Feira de Santana

Morador das Baraúnas resgata a história e emoção das Micaretas ao recriar trios em miniaturas

Os carros fabricados por Marcos Antônio são adaptados com madeira e iluminação, e chamam a atenção pelos detalhes, que se assemelham aos trios originais, mas também pela música.

23/01/2022 às 10h39, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A paixão pela Micareta de Feira e o Carnaval levou o feirense Marcos Antônio Moreira Silva a trilhar caminhos que até então ele não imaginava. M10, como é conhecido entre os amigos e familiares, é morador do bairro Baraúnas, onde também trabalha como administrador de campo. Foi nas horas vagas que ele passou a desenvolver um novo hobby, que dentro de pouco tempo faria o maior sucesso, que foi a construção de minitrios elétricos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A ideia surgiu em meio à pandemia, quando ele viu que as pessoas não podiam mais ir a festas e nem aglomerar. Os carros fabricados por Marcos Antônio são adaptados com madeira e iluminação, e chamam a atenção pelos detalhes, que se assemelham aos trios originais, mas também pela música.

Além disso, ao recriar os modelos dos grandes trios utilizados nas Micaretas e nos Carnavais e que fizeram grande sucesso, M10 nos faz também reviver a história e a emoção destes eventos que ocorreram em Feira de Santana e na Bahia.

“Na verdade eu sou fã da micareta e do carnaval. Virei fã do Chiclete com Banana, e hoje do Bell Marques. Eu fiz um trio de isopor e coloquei na minha estante, e foi aí que despertou a curiosidade dos amigos. Um amigo viu a primeira vez uma foto no Facebook e pediu que eu fizesse um pra ele. Depois que fiz o de isopor, fiz um todo de madeira, adesivo e carpete. Também fabriquei um da Timbalada e um do Olodum, e alguns integrantes da banda Olodum até se interessaram e eu vendi. Hoje tenho fabricação própria e de 15 a 20 clientes”, contou Marcos Antônio, em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Atualmente, M10 já fabrica para clientes de diversas cidades da Bahia. Ele afirma que não tem formação de marceneiro, mas sabe manusear muito bem o tico tico e a furadeira. Passou a trabalhar com materiais, como madeira e aprendeu também a adaptar os materiais necessários para fazer o minitrio ser sonorizado. Depois de pronto, o produto custa entre 350 a 400 reais, a depender do tamanho que o cliente escolher.

“O minitrio tem uma minação, uma caixinha com quatro bocas, tem um palco no carpete, todo no adesivo e que dá pra escutar um som legal, com uma cervejinha em casa. Eu utilizo quatro bocas de oito alto-falantes. Essa boca é tipo aquela que vem na porta do carro, já vem com grave e o twitter. Pra ligar é o mesmo sistema da caixinha que a gente compra no Feiraguay, a gente deixa o mesmo sistema, que pega pendrive, cartão de memória e bluetooth”, revelou.

Paixão

Marcos Antônio revelou que não esperava fazer tamanho sucesso com as suas criações. Ele agora se sente feliz por perceber que o seu trabalho está sendo visto e reconhecido por pessoas de diversos lugares do Brasil.

Mas, para o empreendedor, o que vale mesmo é amor e o carinho que tem ao realizar o trabalho, motivo pelo qual é sempre elogiado pelos amigos e clientes que compram em sua mão.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Não esperava tanto sucesso, porque na verdade fiz um pra mim, mas agora estou sendo visto pelo Brasil, porque participo de um grupo de whatsapp de minitrios do Brasil. A paixão por esse trabalho é como o de uma cozinheira pela sua profissão, hoje eu faço com muito carinho é por isso que meus clientes falam sempre que é muito perfeito. Eu pego os desenhos pela internet e já tenho vários modelos no meu computador”, disse.

Contato para compras e encomendas: 75 9 9302-8254

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

 

Leia também:

Encontro de minitrios reúne artistas, famílias e admiradores das micaretas

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade