Brasil
Ministros de Defesa das Américas reforçam compromisso com democracia
Começou hoje em Brasília a 15ª conferência de ministros da Defesa.
26/07/2022 às 15h15, Por Acorda Cidade

Agência Brasil – Militares que representam o Brasil na 15ª Conferência de Ministros de Defesa das Américas (CMDA) afirmaram hoje (26) que reconhecem o papel das forças de segurança na proteção da democracia e da soberania, respeitando as leis de suas próprias nações.
“Devemos sempre buscar a consolidação e a preservação dos processos democráticos em nossa região – requisito basilar para o desenvolvimento, a estabilidade e a solidariedade como garantias de segurança mútua em nosso hemisfério”, declarou o chefe de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, tenente Luis Roberto do Carmo Lourenço, lendo o discurso endereçado aos representantes dos 34 países que participam do evento, em Brasília.
“Acreditamos e reconhecemos que o papel das nossas forças de segurança é a defesa da soberania nacional, respeitando os respectivos preceitos constitucionais e as convenções internacionais” acrescentou Lourenço.

Pouco antes, ao dar início à conferência com um pronunciamento protocolar, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, afirmou que o Brasil respeita a Carta Democrática Interamericana. “Da parte do Brasil, manifesto o respeito à Carta da OEA e a seus valores, princípios e mecanismos”, declarou.
Aprovada em 2001 pela Organização dos Estados Americanos (OEA), a carta reafirma, entre outras coisas, que “qualquer alteração ou ruptura inconstitucional da ordem democrática em um país do hemisfério constitui um obstáculo insuperável à participação do governo do referido Estado no processo de Cúpulas das Américas” e que a democracia deve ser a forma de governo de todos os países das Américas.
Segundo a programação divulgada pelo Ministério da Defesa, nesta quinta-feira (28), último dia do evento, os participantes devem aprovar uma declaração conjunta destacando os compromissos assumidos pelos países e as conclusões dos debates realizados durante a conferência.
Criada em 1995, a conferência é apontada como o principal fórum entre países das Américas no setor de Defesa e Segurança. O principal objetivo das reuniões periódicas é promover o intercâmbio e a cooperação entre os países da região. Após presidir o fórum americano durante o biênio 2021/2022, o Brasil será substituído pela Argentina, que se encarregará de organizar o próximo encontro.
Democracia
A defesa dos regimes democráticos foi uma tônica dos discursos dos demais países representados na conferência. Manifestando preocupação com as consequências da cibersegurança, das mudanças climáticas e da migração irregular, os participantes defenderam o fortalecimento da cooperação regional em termos de defesa e segurança transfronteiriça.
“À medida que aprofundamos nossas democracias, aprofundamos nossa segurança [regional]”, comentou o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin ao dizer que o mundo enfrenta um “ambiente complexo” em termos de segurança – que incluiu problemas decorrentes das mudanças climáticas e o avanço da influência política e econômica da China sobre a região.
“Nos aproximamos por nossos interesses e valores em comum, por nosso respeito aos direitos humanos e por nosso compromisso com o Estado Democrático de Direito e nossa devoção à democracia”, completou Austin.
Mais Notícias

Política
Líder do governo na Câmara Municipal explica ausência de vereadores em sessão
De acordo com Eremita Mota, presidente da Casa Legislativa, só estavam presentes além dela, os vereadores Silvio Dias, Luiz da...
01/12/2023 às 09h55

Agenda Cultural
Elísio Medrado realiza Jegada 2023 no próximo dia 9
Iguinho e Lulinha, Pablo, Kart Love, Heitor Costa, Toque Dez, Oh Polêmico e Klessinha são algumas atrações. Confira!
01/12/2023 às 09h13

Brasil
Regulamentação de cigarro eletrônico é discutida pela Anvisa nesta sexta-feira (1º)
O debate será transmitido por meio do canal oficial da Anvisa no YouTube. Interessados podem enviar manifestações orais.
01/12/2023 às 08h58

Operação Damasculare
Operação da PF reprime crime de exploração sexual infantil em Jequié
Segundo a Polícia Federal, o investigado responderá pelos crimes tipificados, cujas penas somadas podem chegar a 27 anos de reclusão....
01/12/2023 às 08h55

Brasil
Brasil cai para a 5ª posição do ranking de seleções da Fifa
A liderança continua a ser da atual campeã mundial Argentina, segundo a relação divulgada na quinta-feira (30).
01/12/2023 às 08h50

Bahia
Sete envolvidos com tráfico e homicídios são presos pela Operação Aretusa
Os mandados estão sendo cumpridos no município de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador.
01/12/2023 às 08h49