Feira de Santana

Micareta de Feira de Santana 2024: Primeira reunião de planejamento no MP debate aprimoramento do evento

A reunião destacou a importância do trabalho integrado e prévio para os bons resultados durante a festa.

16/11/2023 às 18h07, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Lá Vem Eles_Micareta_LaianeCruz Acorda Cidade
Foto: Laiane Cruz/Acorda Cidade

O Ministério Público estadual realizou hoje, dia 16, na sede da Promotoria Regional de Feira de Santana, a primeira reunião para discutir a organização da Micareta de Feira de Santana de 2024. Na abertura do encontro, o promotor de Justiça Audo Rodrigues, coordenador do MP na Micareta de Feira de 2024, destacou a importância do trabalho desenvolvido para 2024, ano que deve “repetir ou superar” o sucesso da micareta de 2023.

“Este ano, não tivemos sequer um caso de Crime Violento Letal Intencional (CVLI) no circuito da festa, nenhum acidente automobilístico nas estradas e ainda realizamos sete prisões de pessoas com mandado de prisão em aberto, através do reconhecimento facial feito pelas câmeras de segurança”, afirmou, ressaltando que o resultado só foi possível devido à integração entre as ações de todos os entes envolvidos na micareta.

Reunião
Foto: Luiz Gomes/MP

Para acompanhar as ações ligadas à Micareta de Feira de Santana 2024, o MP abriu um procedimento de acompanhamento e o promotor de Justiça Audo Rodrigues informou que em janeiro de 2024 terá início uma Fiscalização Preventiva Integrada da festa (FPI), que tem a obrigatoriedade de promover um acompanhamento inicial, com participação de entidades como Corpo de Bombeiros e Ciretran.

“Cabe ainda a nós acompanharmos e auxiliarmos no que nos for solicitado o trabalho das polícias, que já começaram a fazer seu planejamento e a sua atuação prévia”, afirmou Audo Rodrigues, anunciando para o primeiro semestre de janeiro a primeira reunião da FPI.

Foto: Luiz Gomes/MP

A reunião destacou a importância do trabalho integrado e prévio para os bons resultados durante a festa. “Neste ano de 2023, nós tivemos o início, aproximadamente 15 dias antes dos dias de festa, com a intensificação dos cuidados no entorno, e os resultados são medidos nos números que obtivemos”, afirmou o promotor de Justiça Audo Rodrigues.

O comandante de Policiamento Regional Leste da Polícia Militar, coronel Antônio Lopes, informou que 4,5 mil policiais trabalharão na micareta e que a PM já começou suas reuniões prévias, alinhando a atuação com o MP e com o Município. “Nosso foco é o aprimoramento do uso de tecnologia no circuito, com maior incremento de câmeras, assegurando uma efetividade ainda maior ao trabalho de policiamento ostensivo na área, no trabalho no dia a dia”, afirmou.

Reunião
Foto: Luiz Gomes/MP

Também destacando o trabalho preventivo, o delegado Yves Correia, coordenador regional da 1ª Corpin, afirmou que a Polícia Civil vem realizando operações para combater as facções que vendem drogas no entorno do circuito.

“Apenas nos últimos três meses, realizamos 70 prisões, além de outras ações que estamos realizando em bairros estratégicos para combatermos esses crimes”, afirmou o delegado, salientando que as prisões realizadas antes da festa desarticulam grupos criminosos e criam a um clima de segurança que se estende até a festa. A secretária de Saúde de Feira de Santana, Cristiane Campos, afirmou que a integração com o Estado, sobretudo com o HGCA, está articulada para “possibilitar resultados ainda melhores que os de 2023”, no que foi acompanhada pela diretora do Clériston Andrade, Cristiana França. “Iremos, como este ano, ter nossa estrutura completamente reforçada e preparada para atendermos qualquer ocorrência, mas acreditamos que o nosso trabalho será tranquilo em 2024”, afirmou.

Participaram da reunião representantes do Comando do Policiamento Regional Leste (CPRL), da 1ª Coordenaria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), das Secretarias Municipal de Saúde e Cultura, do Núcleo Regional de Saúde Centro-Leste, do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, da Guarda Municipal, da Companhia de Bombeiros Militar e da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. a discussão deveria ser sobre somente realizar a micareta se a prefeitura estiver em dia com suas obrigações financeiras e sociais em dia. o MP está se omitindo diante de tamanha insensatez da prefeitura, que sequer paga aos terceirizados e até mesmo a pessoas que trabalharam nesta micareta. A próxima terá uma comemoração de um ano sem receber dinheiro da prefeitura.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade