Mundo do trabalho

Mudanças no ambiente de trabalho pós-coronavírus

Flexibilização dos horários e exigência de novas competências são parte do novo formato de trabalho em escritórios e fábricas.

14/06/2020 às 08h36, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Medidas para reduzir o contato entre funcionários e clientes já foram tomadas nos comércios que são serviço essencial, como supermercados e farmácias, os poucos que puderam ficar abertos durante a pandemia na maioria dos estados brasileiros.

Mas, com a volta de diversas empresas à atividade e a falta da vacina, fica nas mãos da Infectologia e da Engenharia de Segurança do Trabalho mais essa preocupação: como manter seguros os funcionários depois das reaberturas?

Grupos como o liderado por Emmanuel Lacerda, gerente-executivo de saúde e segurança na indústria do Sesi, já pensam sobre o tópico. “O conceito que temos utilizado é de retorno gradativo, seguro, e o primeiro ponto é a consciência de que nada vai ser igual a antes. Qualquer retomada que seja feita tem que partir de protocolos de segurança, com a regra de ouro que é o distanciamento social", explica Lacerda em entrevista ao Uol.

Turnos alternados, ventilação e higiene no trabalho

A principal sugestão do grupo é intensificar a cultura da higiene, como lavar as mãos, usar máscara e desinfetar com frequência todos os objetos que possam ser compartilhados, como eletrônicos e ferramentas, no caso de escritórios ou indústrias.

Outra medida que deve ser tomada para proteger os colaboradores é a instalação de filtros de ar-condicionado que contribuam para desinfetar o ambiente e também barreiras físicas que separem os funcionários, para evitar que as gotículas de saliva circulem por ambientes maiores.

A indicação também é a flexibilização de horários de entrada e de saída, assim como de almoço. Com isso, os riscos internos são reduzidos, assim como os externos, já que os horários alternativos podem distribuir o fluxo no transporte público.

Home office não está isento

O ideal é que todos os responsáveis por tarefas possíveis de serem realizadas remotamente atuem de casa, mas esse estilo de trabalho, apesar de ser o mais indicado, também tem efeitos colaterais.

Além de organização e ferramentas próprias, como computador e internet em casa, que o home office demanda, hoje, a atualização, mesmo dos profissionais mais velhos, sobre como utilizar as novas ferramentas tecnológicas, como apps de videoconferência, é uma exigência.

"Antes, se você tinha mestrado, ou doutorado, já seria contratado. Hoje, está sendo muito valorizado o que chamam de continuous learning (educação continuada, em português), que é o conceito de você estar sempre aprendendo e fazendo vários cursos, oferecidos pela empresa ou relacionados à área de atuação”, diz o subprocurador-geral do trabalho Ronaldo Fleury à BBC News Brasil.

Pressão do desemprego

O número de desempregados aumentou 5,2% em relação ao trimestre imediatamente anterior, considerando tanto os empregos com carteira assinada, quanto os informais, de acordo com a Pnad Contínua do IBGE. Esses números não devem ser revertidos tão rapidamente, já que, mesmo depois do coronavírus, a economia ainda estará abalada.

"A tendência será as pessoas trabalharem cada vez mais por menores ganhos e aceitarem qualquer tipo de trabalho. Isso é algo que já vemos acontecer em trabalhos por aplicativo: o desemprego fez com que uma maior quantidade de trabalhadores se apresentassem para trabalhar como entregadores de pedidos, por meio de aplicativos. E as pessoas acabam aceitando qualquer tipo de condição e de remuneração", explica Fleury.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade