Micareta de Feira

Polícia Militar promove simulação de abordagem nos portais da Micareta de Feira

As abordagens serão feitas na entrada e na saída do circuito.

17/04/2024 às 12h59, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

O Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L) promoveu na manhã desta quarta-feira (17), uma simulação de abordagem nos portais da Micareta de Feira. A atividade faz parte do processo de capacitação dos agentes públicos, como forma de garantir a segurança e o bem-estar de todos os participantes.

Simulação da PM
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o tenente-coronel PM Mattos, coordenador de portais de abordagem da PM, informou que a ideia é treinar todos os servidores que atuarão durante os quatro dias de festa, com o intuito de evitar o acesso de qualquer tipo de material proibido na avenida.

Simulação da PM
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A ideia é treinarmos o efetivo envolvido na missão e demonstrarmos essa importante estratégia da corporação de controle de acesso nos grandes eventos. Então, acontece desde 2016, no Carnaval de Salvador, desde 2018, na Micareta de Feira de Santana, e a ideia é que todos aqueles que acessem ao circuito, passem por uma abordagem policial prévia onde são identificados objetos proibidos e objetos ilícitos. Objetos de crime, como armas brancas, armas de fogo, entorpecentes, que é feita devido à formalização, à condução da delegacia. E os chamados objetos proibidos, são aqueles objetos de uso comum mas que não podem entrar no circuito pelo potencial lesivo que tem. Há exemplos de facas, tesouras, estiletes, talheres de metais, garrafas de vidro, esses materiais ficam retidos nos portais, não são ilegais, a pessoa adentra, porém, esse material é retido para evitar que ele seja utilizado como arma no interior do circuito”, explicou.

Simulação da PM
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Neste ano, pela primeira vez, a Micareta de Feira não terá a presença das famosas pistolas de água. O material que for levado para o circuito, também ficará retido nos postos de abordagem.

Simulação da PM
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Simulação da PM
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, o coordenador da PM informou que o portal terá o funcionamento durante 24h, para evitar que as pessoas possam adentrar no circuito utilizando os materiais ilícitos na festa.

“A ideia é que o funcionamento seja durante as 24 horas, já é uma evolução do serviço. A partir da quinta-feira, às 7 da manhã, os quatro dias oficiais de festa, os portais funcionarão, terão efetivo presentes nas 24 horas. Isso tudo para manter a esterilidade do ambiente interno, mas lembrando que também nós temos as patrulhas internas. Temos os oficiais que trabalham no interior do circuito, que fazem diariamente uma varredura prévia e estarão atentos para que, caso esse tipo de coisa aconteça, esses objetos também sejam identificados e retirados do circuito”, informou.

Simulação da PM
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, o tenente-coronel explicou que as abordagem também são feitas na saída do circuito, como forma de identificar furtos de aparelhos celulares na avenida.

“A polícia já tem a expertise, o conhecimento. Uma pessoa com diversos aparelhos que não tem a senha, essa já é uma forma de identificar e recuperar esses aparelhos, inclusive devolvendo aos proprietários”, concluiu.

Simulação da PM
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Comando por favor vamos passar pra os pelotão ir na paz principalmente quando o cidadão de bem estiver dançado de costas atrás do trio pra não bater sem necessidade muita vezes a violência da festa vem quem era pra nós proteger não estou falando de modo geral mais tem alguns não sei o que passa na cabeça que vai pra o lado da violência as vezes sem necessidade no mais bom trabalho pra todos

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade