Mundo

Avião militar com prisioneiros ucranianos cai na Rússia e 74 morrem

Aeronave levava 74 passageiros, entre eles 65 prisioneiros ucranianos que, segundo Moscou, seriam trocados por russos presos na Ucrânia.

24/01/2024 às 08h55, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Avião Militar Russo cai e 74 pessoas morrem
Foto: Reprodução/ Twitter

Um avião militar de transporte russo com 74 passageiros, entre eles 65 prisioneiros ucranianos, caiu nesta quarta-feira (24) em Belgorod, cidade russa perto da fronteira com a Ucrânia, segundo o Ministério da Defesa russo.

O ministério acusou a Ucrânia de ter derrubado a aeronave e chamou a queda de um “ato barbárico”. Kiev ainda não havia se manifestado até a última atualização desta notícia.

Ao cair, o avião explodiu, e todos a bordo morreram, segundo o governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov. Além dos 65 ucranianos, a aeronave levava também seis membros da tripulação e outras três pessoas, que não foram identificadas até o momento.

O Ministério da Defesa russo afirmou ainda que os ucranianos que estavam no avião seriam levados para a fronteira entre os dois países para uma troca de prisioneiros com russos detidos na Ucrânia.

Em sessão no Parlamento russo, em Moscou, o deputado Andrei Kartapolov, ex-general da Forças Armadas russa, afirmou que a aeronave foi derrubada por mísseis.

Um vídeo de um morador registrou o momento da queda. Nas imagens, é possível ver o avião em queda, seguido de uma explosão.


A imprensa russa afirmou ainda que havia um segundo avião também levando ucranianos para a mesma troca de passageiros, mas a aeronave conseguiu desviar da rota e seguir voo.

O governador de Belgorod disse que um “incidente” não especificado ocorreu no distrito de Korochansky, a nordeste da cidade de Belgorod, e que iria inspecionar o local. Gladkov disse também que investigadores e equipes de emergência já estavam no local.

O avião é do modelo Ilyushin Il-76, designado para o transporte militar de tropas, carga, equipamentos militares e armamentos. Tem uma tripulação de cinco pessoas e pode transportar até 90 passageiros.

Troca de prisioneiros

Após meses de impasses no campo diplomático e no front de batalha, Ucrânia e Rússia voltaram, em janeiro, a fazer troca de prisioneiros de guerra.

Na semana passada, em uma primeira leva, 400 prisioneiros foram libertados no total, 200 de cada lado.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade