Feira de Santana

Moradores do bairro Sítio Matias reclamam de rede de esgoto entupida; fezes estão transbordando pela via

A situação está gerando desconforto para os moradores, principalmente com o forte mau cheiro.

07/12/2021 às 09h31, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Os moradores da Rua João Manoel Araújo, bairro Sítio Matias em Feira de Santana, estão há mais de uma semana convivendo com o forte mau cheiro da rede de esgoto que entupiu após as fortes chuvas que caíram na cidade.

Além do odor, os moradores, estão dividindo espaço com a sujeira, água barrenta e fezes espalhadas pela via.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a moradora Zilda Santos de Oliveira, explicou que já entrou em contato com a Embasa, mas até o momento, nenhum serviço foi feito no local.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Já tem mais de uma semana que essa caixa de esgoto ficou entupida. A gente liga para a Embasa todos os dias e t eles montam um protocolo, dizem que vem no outro dia, mas não aparecem. Nessa brincadeira, já foi uma semana, e antes da chuva, as caixas já estavam cheias, depois só piorou. Temos crianças, idosos doentes aqui, e estamos convivendo com esse mau cheiro, com fezes espalhadas aqui pela rua, tem dia que a gente liga duas, três vezes e a resposta é que sempre amanhã, estarão vindo e nunca vem. Eu tive que improvisar ali uma passagem com blocos, para não pisar diretamente no chão, porque está muito sujo", lamentou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Morando há mais de 15 anos no bairro, Antônio Carlos de Jesus, informou à reportagem do Acorda Cidade que mora com a mãe de 98 anos de idade, e não suporta mais a situação.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Para Jailson Santos de Araújo, se caso os moradores estivessem com débito com a Embasa, no mesmo instante uma equipe estaria no local para cortar o fornecimento de água.

"A gente liga, tem protocolo anotado, mas é só isso. Ontem eu liguei informando que estava esperando a equipe, aí informaram que não teria como comparecer no dia de ontem, então quer dizer que se eu não ligo, eles também não iriam dar nenhuma satisfação. A gente está convivendo aqui numa imundice, mas quando o recibo está em aberto, logo eles aparecem para cortar a nossa água. Todo dia é esse isso e infelizmente a gente tem que continuar utilizando os serviços aqui em casa, se for para usar o banheiro, por exemplo, tem que usar a descarga", afirmou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O que diz a Embasa

A Embasa informou ao Acorda Cidade que já está trabalhando na desobstrução da rede de esgoto no bairro Sítio Matias.

"As equipes estão fazendo os serviços inicialmente nas áreas mais altas do bairro para, em seguida, fazer a desobstrução na região da Rua João Manoel Araújo, que fica numa região mais baixa. A expectativa é que os serviços sejam concluídos ainda hoje. É importante ressaltar que a rede se encontra obstruída por haver lançamento indevido de água de chuva na rede, o que caracteriza mau uso do sistema, já que a rede de esgotamento sanitário operada pela Embasa está dimensionada para receber apenas esgoto doméstico", informa a empresa por meio de nota.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade