Mercado de Trabalho

Mulheres no Comando: a primeira plataforma de desenvolvimento de lideranças femininas do Brasil

A edtech funciona como uma plataforma de desenvolvimento de lideranças femininas, na qual as assinantes pagam mensalmente um valor acessível, e desfrutam de conteúdos exclusivos

12/12/2021 às 09h24, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Segundo a pesquisa “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, divulgada pelo IBGE no primeiro semestre deste ano, o número de mulheres em cargos de liderança no Brasil reduziu. Apesar de mais anos na escola, elas ocupavam 37,4% dos cargos gerenciais e recebiam apenas 77,7% do rendimento dos homens em 2019, o que significa um retrocesso se comparado à pesquisa anterior, publicada em 2018, com dados de 2016, quando as mulheres ocupavam 39,1% desses postos de trabalho, enquanto os homens preenchiam 60,9% das vagas.

É por causa de números como esses, que surgiu, no início de 2020, a edtech Mulheres no Comando, uma startup de tecnologia que tem como propósito fazer com que mais mulheres cheguem a posições de liderança e alto comando dentro das empresas. “Queremos reduzir as distâncias entre homens e mulheres nesses cargos o mais rápido possível, e acreditamos que o caminho da equidade e da inclusão são fundamentais para a sociedade e para as empresas”, afirma Jéssica Paraguassu, idealizadora da iniciativa.

A edtech funciona como uma plataforma de desenvolvimento de lideranças femininas, na qual as assinantes pagam mensalmente um valor acessível, e desfrutam de conteúdos exclusivos, trilhas de liderança, mais de 200 horas de conteúdo gravado por tema, além de mentorias individuais e coletivas com as maiores líderes femininas do mercado brasileiro. As participantes têm acesso, ainda, a uma comunidade exclusiva, eventos de networking e jornadas de desenvolvimento com foco em soft skills e mapeamento de dores. “Também fazemos projetos personalizados dentro das empresas para formação de lideranças femininas, desenvolvimento de movimentos de inclusão para redução a médio e longo prazo dos níveis de desigualdade em altos cargos”, explica Jéssica.

Apesar do pouco tempo de fundação, o Mulheres no Comando já impactou mais de um milhão de pessoas e planeja expandir ainda mais esse número, através da busca pela minimização dos obstáculos enfrentados pelas mulheres em um mercado de trabalho sexista. “A maior parte dos cursos e especializações são sexistas, com uma visão masculinizada e excludente, ou seja, não servem para as mulheres. Como falar, por exemplo, de comunicação assertiva se quando uma mulher usa a ferramenta, é chamada de agressiva e mandona? Existe um gap gigante e estrutural no mercado. Nenhuma outra plataforma consegue oferecer networking seguro, mentoria de carreira e conteúdo personalizado para essa mulher como a Mulheres no Comando faz”, conclui a fundadora da plataforma.

Expansão

Até o final deste ano, Jéssica Paraguassu pretende tornar o Mulheres no Comando a plataforma referência em desenvolvimento profissional feminino. A médio prazo, os planos são internacionais. “A dor que resolvemos é global, e já temos assinantes de outros países na América Latina. A Longo prazo acredito que podemos nos tornar um HUB de soluções pensadas para mulheres, em que teremos capital para investir em outras iniciativas fundadas por mulheres e adquirir empresas que façam sentido para nosso portfólio”, pontua a empreendedora.

Mais sobre Jéssica Paraguassu

Mentora da Associação Brasileira de Startups e palestrante de grandes empresas e eventos relacionados à pauta de equidade de gênero no mercado corporativo, Jéssica é empreendedora desde os vinte anos, e possui oito anos de experiência em estratégia de vendas e escala de negócios digitais.

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade La Salle, pós graduada em Gestão de Negócios pela IBMEC-RJ e Neurociência e Comportamento pela PUCRS, a fluminense de Volta Redonda herdou da família o perfil empreendedor.

“Já fui funcionária de várias empresas, nunca deu certo porque sentia que eu não me encaixava nos lugares. Eu queria mudar as coisas, fazer do meu jeito e nem sempre era bem vindo, sempre fui muito criativa e impetuosa, por isso empreender para mim é quase uma necessidade”, explica a CEO de Mulheres no Comando, também ganhadora de prêmios como o Startup Weekend BH.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade