Micareta de Feira 2024

Mudança de local, proximidade de trios e barulho excessivo: prefeito faz análise sobre Micareta de Feira 2024

O prefeito esteve no Programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade News, na manhã desta terça-feira (23), e destacou alternativas que podem melhorar a Micareta para o folião.

23/04/2024 às 21h45, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Prefeito de Feira de Santana
Foto: Iasmim Santos/ Acorda Cidade

Após fazer uma rápida avaliação sobre a Micareta de Feira 2024, na segunda-feira (22), o prefeito Colbert Martins Filho voltou a comentar sobre alguns pontos que são primordiais na realização de um evento de grande porte, bem como, algumas modificações que precisam ser implementadas para que o evento aconteça com segurança e tranquilidade aos foliões.

Ele esteve no Programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade News, na manhã desta terça-feira (23), e destacou alternativas que podem melhorar a Micareta para o folião, como a mudança no local e até mesmo, o horário de início da festa.

Este ano, a Micareta de Feira foi considerada “diurna”, fazendo com o que as atrações terminassem no circuito Maneca Ferreira por volta da meia noite. O prefeito falou sobre esta proposta, além de que, segundo ele, é necessário uma negociação com o Sindicato do Comércio, para que os comerciantes e funcionários pudessem participar da festa também mais cedo.

“Queremos um horário mais cedo, porque a segurança da festa não é a segurança de bairro. Então, para antecipar o horário, colocamos algumas atrações e não tem público. Então, uma das propostas que pode ser feita com diálogo com o sindicato, com os comerciantes, comerciários, é o fechamento mais cedo do comércio na sexta-feira. No sábado, podemos fazer por volta do meio dia. O giro econômico que a Micareta teve permite que possamos fazer algo desse tipo. E nós temos uma Micareta mais cedo um pouco para evitar que as pessoas cheguem em casa mais tarde. Chegar em casa às 5h da manhã é cansativo. Salvador começa de dia, o Galo da Madrugada em Recife é de manhã. Mas, essas discussões não são só do prefeito, mas das pessoas que participam”, disse.

Assim como o horário, outro ponto citado pelo prefeito para alavancar a festa seria uma via alternativa ao lado da principal, onde os trios pudessem ir e voltar com atrações ao público.

“Seria um circuito de volta na Avenida Presidente Dutra. Então tem o circuito que sai dos Capuchinhos na direção da Casa de Saúde Santana, então a proposta seria sair da Casa de Saúde Santana sentido contrário, para que os trios pudessem interagir. O que nós fizemos com o Pranchão e os palcos foi que não caísse o nível da música na passagem dos trios. Essa é uma outra alternativa, mas para fazer o circuito contrário precisaríamos ver com o pessoal do trânsito para verificar onde seria o retorno do trio, porque os trios eles vão e retornam para serem reutilizados. Enfim, essa é outra alternativa”.

Mudança de local

Também mencionada pelo prefeito Colbert Martins, uma via alternativa que não “prejudicaria” o comércio após a realização da Micareta seria a mudança de local para a Avenida Noide Cerqueira.

Conforme o prefeito, caso haja organização, principalmente com a segurança, o evento poderia acontecer na Noide, sem intercorrências.

“Uma alternativa existente é a Noide Cerqueira. É uma área pouco residencial, com uma extensão muito grande e com uma pista bem larga. A questão mais difícil da Noide é a segurança já que é uma área aberta e seria um risco que precisaria ser avaliado. De qualquer forma, a Barra com todas as restrições em Salvador continua como uma das alternativas mesmo com os limites e o importante é avaliar a perspectiva”, relatou.

Fiscalizações em trios elétricos

Uma situação notória em que o público pôde perceber neste ano no circuito foi a proximidade dos trios e o volume excessivo em determinados equipamentos. Sobre o assunto, Colbert Martins também comentou. Para ele, a fiscalização mediante ao volume permitido pelos trios neste ano foi reduzida.

Ele disse também que espera a implementação de medidas a fim de reduzir o número de infrações sonoras cometidas na Micareta.

“Houve fiscalização mas foi bem pequena. É necessário que a gente amplie essa fiscalização, inclusive um dos decibelímetros estava em nosso camarote e nós identificamos que um dos trios passou com 120 decibéis, o que é o dobro do permitido, mas é preciso que a gente tenha no contrato, não pode ser só verbal. No contrato tem a relação até das palavras que não podem ser tocadas na Micareta, então está na hora de estabelecer o nível máximo com os trios e dizer aos proprietários que se aumentar demais o som tem uma multa, uma suspensão do contrato para ser documental. Precisamos de mais profissionais nesse jogo”.

Colbert Martins finalizou ainda destacando sobre a distância dos trios. Vale lembrar que cantor Xanddy Harmonia interrompeu a própria apresentação, na noite de sexta-feira (19), por conta da aproximação do trio que vinha logo atrás.

Conforme o prefeito, essa é uma medida que precisa ser respeitada em determinados horários do evento.

“A mesma coisa a gente fala sobre a distância, houve trios que passaram um próximo ao outro, um na frente do outro e essa distância precisa ser respeitada. O pranchão que ficou na Maria Quitéria, quando o trio passava, o pranchão tinha um determinado tempo para ser ligado, então, temos que ter muito cuidado”, concluiu.

Leia também: Xanddy para de cantar e espera trio do fundo pegar distância: “Precisamos respeitar o espaço do outro”

Colbert faz avaliação prévia da Micareta de Feira 2024: “Foi tranquila”

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Consegue-se enganar a alguns por algum tempo, a muitos por muito tempo, mas não consegue-se enganar a todos por todo o tempo. ( Essa é para o Coroné do Pilão )

  2. A micareta atrapalha até depois que termina ainda temos rua de acesso obstruídas.
    Atrapalha a cidade toda…
    Que acabe de vez.
    Dessa vez nem os ambulante teve lucro…

    Lucro pra uma minoria

    Atrapalha vida da maioria…

  3. Trabalhei no pior local da micareta, paguei 370 reais da licença, funcionários e frete, tirei o valor que investi apenas sem lucro, graças aos músicos que estavam ali no pranchão. Nunca mais quero trabalhar nesta festa, a gente se preocupa com higiene, padronizar os barracas e funcionários, gastar com luvas, toucas e a vigilância sequer passar nas barracas, sem contar inúmeros ambulantes clandestinos com seus carrinhos e espetos de churrasco vendendo tranquilamente. Falhou em tudo Prefeitura de Feira de Santana, só não falhou no recolhimento do dinheiro das licenças das barracas. Vocês sabiam que o movimento só seria até a rodoviária e nos colocaram quase na casa de de saúde Santana. Mas Deus não nos desampara.

  4. Quem falhou na fiscalização, tinha bons trios e outras péssimos parecia radio tocando, só sombido ninguém merece pagar trio ruin pra tocar na micareta que pague mas um trio bom, e quem errou foi o fiscal que deixou os trios sair tudo no mesmo horário,, não deixando a distância de um trio por outro, parecia briga de paredão!

  5. A continuar com a realização da Micareta, que é uma tradição, o lugar é exata e definitivamente onde está, na Avenida Presidente Dutra.
    Vejam a evolução: A festa, lá na sua origem, era realizada na Rua Conselheiro Franco, migrando depois para a Avenida Senhor dos Passos, posteriormente, por necessidade de ampliação de espaço, seguiu para a Avenida Getúlio Vargas. Chegou em dado momento, que nem mesmo a Getúlio, não mais comportava a festa.
    A ação que marcou o governo desastroso de Clailton, além de abrir o caminho pra José Ronaldo (Ô tristeza), foi definir que seria feita a micareta na Avenida Presidente Dutra. Por ser ampla e bastante longa.
    Pergunta: Qual é a outra avenida, que seja melhor do que a atual, pra se fazer a micareta???
    A Avenida Nóide Cerqueira, já foi informado por parte da polícia, que não é viável, por questões operacionais.
    A festa, muitos querem, mas ninguém a quer na sua porta. Vai pra onde?

    1. Concordo que o local ideal é a Avenida Presidente Dutra. O que falta é contrato com regras claras e multa em caso de descumprimento, além de efetiva fiscalização pela municipalidade.

  6. Teria e que acabar com essa festa sem sentido, o povo quer qualificações, empregos, saúde e dignidade, buracos e violência por toda cidade e vcs querem fazer festa?

    1. Se olharmos direitinho, nem o José Ronaldo, deu certo.
      Vem fazendo remendos na cidade, ao longo de quase trinta anos, sendo que ainda não houve tempo pra concluir o BRT mais longo do país… A grande obra que existe por aqui, é a mágica de conseguir enganar a tantos, por tanto tempo.
      No dia em que o cidadão comum, que não tem qualquer benefício particular advindo diretamente da prefeitura, que não sejam as obras públicas, que são de obrigação do gestor público, mudar de ponto de vista, a gente se livra deste grupo e a cidade tomará o rumo do verdadeiro crescimento.

  7. Como sempre a comparação de feria e salvador , não adianta nada essa comparação, outra coisa esquece esse negocio de Av. Noide Cerqueria sabe que é perigoso e outra coisa esquece esse negocio de acordo com funcionário e patrão , que não vai existir isso pelo amor deus , só que a população acredita na conversa desse prefeito e o salvador ( José Ronaldo ) que vão fazer mudança em Feira

    Acorda cidade : coloca uma entrevista entre esse prefeito e trabalhador que acorda cedo e tem que pegar ônibus , ai eu quero ver ele ficar dando desculpa de que vai fazer alguma coisa por Feira

  8. Va logo arrumando as malas Colbert, esse foi o seu último micareta vc já mais terá poder para fazer nada em relação ao município.

