Feira de Santana

Ministra Damares visita Feira de Santana para entrega de veículos e relembra estupro sofrido quando morava na cidade

Durante discurso, a ministra destacou a felicidade de voltar a Feira de Santana e a importância dos conselhos tutelares.

13/08/2020 às 15h45, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve em Feira de Santana nesta quinta-feira (13) onde participou da entrega de automóveis 0 km para conselhos tutelares de 17 municípios baianos. Durante discurso, a ministra destacou a felicidade de voltar a Feira de Santana, cidade onde morou por uma década, e a importância dos conselhos tutelares.

Ainda durante o discurso, a ministra se emocionou ao lembrar um episódio triste da infância, que marcou a vida dela. Aos seis anos de idade Damares sofreu um estupro quando morava em Feira de Santana e por esse motivo ela afirmou que a importância da presença dela na entrega dos veículos, também é pessoal.

“A importância de eu estar aqui nessa cidade hoje entregando esses carros e firmando essa parceria pela infância também é pessoal para minha vida. Aos seis anos eu fui barbaramente estuprada nessa cidade. Eu sei o que é violência contra criança e não sei por que ouvi falar ou li em livros, eu sou sobrevivente. Só quem passou pelo que eu passei é que sabe a importância da entrega de um carro desses aos conselhos tutelares. Esses heróis anônimos às vezes esquecidos pelas autoridades. Pergunte como é a vida deles, quantas Damares eles acolhem todos o dias vítima de abuso sexual”, disse.

A ministra comemorou o fato de voltar a sua cidade natal, 50 anos depois do episódio mais triste da sua vida, como ministra das crianças para entregar carros, que tem a função de salvar crianças. Ela ainda falou sobre a violência sexual praticada contra bebês recém-nascidos.

“Tem pais abusando de crianças recém-nascidas para filmar. Um vídeo desses pode custar 100 mil reais no Brasil. Tem pais abusando de bebês por dinheiro. É um mercado macabro, é crime organizado e vamos ter que enfrentar isso no Brasil, temos que nos reunir a favor da infância”, destacou.

Damares citou entre as propostas para acabar com a pedofilia e abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil, um Projeto de Lei que propõe o agravamento da pena do abusador, quando ele for um líder religioso, um médico, um professor, um treinador de esporte, ou seja, uma pessoa que usa da confiança da criança para explorá-la sexualmente. Além disso, ela informou que também há uma proposta para que a prescrição da pena do abusador não seja mais com 70 anos de idade e sim a partir de 80 anos.

“A proteção da infância é uma prioridade do governo Bolsonaro e está sendo tratada por todos os ministérios de forma transversal”, afirmou a ministra.

Veículos

Os veículos destinados para os conselhos tutelares foram entregues pela Saphir Citroen. Carlos Henrique Azevedo, que é diretor comercial do grupo Itadil em Feira de Santana, informou que a empresa foi escolhida para a entrega desses veículos pela característica do produto, que são os veículos Citroen Aircross. 

“No primeiro momento o governo fez uma pesquisa para ver o veículo que atendesse as características de acordo com as necessidades deles junto ao conselho tutelar. O modelo Citroen Aircross é um veículo de manutenção barata, com baixo consumo e com um espaço interno muito bom. Nós da Saphir fomos contemplados com as vendas dos carros por atender a região, então hoje estamos entregando mais esse lote de 17 Citroes”, informou.

Municípios contemplados

Neste lote Feira de Santana não foi contemplada com nenhum veículo, mas já foi complentada em outros lotes. Foram contempladas as seguintes localidades: Acajutiba, Buritirama, Cotegipe, Dário Meira, Elísio Medrado, Formosa do Rio Preto, Ibirataia, Itiúba, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Nova Fátima, Novo Horizonte, Olindina, São Desidério, São Félix do Coribe, Wanderley e Piraí do Norte. Os automóveis integram conjunto de equipamentos destinados pelo MMFDH. Além dos veículos, o kit inclui computadores, refrigerador, bebedouro, smart tv, ar-condicionado portátil, cadeirinha para automóvel e impressora. Os itens foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais Cláudio Cajado, Cacá Leão, Arthur Oliveira e Márcio Marinho.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade