Bahia

Moradoras relatam que receberam sementes 'misteriosas' enviadas via Correios: 'Imaginei que fosse brinde'

Adab emitiu alerta e diz que sementes de origem indefinida devem ser encaminhadas imediatamente ao órgão.

29/09/2020 às 07h37, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Moradoras de Salvador relataram terem recebido sementes 'misteriosas' que têm sido enviadas via Correios, sem que tivessem feito a encomenda do produto. Na semana passada, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) emitiu um alerta sobre a situação.

Quatro denúncias de recebimento de sementes de origem indefinida foram registradas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul. O Ministério da Agricultura acompanha as investigações. A preocupação é que essas sementes contaminem as lavouras com pragas.

De acordo com a Adab, as embalagens surgem com selos da China, porém o governo chinês nega qualquer envio, e ainda não é possível confirmar a procedência dos envelopes.

A doceira Natália Nascimento, que mora em Colinas de Periperi, no subúrbio da capital baiana, contou que recebeu as sementes, em maio, junto com flores artificiais que ela comprou pela internet. Segundo Natália, ela não solicitou as sementes.

"Eu fiz [a compra] por um aplicativo internacional de compras, só que eu não encomendei as sementes, só as flores. Eu imaginei que fosse um brinde, por isso nós plantamos, mas com cuidado de plantar separado e observando o que era. Para minha surpresa, teve o alerta da Adab e eu entrei logo em contato", contou Natália.

Além de Natália, outros dois moradores da Bahia comunicaram à Adab sobre o recebimento das sementes misteriosas. Uma delas também foi uma moradora de Salvador.

"Eu também recebi na minha encomenda, dois pacotes com dois tipos de sementinhas. Eu abri a encomenda pensando que eram pedidos atrasados que eu tinha feito e vieram esses dois pacotes", contou, em vídeo, a jornalista Maria Célia.

Na semana passada, a Defesa Agropecuária também recolheu essas sementes misteriosas na cidade de Candiba, no centro sul da Bahia.

A Adab destaca que a população fique alerta e não utilize as sementes, caso elas cheguem pelos Correios sem solicitação. A agência ressalta, ainda, que, em caso de recebimento desse produto, o morador não deve abrir a embalagem e nem jogar no lixo.

"Sempre há riscos porque as sementes, mudas, material propagativo de uma forma geral, eles são possíveis veiculadores de pragas. É imprescindível a gente fazer análise para ter noção do que é, ainda porque esse material não foi solicitado. Então a gente qual a intenção de quem remeteu para o Brasil esse tipo de material", explicou Suely Brito, fiscal da Adab.

As sementes devem ser encaminhadas imediatamente à Adab ou à superintendência do Ministério da Agricultura no estado, onde passarão por perícia. Para entrar em contato com a Adab, a população deve ligar para (71) 3194-2000.

Problemas parecidos nos EUA e Canadá

Em agosto deste ano, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês) abriu uma investigação para apurar a chegada de vários pacotes de sementes misteriosas. O produto chegou na casa de milhares de americanos sem ter sido comprado ou solicitado.

Os pacotes também foram vistos no Canadá, onde o governo postou um alerta contra sementes estrangeiras enviadas de países asiáticos.

As investigações do governo norte americano apontaram para uma tática de venda online, na qual as pessoas recebem itens não solicitados de um vendedor que, em seguida, publica avaliações positivas falsas de clientes para aumentar as vendas.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade