Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana emite nota de repúdio sobre o bloqueio da imprensa durante a avaliação da Micareta

20/04/2024 às 16h51, Por Acorda Cidade

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana manifestou seu repúdio diante do bloqueio da participação de membros da imprensa na avaliação da Micareta, ocorrido na última sexta-feira (19), no Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAM). Para o sindicato, o impedimento dos profissionais da imprensa na reunião de avaliação é inaceitável e fere diretamente o direito à liberdade de expressão e informação. Veja a nota abaixo:

O impedimento dos profissionais da imprensa na reunião de avaliação é inaceitável e fere diretamente o direito à liberdade de expressão e informação. É fundamental que os responsáveis pela decisão revelem os motivos que levaram a essa medida, para que situações semelhantes não se repitam.

O acesso dos jornalistas e radialistas, permitindo a entrada apenas ao final da reunião, impossibilita o acompanhamento adequado dos fatos e a elaboração de pautas precisas na visão jornalística. Por décadas, os profissionais de rádio, TV, sites e jornais tiveram acesso às avaliações para informar a população sobre os resultados e planejamentos do evento, tornando essa restrição ainda mais surpreendente.

A Prefeitura Municipal, organizadora da festa, esclarece em nota que a reunião mencionada é coordenada por órgãos ligados às forças de Segurança Pública.

A falta de comunicação prévia e clara causou desconforto aos profissionais e constrangimento ao comunicador Nivaldo Lancaster, que recebeu o pedido para deixar o local e esperar do lado de fora.

O sindicato reitera a importância e o zelo dos valorosos profissionais da segurança pública em seu planejamento da Micareta, mas enfatiza que a imprensa deve ser tratada com respeito e ter garantia do seu direito de exercer suas atividades jornalísticas de forma livre e transparente.

O Sindicato dos Radialistas se coloca à disposição para colaborar na construção de um ambiente de trabalho mais transparente e respeitoso para todos os envolvidos na Micareta.

Sindicato dos profissionais de Rádio e TV
Luciano Tapioca, presidente e diretoria

Feira de Santana, 20 de abril de 2024

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram