Feira de Santana

Moradores de diversos bairros lamentam prejuízos após chuvas; ruas ficaram alagadas

A reportagem flagrou ainda um veículo, que quebrou e precisou ser rebocado por um guincho, por conta das águas.

08/11/2021 às 16h27, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Kaio Vinícius

Poucos minutos de chuva, nesta segunda-feira (8), foram capazes de deixar ruas em diversos bairros da de Feira de Santana completamente alagadas, trazendo prejuízos para os moradores que tiveram suas casas invadidas pelas águas, como também estabelecimentos comerciais e condutores de veículos.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Na Rua Acesso I, do Conjunto Feira V, no bairro Mangabeira, as águas de um córrego que correm a céu aberto estão prestes a invadir novamente as residências do seu entorno.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Com as chuvas fortes da última sexta-feira (5), o canal transbordou e os moradores ficaram praticamente ilhados.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

De sexta até hoje, parte das águas baixaram, mas os moradores temem que elas voltem a alagar a área. De acordo com o proprietário de um imóvel, José Jercival Sampaio de Jesus, ele construiu um muro nos fundos da residência, mas com a força das águas, desabou.

“É um córrego que passa pela Cidade Nova e vai até a Mangabeira. Os moradores não têm condição de passar e carro nenhum passa. A gente está pedindo ajuda pra fazerem esse canal, porque eles falam que vão fazer e nunca fazem. A água corre a céu aberto direto e carro nenhum passa quando está chovendo. As casas estão todas alagadas. A água sai invadindo as casas. Toda vez que chove é assim”, reclamou.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Morador há 27 anos da rua Acesso I, Nelson Oliveira Andrade, também reclamou da situação do local quando chove. “O problema é esse canal, é aberto, de terra. Essa semana que choveu, transbordou e água invadiu tudo.”

Na Rua Tupinambá, principal do bairro Mangabeira, comerciantes e clientes ficaram ilhados nos estabelecimentos aguardando o escoamento das águas que se acumularam na via em virtude das chuvas.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

A reportagem flagrou ainda um veículo, que quebrou e precisou ser rebocado por um guincho, por conta das águas.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Transeuntes que não quiseram aguardar o nível da água baixar e resolveram seguir para seus destinos tiveram que atravessar a rua passando por dentro das águas sujas.

Rua Nova

Já no bairro Rua Nova, na Rua Mantiqueira, as águas das chuvas invadiram alguns imóveis, a exemplo da casa onde mora Zenilda Braga.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Ela mora junto com o filho e tem problemas de saúde. Ao Acorda Cidade, a moradora disse que toda vez que chove no local a água invade a casa dela, causando prejuízos financeiros.

“A gente está tão preocupado, que não consegue dormir à noite. Eu sou alérgica e asmática. Eu e meu filho. Quando a chuva vem forte, é quarto, banheiro, quintal, fica tudo alagado. Eu já tive um prejuízo de mais de cinco mil reais, desde a primeira chuva que aconteceu em abril. Depois teve a chuva do Dia de Finados e a de hoje”, afirmou.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Moradora da Rua Mantiqueira há 40 anos, Joanita Monteiro, explicou que os alagamentos começaram a acontecer em abril deste ano depois que a via foi asfaltada.

“Não tinha isso aqui, esse sofrimento da gente veio depois do asfalto. O fluxo de água veio demais e as manilhas são de 30 centímetros e entopem. Isso veio acontecer a partir de abril deste ano. Queimou a placa da minha geladeira com a chuva de abril, armários, rack quebrados, e pra não entrar água agora fiz esse peitoril de 50 centímetros.”

O morador Francisco do Carmo também construiu um peitoril na porta de casa, mesmo assim não consegue dormir preocupado com a força das águas.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Segundo os moradores, a Defesa Civil já esteve no local, com um engenheiro, mas nada foi resolvido. “Tem que aumentar a manilha, porque está quebrada. Só vão tomar uma atitude quando alguém morrer?”, questionou Joanita Monteiro.

Cidade Nova

No bairro Cidade Nova, nas proximidades da feirinha, muita água acumulou nas vias dificultando o trânsito e a passagem dos pedestres.

Fotos: Ed Santos/ Acorda Cidade

Fotos enviadas por leitores via Whatsapp

Na 1ª Travessa Visconde de Mauá, sempre que chove alaga. Um problema antigo que o poder público não soluciona.

Foto: Enviada pelo WhatsApp

Na estrada do Papagaio, a obra de duplicação está sem conclusão e com muita água acumulada, trazendo problemas para locomoção.

Foto: Enviada pelo WhatsApp

A Rua Japurá, no bairro Mangabeira está um caos.

Foto: Enviada pelo WhatsApp

Com informações dos repórter Paulo José e Ed Santos do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade