Micareta de Feira

Superintendente de Prevenção à Violência ressalta importância de denunciar casos de assédio na Micareta

O posto da Sprev atua na prevenção à violência, garantia dos direitos humanos, em especial dos grupos em vulnerabilidade social

22/04/2023 às 17h50, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Major Denice Santiago_ Foto Ney Silva_ Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A Superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública (SSP) já realizou quase 300 atendimentos durante os dois primeiros dias da Micareta de Feira de Santana. De acordo com a major Denice Santiago, superintendente de Prevenção à Violência da SSP, um dos temas mais abordados durante as orientações é a violência contra a mulher, além do assédio praticado por foliões durante a festa.

Ela informou que no total ocorreram 283 atendimentos, distribuídos mais de mil folhetos, além de informações e orientações.

“Infelizmente, festas populares como essa trazem uma cultura muito arraigada, muito perversa, da permissividade de invasão do corpo da mulher, de domínio da mulher, quando há uma relação já pré-existente, homens que durante a festa tendem a ser violentos, usam de violência psicológica, patrimonial e física durante os festejos, batendo, puxando o cabelo, mas há também aqueles que não têm nenhuma relação e querem apalpar a mulher, puxam e querem beijar à força, passar a mão no corpo da mulher, e isso é crime de importunação, e o que nós escutamos nos postos são diferentes dos dados que a Polícia trazem, porque as pessoas ainda não se conscientizaram da necessidade da denúncia, de darem um basta neste ciclo de violência e também de relatar essa importunação sexual. No Carnaval de Salvador tivemos um aumento no número de registros, e a importância de um posto como esse é também para isso”, salientou.

De acordo com a Major Denice Santiago, o posto da Sprev atua na prevenção à violência, garantia dos direitos humanos, em especial dos grupos em vulnerabilidade social, mas também na valorização dos servidores e da qualidade de vida de todas as forças de segurança.

“A gente trouxe para a Micareta, pela primeira vez, de forma inédita, um posto integrado de prevenção à violência. Trouxemos para próximo de nós as secretarias, que assim como a SSP, são responsáveis pela proteção e pela prevenção da violência juntos aos grupos. A Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Secretaria de Promoção da Igualdade e das Comunidades e Povos Tradicionais, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, junto com a SSP, compõem esse posto integrado para dar orientações, fazer encaminhamentos, apreensões, mas sobretudo dar aos foliões informações importantes de como eles também podem nos ajudar a garantir a segurança”, destacou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Reunião no MP

Feira de Santana

Reunião no Ministério Público discute segurança em festas populares de Feira de Santana

A reunião sinalizou a importância da cooperação entre diferentes esferas do poder público para assegurar a segurança em grandes eventos....

05/12/2023 às 07h19

Lá Vem Eles_Micareta_LaianeCruz Acorda Cidade

Feira de Santana

Micareta de Feira de Santana 2024: Primeira reunião de planejamento no MP debate aprimoramento do evento

A reunião destacou a importância do trabalho integrado e prévio para os bons resultados durante a festa.

16/11/2023 às 18h07

Lá Vem Eles_Micareta_LaianeCruz Acorda Cidade

Feira de Santana

Micareta de Feira 2024 será de 18 a 21 de abril com arrastão no dia 22

O Esquenta Micareta deve ser realizado no primeiro final de semana do mês de abril.

14/11/2023 às 12h08

thiagoaquino_gabrielgoncalves_acordacidade

Feira de Santana

Reunião para definir as datas da Micareta de Feira 2024 será realizada nesta terça-feira (14)

Segundo o secretário, não existe probabilidade da mudança de mês, em que é realizada de forma tradicional da Micareta.

13/11/2023 às 20h51

Secretário afirma que pagamentos da Micareta que ainda não foram feitos apresentam alguma pendência com documentação

Feira de Santana

Secretário afirma que pagamentos da Micareta que ainda não foram feitos apresentam alguma pendência com documentação

Ele frisou que os processos seguem os protocolos do Tribunal de Contas da União e que é possível acompanhar as...

20/10/2023 às 14h06

Documentos perdidos durante a Micareta e não resgatados pelos donos são enviados à Seprev

Serviço

Documentos perdidos durante a Micareta e não resgatados pelos donos são enviados à Seprev

Já os recursos financeiros achados durante a Micareta de Feira 2023, que totalizam R$ 303,50, foram doados à AAPC.

14/09/2023 às 07h29

image

Rádio acorda cidade