Feira de Santana

Moviafro divulga nota de repúdio a posicionamento do vereador Edvaldo Lima

Ele foi contrário ao requerimento apresentado pelo vereador Petrônio Lima, que indica uma sessão solene para homenagear o Dia da Beleza Negra.

09/04/2021 às 09h35, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana, emitiu na quinta-feira (8), uma nota de repúdio às declarações dadas pelo vereador Edvaldo Lima (MDB) na última quarta-feira (7) na Câmara de Vereadores, que foram contrárias ao requerimento apresentado pelo vereador Petrônio Lima que indica uma sessão solene para homenagear o Dia da Beleza Negra na cidade.

O vereador questionou o requerimento e o fato do mesmo não propor também uma homenagem para a Beleza Branca. Eles considerou o requerimento como preconceito com as pessoas brancas e exemplificou ainda que homenagear a beleza negra, faz com que sua família não se sinta representada.

A atitude de Edvaldo Lima gerou polêmica entre os demais vereadores, entre eles, Jhonatas Monteiro (Psol), que afirmou que o vereador desconhece a história do país.

 

Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota de Repúdio e indignação

A Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana, uma das entidades que representa a cultura de matriz africana e que se consolida como um dos principais movimentos organizados nesse seguimento, através da constante realização de ações afirmativas que buscam entre outras coisas, combater veementemente todas as formas de racismo, intolerância e preconceito. Vem através desta, manifestar a sua indignação e total repudio acerca de mais um ato discriminatório ocorrido na Câmara Municipal de Feira de Santana-Bahia.

Demonstrando total menosprezo as lutas e conquistas da população afrodescendente, principalmente dos nossos ancestrais e contemporâneos locais, o vereador Edvaldo Lima dos Santos, mais uma vez demonstra total despreparo politico, psicológico e social, ao questionar, depois de ter votado contrário ao requerimento 062/2021 apresentado pelo vereador Petrônio Lima que indica uma sessão solene para homenagear o Dia da Beleza Negra em Feira de Santana.
 

De forma equivocada, o edil, sugere em sua fala que a população “branca” não se sentiria representada. Não é a primeira vez que a comunidade negra, de Feira de Santana é atacada por este senhor, não é a primeira vez que a religião de Matriz Africana é atacada por esse senhor que deixa explicita a sua INTOLERÂNCIA RELIGIOSA e o seu mais absurdo PRECONCEITO RACIAL. O fato de ter votado contra não nos surpreendeu, como também não nos surpreendeu o fato do mesmo pedir os nomes dos demais vereadores evangélicos que votariam a favor, demonstrando assim o seu AUTORITARISMO, INTIMIDAÇÃO e uma atitude que é praticada durante vários anos contra o povo negro, a tentativa de INVISIBILIZAÇÃO.
Finalizando, externamos que não admitiremos mais nenhuma atitude que venha a ferir a nossa população preta, a nossa religião e nem as nossas conquistas, independentemente de quem ou qual instituição do MOVIMENTO NEGRO venha a promover, e mesmo tendo o requerimento aprovado, isso não nos fará esquecer a dor e a decepção de ter um cidadão como esse naquela que é a “Casa da Cidadania”.

Feira de Santana, Outono de 2021.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Arraiá da Catedrá

Prévia do São João

Catedral de Sant'Ana promove 15ª edição do "Arraiá da Catedrá" dia 1º de junho

O Arraiá será realizado a partir das 20h no Zilas Cerimonial, localizado na Rua Xingu, nº 555, bairro Capuchinhos.

24/05/2024 às 11h33

Apae - novas equipamentos

Feira de Santana

Após liberação da verba, Apae adquire 1.700 equipamentos; próteses e cadeiras de rodas já estão sendo distribuídas 

Os repasses federais de verbas que estavam retidos pela prefeitura foram liberados, o que possibilitou a distribuição dos equipamentos. 

24/05/2024 às 10h20

matagal rua 25 de maio

Feira de Santana

Moradores cobram limpeza de terreno usado como espaço de lazer no bairro Conceição: “Está uma vergonha”

O local que poderia estar sendo utilizado como espaço de lazer, está tomado pelo mato, lixo, além de trazer insegurança...

24/05/2024 às 10h00

Empresário perde dois pneus ao passar em buraco na BR-324 e reclama de condições da rodovia pedagiada

Bahia

Empresário estoura dois pneus ao passar em buraco na BR-324 e reclama de condições da rodovia pedagiada

Além da BR-324, o motorista também mencionou problemas na BR-116 Sul, que enfrenta buracos em vários trechos.

24/05/2024 às 07h52

Pontilhão

Feira de Santana

Pontilhão que liga os conjuntos Feira IX e Feira IV será reconstruído na próxima semana

A informação é do vereador Pastor Valdemir que, em pronunciamento na Câmara, comemorou a execução dos serviços pela Prefeitura na...

23/05/2024 às 17h04

Núcleo Agenda Bahia do Trabalho Decente

Feira de Santana

Núcleo da Agenda Bahia do Trabalho Decente é implantado em Feira de Santana 

A iniciativa do Governo do Estado, visa difundir os princípios do trabalho e obter contribuições para elaboração de políticas públicas....

23/05/2024 às 17h00

image

Rádio acorda cidade