É uma atividade exercida com muito tempo, amor, firmeza, paciência e diálogo continuou
08/02/2022 09h56, Por Kaio Vinícius
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Certa vez perguntaram a um educador: Com que idade deve iniciar a educação de um filho? Ele respondeu: “Vinte anos antes de nascer, educando-se a mãe”. Sem dúvida nenhuma, a melhor herança que pais e professores podem deixar a seus filhos e alunos é uma educação que priorize valores humanos, culturais e religiosos.
EDUCAR é ciência e arte. É uma atividade exercida com muito tempo, amor, firmeza, paciência e diálogo continuou. Educar é promover o crescimento da pessoa humana para que ela seja agente de sua própria formação. É transmitir valores que iluminem e dêem sentido à vida. É ajudar a pessoa a se desenvolver em todas as suas dimensões: física, psicológica, intelectual, moral e espiritual.
DEUS, vida, família, justiça, paz, solidariedade e honestidade são valores fundamentais que devem estar presentes na educação. Não são exclusivos e poder-se-á questionar a ordem de precedência. Deles, de alguma forma, derivam outros, também importantes e necessários, como é o respeito pelos bens da natureza que o Papa Francisco denomina “Casa Comum da Humanidade”.
“A PRINCIPAL meta da educação é criar pessoas que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Pessoas que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de questionar, buscar novas alternativas e não aceitar, passivamente, tudo o que a elas se propõe”. (Jean Piaget).
PORTANTO, a educação ajuda a despertar, em cada pessoa, a consciência de sua própria dignidade e sua capacidade de exercer cidadania. É o instrumento que transforma a pessoa tornando-a responsável pelo bem da comunidade. À luz da Bíblia, a educação assume o ser humano como criatura de Deus, criada à sua imagem e semelhança e chamada a ser colaboradora do próprio Deus na obra da criação.
MANIFESTO meu apoio e gratidão aos pais e professores, por vezes indecisos e perplexos, diante da dificuldade de educar, numa sociedade digital, e com forte tendência permissiva. De maneira particular, ofereço uma palavra de apoio a todos os educadores, que apesar dos obstáculos, assumem o compromisso e a missão de educar. Que Jesus, o Mestre dos mestres, recompense a todos os educadores.
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde
Médico Oftalmologista feirense preside maior evento de Catarata da América Latina
A catarata, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 47,8% dos casos de cegueira.
08/02/2022 às 09h56Bahia
Sefaz e Detran esclarecem sobre licenciamento 2022 e emissão do CRLV
Além do tributo, é preciso pagar os débitos do licenciamento anual e de multas, se houver.
08/02/2022 às 09h56Feira de Santana
Polícia Civil encaminha ao MP inquérito sobre morte de jovem em intervenção policial
A família de Marcelo afirma que ele não estava armado e não tinha envolvimento com a criminalidade.
08/02/2022 às 09h56Saúde
Testagem nas Escolas em 2022 tem 99,3% das amostras negativas para Covid-19
Ao todo, 522 escolas de 362 municípios participam do projeto.
08/02/2022 às 09h56Feira de Santana
Arraiá do Comércio só terá apoio da prefeitura se houver devolução de recursos para secretaria, diz Colbert
Prefeito aguarda remanejamento de um milhão de reais.
08/02/2022 às 09h56Economia
Ministério demite presidente da Petrobras e anuncia novo nome para ocupar o cargo
Após 40 dias no cargo, José Mauro Ferreira Coelho foi demitido. Indicado para o posto é Caio Mário Paes de Andrade, atual secretário de Desburocratização do Ministério da Economia.
08/02/2022 às 09h56PUBLICIDADE
PUBLICIDADE