Internacional
Morre Stirling Moss, ídolo da Era de Ouro da Fórmula 1, aos 90 anos
Inglês foi vice-campeão quatro vezes e parceiro de equipe de Fangio
13/04/2020 às 06h33, Por Andrea Trindade
Acorda Cidade
Agência Brasil – O piloto de Fórmula 1, Stirling Crawford Moss, considerado uma das lendas das pistas, morreu nesse domingo (12), aos 90 anos, em sua casa em Londres (Inglaterra). O britânico foi quatro vezes vice-campeão mundial entre 1955 e 1958, considerada a Era de Ouro da Fórmula 1. Em 1955, o piloto inglês assinou contrato com a Mercedes, e lá se tornou parceiro do argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão mundial. Stirling Moss somou 16 vitórias em GPs de Fórmula 1, mas também se destacou na tradicional 24 Horas de Le Mans – prova de resistência disputada desde 1923 na França – concluindo o percurso, por duas vezes seguidas, na segunda posição.
Moss mudou a trajetória da Fórmula 1 em 1958, ao vencer o GP da Argentina, pilotando um o carro T43 da Cooper, o primeiro modelo com motor traseiro da história da modalidade. Antes, as corridas eram dominadas por veículos de propulsor dianteiro. No mesmo ano, Moss ganhou o apelido de gentleman (cavalheiro) da Fórmula 1, por um gesto de fair play (jogo limpo) que, no final, o impediu de se tornar campeão mundial. Embora tivesse vencido o circuito de rua do Porto (Portugal), que o colocou na liderança da temporada – faltavam apenas duas provas para o término – o britânico não se furtou a defender Mike Hawthorn, da Ferrari, punido com a desclassificação após dirigir em mão invertida.
Hawthornm havia rodado na pista e saiu do carro para empurrá-lo, até que o motor ligasse, possibilidando sua volta à corrida. Stirling Moss já havia cruzado a linha de chegada e pôde observar todo o ocorrido. Ele testemunhou a favor de Hawthorn, argumentando que o colega se encontrava fora da pista ao religar o carro e, portanto, não teria cometido infração alguma. Os juízes retiraram a punição e devolveram os quatro pontos a Hawthorn. Naquele ano, o pilto da Ferrari se sagrou campeão mundial, por apenas um ponto de diferença em relação a Stirling Moss.
Em 1962, aos 31 anos,o piloto britânico se despediu precocemente das pistas, após sofrer um grave acidente no circuito de Goodwood (Inglaterra): depois de um mês em coma, Moss ficou quase um ano e meio parcialmente paralisado. Stirling Moss faz parte do Hall da Fama do Automobilismo, no Alabama (Estados Unidos) e também foi condecorado com o título de Cavaleiro do Império Britânico.
O piloto faleceu neste domingo, lutando contra uma doença prolongada. Em dezembro de 2016, quando passava férias em Cingapura, o ex-piloto permaneceu 134 dias hospitalizado devido a uma infecção pulmonar.
Mais Notícias

Irlanda
Irlandeses fazem vaquinha para agradecer brasileiro que salvou crianças de atentado e já arrecadam mais de R$ 1,3 milhão
Caio Benício estava trabalhando em Dublin quando viu um homem esfaqueando uma menina de cerca de cinco anos.
25/11/2023 às 06h42

Sheynnis Palacios, da Nicarágua, é eleita Miss Universo
Modelo de 23 anos é primeira miss de seu país a levar o título. Votação do 72º concurso do Miss...
19/11/2023 às 07h46

Taylor Swift lamenta morte de fã durante show do Rio: ''Coração partido''
Cantora publicou nota nas redes sociais. Secretaria Municipal do Rio informou que Ana Clara, de 23 anos, sofreu parada cardiorrespiratória....
18/11/2023 às 17h26

Mundo
Mortes relacionadas ao calor extremo podem aumentar em quase cinco vezes até 2050, alerta relatório
Especialistas alertam que a saúde da humanidade está em grave perigo.
15/11/2023 às 14h02

Conflito
Brasileiros atravessam fronteira e aguardam etapa final para retorno ao Brasil
Previsão inicial é de que grupo durma no Egito e embarque ao Brasil somente nesta segunda-feira.
12/11/2023 às 07h07

Conflito no Oriente
Ataque a hospitais de Gaza dificulta saída de brasileiros
Estrangeiros só deixarão região após retirada de palestinos feridos.
11/11/2023 às 07h22