Micareta 2024

Unidos pelo Samba vai para avenida no domingo de Micareta (21); paixão, tradição e muito samba devem marcar a folia 

Diferente das outras Micaretas, este ano, eles vão para avenida no período da tarde, mudança essa que deve agregar mais foliões associados.

16/04/2024 às 08h44, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Unidos pelo Samba
Foto: Arquivo Pessoal/Unidos pelo Samba

O Coletivo Unidos Pelo Samba já está consagrado na avenida desfilando na Micareta de Feira de Santana pelo seu sexto ano de apresentação. Neste ano, o bloco vai se apresentar no domingo (21), às 15h, no circuito Maneca Ferreira, levando aos sambistas, foliões e associados um dos maiores gêneros da música tradicional brasileira, o Samba.

Pensando nisso, o Acorda Cidade conversou com um dos fundadores do coletivo, Danillo Ferreira, que explicou a novidade deste ano e trouxe mais detalhes do grande propósito que há no Unidos Pelo Samba. Como o nome já diz, eles carregam a bandeira de defender um dos gêneros, brasileiro e baiano, mais tradicionais e populares do país. 

Unidos pelo Samba
Foto: Arquivo Pessoal/Unidos pelo Samba

Segundo Danillo, quase todo dia em Feira de Santana tem uma roda de samba, um show acontecendo na cidade. Essa foi umas das primeiras prerrogativas para criar em 2015 o Coletivo Unidos pelo Samba. Atualmente no município há mais de 200 profissionais inseridos no samba, com a presença significativa do público que consome a produção desses eventos. 

Unidos pelo Samba
Foto: Arquivo Pessoal/Unidos pelo Samba

“Por si só já traz uma demonstração da importância desse gênero musical, dessa expressão artística genuinamente brasileira, baiana e feirense para nossa cidade. A ideia do coletivo era fazer com que as pessoas que orbitam em torno do samba não só pudessem afirmar o samba como algo relevante, mas também promover práticas que fizessem com que a gente confraternize, as relações entre as pessoas, desde músicos, cantores, percussionistas, músicos, produtores de toda essa vertente”, explicou. 

Para além da organização do grupo para unificar os profissionais que fazem o samba acontecer na cidade, Danillo ressaltou o público, que por motivos coletivos e particulares, é grande admirador do gênero e sempre chega junto para fazer acontecer essa expressão cultural na cidade. 

Unidos pelo Samba
Foto: Arquivo Pessoal/Unidos pelo Samba

“Realizamos diversas atividades, desde a de cunho solidário, internamente, para aquelas pessoas que fazem parte e se relacionam com o coletivo, mas também atividades externas que possam de alguma maneira ajudar e colaborar com as ações sociais, até mesmo porque, o samba é um gênero musical muito ligado às periferias das cidades, falando aí de uma maneira em geral. Então, realizamos ações solidárias, as nossas rodas de samba, obviamente, nossos ensaios e agora chegando próximo a Micareta estamos realizando alguns para que a gente possa chegar na avenida e fazer como temos feito há alguns anos que é levar o samba e toda a alegria desse gênero para o folião”, afirmou.

Diferente dos outros anos, nesta Micareta 2024, o coletivo vai para avenida no período da tarde, mudança essa, que deve agregar mais foliões associados que preferem curtir o evento diuturnamente.  

“Essa mudança se deve por conta de um apelo dos nossos foliões e associados, uma vez que o Unidos atrai muitas crianças e idosos, pessoas que não tem como hábito ficar muito tarde a noite na festa”, explicou. 

Unidos pelo Samba
Foto: Arquivo Pessoal/Unidos pelo Samba

Levando para o circuito Maneca Ferreira muita alegria, tradição e samba, o Unidos Pelo Samba promete fazer um desfile especial, como tem feito nos últimos anos que se apresentou. Uma gama de vermelho e branco tomando as ruas, entoando canções que fazem parte do imaginário dos apaixonados pelo samba.

“Quem acompanhar vai curtir muito samba tradicional. Esse é um diferencial das nossas rodas de samba e do nosso bloco de Micareta. Valorizamos o samba tradicional, composto por grandes nomes do gênero, sejam baianos como Riachão, Ederaldo Gentil e outros; passando por Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Arlindo Cruz e outros. Além disso, tem as músicas autorais dos integrantes do Unidos pelo Samba, genuinamente feirenses, que são defendidas, digamos assim, para que a gente valorize a cultura local”, revelou.

Sendo um dos maiores gêneros do país, o samba e o samba de roda são exponenciais expressões artísticas da Bahia, mas também de Feira de Santana, que tem grandes nomes como Maryzélia, Quixabeira da Matinha, Sem Mais Nem Menos, Audácia Pura, Simplicidade a Mais e Jean Santana que levam essa causa no peito. 

Unidos pelo Samba
Maryzélia | Foto: Arquivo Pessoal/Unidos pelo Samba

“Uma vez que o samba é a base da música brasileira, é possível que quase toda música de MPB, por exemplo, seja transformada em samba. A gente viu, recentemente, Xandy de Pilares gravou Caetano Veloso em samba. Caetano, como todos os grandes compositores brasileiros, pode ser traduzidos em samba, porque ele é de fato o gênero mais brasileiro, baiano e também feirense”, declarou Danillo ao Acorda Cidade.

Unidos pelo Samba
Foto: Arquivo Pessoal/Unidos pelo Samba

Outra tradição que não vai ficar de fora é o anúncio, aquela palavra de força, paixão e muita fé que em todas as edições, o professor, pesquisar e apaixonado por samba, Edilson Veloso, deve puxar antes da saída do bloco. Momento considerado marcante, de arrepiar para quem já viveu na avenida.  

“Nas rodas de samba, inclusive, na micareta, a gente tem o costume de colocar no centro da roda um arranjo com flores, rosas brancas e vermelhas, folhas de arruda, espada de São Jorge e um pequeno prato com sal grosso para desviar aqueles maus-olhados”, declarou Danillo. 

Unidos pelo Samba
Foto: Arquivo Pessoal/Unidos pelo Samba

Os integrantes do bloco, os associados e os admiradores dessa grande festa já estão ansiosos para viver e reviver todos esses momentos na Micareta 2024. 

Os ingressos estão sendo vendidos no Shopping das Fábricas, Mercado de Artes (box de Cléa) e na Rua da Paz.

Os interessados também podem comprar através do WhatsApp (75) 9 91573542.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Valdir Simplicidade,o sobrenome já diz tudo,tenho a honra me dada por DEUS em ter conhecido esse homem,um pai maravilhoso,marido exemplar,filho iluminado,um ser humano diferenciado,torço muito pelo sucesso da carreira artística desse cara,pois o sucesso como ser humano DEUS já lhe concedeu. É má alegria enorme ver as fotos desse cara nessa matéria, meu coração fica muito feliz mesmo e ele sabe que falo isso de todo o meu coração cheio de alegria. Que DEUS continue te abençoando meu (IRMÃO).
    ATENÇÃO EMPRESÁRIOS DO RAMO MUSICAL,vocês estão diante de uma joia da música baiana,um compositor de responsa,quem ainda não o conhece,não perde nada em conhecê-lo. Não estou mais por perto,mas saiba que levo você sempre em meu coração, SUCESSO meu irmão,

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade