RH
Principais desafios dos colaboradores estão em definir posicionamento, medo da crítica e na compreensão da importância dessa iniciativa, aponta especialista.
30/07/2022 07h56, Por Acorda Cidade
PUBLICIDADE
As redes sociais ganham cada vez mais espaço dentro e fora das organizações, e um lugar que antes era visto apenas para entretenimento e lazer, passou a ser um local para a construção da marca pessoal. Embora, essa tendência pareça óbvia, para algumas gerações a tarefa de se expor com foco na carreira, pode não ser uma tarefa fácil, especialmente para as gerações X (pessoas nascidas entre 1965 e 1980) e Y (indivíduos que nasceram de 1981 a 1996).
A exposição nas redes sociais de forma profissional não é indicada apenas para quem está se candidatando a uma vaga, mas também para os profissionais que buscam uma ascensão na carreira ou queiram “poder de barganha”, para estabelecer o que desejam das organizações nas quais trabalham. E crescer na carreira ou até mesmo encontrar uma nova oportunidade é o desejo de muitos brasileiros, pois uma pesquisa realizada pela 7waves, revelou que 26,70% de 16.119 pessoas entrevistadas querem crescer na carreira neste ano, enquanto 10,58% pretendem ser promovidos e 8,13% querem encontrar um emprego.
“A construção do personal branding por meio das redes sociais é uma etapa essencial para qualquer pessoa que esteja no mercado de trabalho, isso porque além de indicar inovação e adaptação às novas tecnologias, esse é um espaço em que a pessoa consegue evidenciar os seus atributos, construindo uma autoridade no segmento no qual atua”, explica Liris Gonçalves, mentora de executivos que já esteve na liderança de grandes empresas como C&A e Avon.
Se para a geração Z, pessoas que nasceram de 1997 a 2010, a tarefa de exposição nas redes sociais seja natural – não necessariamente da forma mais indicada para a vida profissional, essa atividade pode ser árdua para as pessoas acima de 30 anos, segundo Gonçalves. “Na maioria das vezes, esses profissionais vêem essa exposição com certa desconfiança e como algo sem relevância”. A especialista explica que além disso, existem outros pontos como o medo da crítica e o perfeccionismo que podem atrapalhar quem quer começar a divulgar a imagem profissional nas redes sociais.
Mas para construir essa imagem nas redes sociais, é preciso uma estratégia que esteja alinhada com os objetivos e o propósito de carreira do profissional. “O colaborador esteja ele em uma posição de liderança ou não, precisa definir quais são as suas metas, para traçar um plano de comunicação alinhado ao seu objetivo, além disso, é necessário que ele defina a linha editorial, ou seja, os temas que pretende abordar, relacionados ao seu segmento, e sempre ficar atento às novidades para trazer conteúdo sobre o assunto”, comenta a mentora.
Além de investir na busca por conexões através das redes sociais com empresas e pessoas, segundo a especialista, Liris Gonçalves, outra forma de intensificar essa relação é dedicar um tempo para interação, comentando em publicações dessas empresas e grupos. “Essa é uma maneira do profissional começar a ser conhecido, tanto pelo setor, quanto por possíveis empregadores”. A mentora de executivos também afirma que é essencial a criação de um perfil profissional exclusivo para a realização dessa divulgação.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais Notícias
Internet
WhatsApp lança recursos premium para atrair empresas
Novas ferramentas devem intensificar uso comercial da plataforma.
19/05/2022 às 21h45Imposto de Renda
Já ouviu falar no Big Brother da Receita Federal?
Vivemos em um Big Brother, onde a Receita Federal é o Big Boss e nós somos os participantes confinados.
25/04/2022 às 22h54Carreira
Área operacional é a que mais deve contratar em 2022, revela pesquisa
Vendas e Tecnologia também despontam como tendências de contratações no decorrer do ano
07/04/2022 às 10h15Emprego
7 coisas que não devem ser feitas em uma entrevista de emprego
Quais as principais gafes cometidas por candidatos.
31/03/2022 às 11h23Negócios
Entenda o que são 'zebras': startups que apostam na sustentabilidade como modelo de negócio
Diferente dos antigos unicórnios, as chamadas zebras têm ganhado cada vez mais espaço, uma vez que a ideia de capitalismo consciente passou a ganhar mais adeptos.
28/03/2022 às 11h01Negócios
10 dicas para atrair e fidelizar clientes virtuais
Especialista em varejo aponta caminhos para o micro e pequeno empreendedor ampliar o faturamento com as vendas online.
23/03/2022 às 09h45PUBLICIDADE
PUBLICIDADE