  9. 1 ano e esse Prefeito não pagou a muitas pessoas que trabalharam o ano passado no Micareta e nada e ainda ele vai no rádio pra falar que é mentira!!
    Zé Ronaldo vc tem que pagar o preço por essa Indicação,Deus é Justo!!!

  10. Colocar atraçoes de peso cedo, pra realmente ser uma micareta diurna e mais segura, combinar com a imprensa pra começar as transmissões mais cedo, pois esses meios de comunicaçoes começado muito tarde, passei 15h e não havia 10% desses estavam a posto nas transmissões…inclusive praticamente todos os camarotes vazios, pois não tínhamos no horário atrações e incentivos pra o povo vim, prós camarotes e pra avenida

    1. Trabalhei dois dias na micareta do ano passado pela vigilância sanitaria ainda não recebi Colbert, qual a solução para isso, vai tirar dos trabalhadores para pagar os artistas, isso é um absurdo, vou correr atras dos meus direitos

  11. Micareta na Avenida Nóide Cerqueira? Não iria nunca, arriscar ser assaltada. Olha o perigo, os ladrões assalta e corre pelos matos, mata um e foge! Local aberto sem segurança para os foliões

  12. Quero ver qual o prefeito que vai ter cunhao para peitar esse sindicato patronal do comércio. Onde já se viu mudar o local da festa para não atrapalhar o comércio, que é uns dos setores que se beneficiam com a festa.

    1. Não se preocupe que quem botou ele la jaja tira, Afinal é a tradição, Zé Ronaldo da nò em pingo d água. Apois já brigou com Colbert fez a mesma coisa que fez com Tarcísio kkkkk, o coroa é maquiavélico, astuto e no que diz a respeito de PREFEITURA ,POLOTICA ELE É MESTRE EM ENROLA OS ELEITORES BESTAS. KKKKKK

  13. Há uma programação de saida e tempo entre os trios, mas as atrações não respeitam, não querem sair sem público, inventam mil desculpas, atrasam, e por ai vai…

  14. As duas falas sensatas do prefeito foram a mudança do local da festa, não sendo mais realizada na avenida Presidente Dutra e o fato de se fazer uma micareta diurna para segurança do folião. Contrassenso seria fazer um retorno dos trios após chegarem na casa de saúde Santana, que poderiam os trios “interagirem”… Refrescando a memória do prefeito, essa interação foi um dos fatores que fizeram a micareta sair da avenida Getúlio Vargas. Os cantores cansavam de reclamar o barulho de dois trios juntos. Que bom que o prefeito lembrou do bairro Capuchinhos, porque a micareta pode ter sido diurna no circuito principal mas o palco Reggae Vibes tocava até 4:30 da manhã incomodando muito os moradores. Muito bom que o prefeito divulgue o limite tolerável de som que era 60db e os trios passavam com 120db. Pior ainda quando juntava o palco Reggae Vibes com mais 80db. Isso tem que ser fiscalizado rigorosamente. Outra comparação infeliz é do circuito do carnaval da Barra em Salvador com o circuito de Feira de Santana. O carnaval na Barra não é na principal avenida da cidade como Feira de Santana o que causa um problema enorme de mobilidade urbana na cidade inclusive de acesso aos dois principais hospitais públicos da cidade. A avenida Noide Cerqueira é uma excelente opção e a despeito das áreas desocupadas que tem há maneiras de se evitar a extensão do percurso da festa até elas. E mais, num futuro próximo, já seria uma alternativa quando a festa crescer mais e essas áreas já estiveram ocupadas. A polícia militar tem capacidade para garantir a segurança da festa e não ficar no comodismo de utilizar as residências das pessoas como barricadas. Enfim, o próximo gestor precisará de atitude e gestão a fim de preservar a maior festa da cidade

  15. Não participo da festa mais achei muita falta de organizaçâo em relaçâo os micaretas anteriores ja se vê mais a existencia de blocos de contribuia para movimentar a economia da cidade e também gerandos empregos diretos e indiretos agora só a prefeitura investindo dinheiro público e o governo do Estado também e esquecendo de outras prioridades da nossa população acredito que com uma melhor organização a propria festa pode gerar recursos necessarios para a mesma e evitando gastos de recursos públicos

  16. O prefeito que manda na cidade não é nenhum sindicato dar uma canetada é bota feriado municipal nos dias do micareta quero ver comércio nehum abrir se abrir multa cada loja

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade