeão, com 214 passageiros.

O terceiro avião foi um KC-390 Millennium, com 69 brasileiros. O pouso foi na sexta-feira (13) no Aeroporto de Guarulhos (SP). A quarta aeronave chegou no sábado e o quinto, neste domingo (15).

Avião presidencial

O avião da FAB que decolou no dia 12 está em Roma e aguarda autorização para ir ao Egito resgatar os brasileiros agora alojados no Sul de Gaza, em Rafah, onde haverá um corredor humanitário para transporte de estrangeiros.

Esta foi a primeira aeronave brasileira – cedida pela Presidência da República – que partiu rumo ao Cairo e não a Tel Aviv, em Israel, desde o início do conflito com o Hamas.

O avião é um modelo VC-2 (Embraer 190) usado pela Presidência da República e tem capacidade para 40 pessoas.

Fonte: Bahia Notícias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias
Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade