Feira de Santana

Moradores da Rua Nova relatam transtornos que passaram ao terem suas casas alagadas

Eles alegam que uma boca de lobo que foi fechada agravou o problema.

21/04/2021 às 15h33, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Assim como em diversos lugares, moradores da Rua Montes Claros, no bairro Rua Nova, tiveram suas residências alagadas durante a forte chuva que atingiu Feira de Santana ontem (20). Eles reclamam dos prejuízos e acreditam que uma boca de lobo, que teve as laterais fechadas com cimento antes da chuva, agravou o problema causando todo esse transtorno.

A moradora Márcia dos Santos disse ao Acorda Cidade que o problema é antigo, mas que nunca teve a residência invadida pela água como ontem. A água chegou até perto da cintura, e todos ficaram ilhados dentro da própria casa. Ela perdeu móveis e afirma que um serviço na boca de lobo realizado com o intuito de ajudar, acabou provocando o inverso.

“Minhas coisas estão todas destruídas por conta deste problema que ocorre há mais de 30 anos. A gente chama os políticos, eles vêm aqui na rua, falam que vai resolver e não resolvem. Em frente a minha casa, há duas bocas de lobo, que quando chove forte a água desce por elas. Tem uma boca de lobo que é uma boca central e se tampar, acaba com tudo. O vereador Correia Zezito esteve aqui e falou que ia [pedir para] consertar, mas acabou piorando a situação. [Fecharam] mais o buraco e com a chuva que veio, o buraco não suportou e invadiu a casa de todo mundo. Casas que nunca foram invadidas antes, foram invadidas ontem. Então, eu peço ajuda. E o vereador vai ter me indenizar pelo que eu perdi. Eu vou entrar com ação contra o vereador, porque ele que trocou. Eu trabalho e chego de noite e o povo da rua deixou ele colocar aquela grade ali. Eu ontem saí com água batendo na minha cintura e fui atrás dele para mostrar a situação. Ele mora aqui no bairro”, relatou a moradora em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Márcia disse que na hora da forte chuva estava em casa e por isso conseguiu evitar que o problema ficasse ainda pior.

“Minha mesa de jantar está toda destruída. Meu sofá está todo molhado, eu tenho vídeo das crianças em cima do sofá porque foi o único lugar que pude deixar as crianças na casa toda alagada. Tenho uma idosa tossindo, que é a minha mãe, e ela estava ontem na água, porque não tinha onde colocar minha mãe. Essa situação acontece anualmente e é constrangedor. Se a gente não estivesse em casa ontem, se estivéssemos no trabalho ainda, eu nem sei como estaria tudo aqui”, disse.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade
 

A moradora Aline de Lima Silva relatou que perdeu todos os móveis da casa e até os alimentos que estavam no armário. Ela disse que tem problemas todos os anos, quando a chuva vem muito forte.

“Eu tive vários prejuízos. Além dos móveis, meus três filhos ficaram praticamente debaixo d' água, com meus móveis desabando. A casa sem ter nem acesso porque até no vaso sanitário a água vazava. Alimentos eu perdi, não é primeira vez que perco minhas coisas. Estou com três crianças em casa, desempregada e eu perdendo tudo dentro da minha casa. Minhas panelas, guarda roupa, cama, sofá… tudo molhado. Muitos e muitos anos isso vem acontecendo, cada vez pior e desta vez foi a pior de todas porque fechou mais a boca de lobo e a água entrou de tal maneira que ficamos com água até os joelhos, dentro de casa. E as crianças todas desesperadas dentro de casa. Minha geladeira, entrou água, meu fogão, meu armário… tudo destruído dentro de casa", lamentou.

Pedido de limpeza e manuntenção na rede pluvial

Foto: Assessoria 

Procurada pelo Acorda Cidade, a assessoria de imprensa do vereador citado na reportagem informou que que em março, o vereador Correia Zezito solicitou da Prefeitura de Feira de Santana a limpeza e manutenção da rede de drenagem pluvial no bairro Rua Nova, justamente com o objetivo de evitar alagamentos nos períodos de chuvas. O serviço foi iniciado e concentrado nas localidades mais vulneráveis aos alagamentos. Foi realizada a limpeza, desobstrução e manutenção das bocas de lobo.

 Márcia mostra a situação da casa onde mora | Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Aline perdeu vários móveis | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Lançamento da BYD

Feira de Santana

Segunda maior fabricante de carros elétricos do mundo abrirá concessionária em Feira de Santana

A concessionária da BYD em Feira de Santana terá uma localização privilegiada e consolidada por décadas pelo grupo proprietário do...

18/07/2024 às 22h06

Gestores do Shopping Popular realizam encontro com lideranças do comércio de Feira de Santana

Cidade das Compras

Gestores do Shopping Popular realizam encontro com lideranças do comércio de Feira de Santana

Alçando novos objetivos, como a implementação de um supermercado e uma grande loja de pisos no espaço, o grupo falou...

18/07/2024 às 18h40

Mostra de pesquisa HGCA

Feira de Santana

Abertas as Inscrições para a XI Mostra de Pesquisa do Hospital Clériston Andrade

A XI Mostra de Pesquisa é um passo importante para a divulgação de estudos científicos e práticas inovadoras desenvolvidas na...

18/07/2024 às 16h36

VACINAÇÃO ANTERRABICA

Feira de Santana

Confira os bairros com aplicação da vacina antirrábica neste sábado

A imunização dos animais também pode ser feita na sede do CCZ, localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N....

18/07/2024 às 16h19

Mutirão da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana

Saúde

Santa Casa promove 150 atendimentos para diagnóstico da osteoporose; próxima edição acontece em agosto

A previsão da Santa Casa era atender cerca de 60 pacientes, demanda que foi surpreendida e ampliada para 150 pessoas....

18/07/2024 às 15h00

Inauguracao da Escola Helena Assis Suzarte

Feira de Santana

Em entrega da Escola Helena Assis, prefeitura anuncia PPP para implementar 30 novas creches  

A Escola Municipal Profª Helena Assis Suzarte, na Rocinha, soma-se às mais de 60 unidades construídas ou reconstruídas na cidade....

18/07/2024 às 13h09

image

Rádio acorda cidade