Plid Bahia

MP lança site de programa de localização e identificação de pessoas desaparecidas

O Plid Bahia também poderá auxiliar na busca de familiares de pessoas localizadas em situação indicativa de desaparecimento, como por exemplo, pacientes em hospitais, pessoas em sofrimento mental e idosos.

09/03/2020 às 08h54, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Ministério Público estadual lançou o site do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), que realizará cadastro dos desaparecimentos num banco de dados nacional chamado “Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos” (Sinalid).

Por meio do site https://desaparecidos.mpba.mp.br/, o cidadão deve preencher um formulário de cadastro disponível no endereço eletrônico para que seja possível o cadastramento do desaparecimento no Sinalid.

Além disso, deve encaminhar uma mensagem para o email [email protected] e encaminhar uma foto recente e de boa qualidade da pessoa desaparecida. Com os registros obtidos haverá uma sistematização e um cruzamento de informações provenientes de diversos órgãos, contribuindo na solução dos casos.

O Plid Bahia também poderá auxiliar na busca de familiares de pessoas localizadas em situação indicativa de desaparecimento, como por exemplo, pacientes em hospitais, pessoas em sofrimento mental e idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI), unidades de acolhimento e sistema prisional.
 

Orientações
Assim que perceber que um familiar desapareceu, o familiar deve comparecer a uma Delegacia de Polícia para registrar a ocorrência. Logo depois, deve fazer o boletim de ocorrência, pois esse é o documento que desencadeia oficialmente a investigação de um desaparecimento, e ligar para emergência 190 para comunicar o fato à Polícia Militar para que essa também possa auxiliar nas buscas. Também deve-se descartar a possibilidade de falecimento e a procura em hospitais.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade