Artigo

Missão de educar

É uma atividade exercida com muito tempo, amor, firmeza, paciência e diálogo continuou

08/02/2022 09h56, Por Kaio Vinícius

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Certa vez perguntaram a um educador: Com que idade deve iniciar a educação de um filho? Ele respondeu: “Vinte anos antes de nascer, educando-se a mãe”. Sem dúvida nenhuma, a melhor herança que pais e professores podem deixar a seus filhos e alunos é uma educação que priorize valores humanos, culturais e religiosos.

EDUCAR é ciência e arte. É uma atividade exercida com muito tempo, amor, firmeza, paciência e diálogo continuou. Educar é promover o crescimento da pessoa humana para que ela seja agente de sua própria formação. É transmitir valores que iluminem e dêem sentido à vida. É ajudar a pessoa a se desenvolver em todas as suas dimensões: física, psicológica, intelectual, moral e espiritual.

DEUS, vida, família, justiça, paz, solidariedade e honestidade são valores fundamentais que devem estar presentes na educação. Não são exclusivos e poder-se-á questionar a ordem de precedência. Deles, de alguma forma, derivam outros, também importantes e necessários, como é o respeito pelos bens da natureza que o Papa Francisco denomina “Casa Comum da Humanidade”.

 “A PRINCIPAL meta da educação é criar pessoas que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Pessoas que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de questionar, buscar novas alternativas e não aceitar, passivamente, tudo o que a elas se propõe”. (Jean Piaget).

PORTANTO, a educação ajuda a despertar, em cada pessoa, a consciência de sua própria dignidade e sua capacidade de exercer cidadania. É o instrumento que transforma a pessoa tornando-a responsável pelo bem da comunidade. À luz da Bíblia, a educação assume o ser humano como criatura de Deus, criada à sua imagem e semelhança e chamada a ser colaboradora do próprio Deus na obra da criação.

MANIFESTO meu apoio e gratidão aos pais e professores, por vezes indecisos e perplexos, diante da dificuldade de educar, numa sociedade digital, e com forte tendência permissiva. De maneira particular, ofereço uma palavra de apoio a todos os educadores, que apesar dos obstáculos, assumem o compromisso e a missão de educar. Que Jesus, o Mestre dos mestres, recompense a todos os educadores.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

 

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade