Feira de Santana

Micareta 2023: Colbert Martins faz balanço positivo da atuação estadual e de órgãos integrados do governo municipal

Infraestrutura é foco para futuras parcerias entre governo estadual e municipal

25/04/2023 às 06h12, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

No último domingo (23), durante a cobertura do último dia da Micareta de Feira de Santana 2023 pelo Acorda Cidade, o prefeito da cidade, Colbert Martins, fez uma avaliação a respeito dos dias de folia e agradeceu às forças de segurança pela atuação, além da integração com outros órgãos municipais, como a Guarda Municipal, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Defesa Civil, dentre outros.

O prefeito de Feira de Santana relatou que em 2020 tomou a decisão da não realização da Micareta, por conta da pandemia de Covid-19, e neste ano ele teve a oportunidade de fazer uma Micareta bonita e organizada para a cidade.

Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

“O que for necessário melhorar para o próximo ano será feito também. O que eu tenho visto até agora, e espero que Deus nos ajude detsa forma, é que nós fizemos uma Micareta bonita, muito participativa e muito importante”, pontuou.

Ao Acorda Cidade, o prefeito elogiou o trabalho das forças de segurança e o trabalho integrado de outros órgãos nos dias de festa.

“Nós estamos juntos. A prefeitura está colaborando com as forças do Estado, nós tivemos mais de 25 câmeras no circuito, nossa Guarda Municipal, a Vigilância Epidemiológica, a Vigilância Sanitária, nossa Defesa Civil, trabalhamos muito integralmente, porque o objetivo principal é quem está ali brincando e as pessoas que estão brincando têm que ter o melhor. As ações de segurança são dever do Estado, mas de qualquer forma, nós participamos disso, e fazemos um elogio, porque é algo compartilhado, a polícia está tendo uma ação muito forte e preventiva, nesse momento. Eu quero agradecer muito a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e a todos que participaram desse momento, a fim de termos uma cultura de paz”, comentou.

Parcerias entre o governo do Estado e Municipal são avaliadas de forma positiva pelo gestor municipal.

“Não há distâncias entre nós, eu encontrei Jerônimo em Brasília na posse do presidente Bruno Dantas, em dezembro, cumprimentei ele como governador eleito e disse que gostaria como prefeito de ter uma audiência com ele. Dia 3 de janeiro, fiz um pedido de audiência, não fomos atendidos até agora, mas certamente vamos ser. Mas na última quarta-feira, eu o encontrei e o convidei para abrir comigo a festa da Micareta. E nós temos essa abertura, essa tranquilidade e respeito pelo investimento que vai ser feito. Independente de qualquer coisa eu já cedi o terreno para a construção do Centro de Convenções, independente disso a sede da Companhia 64, lá no Centro de Abastecimento, também já foi cedida, ou seja, todos os gestos que fizemos são de abertura para que o Estado invista muito mais em nossa cultura”.

Além disso, Colbert ressaltou que fará parcerias de festas futuras, como o São João, com o governo estadual e acrescentou que deseja avançar muito na questão da infraestrutura.

“A cidade precisa de reforços na Segurança Pública, temos problemas de regulação, importantíssimos, temos mais de 40 pessoas na regulação, não é apenas uma questão de ordem política, mas uma questão de resolver uma situação necessária”, compartilhou.

Colbert também falou sobre o Hospital montado para a Micareta de Feira.

“O nosso hospital teve todas as condições para atender bem e, inclusive, reduzindo o atendimento no Hospital Geral Clériston Andrade. A ideia de montar um hospital no circuito foi minha, fiz da melhor forma, no melhor local, os atendimentos foram abertos, inclusive para partos, caso fossem necessários”, acrescentou.

Programações no horário diurno

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O prefeito de Feira informou que acredita no formato da Micareta diurna e espera que os foliões entendam que esse é um objetivo a ser seguido nos próximos anos.

“Eu me lembro muito que a Micareta antiga de Feira era diurna, ela só se tornou noturna quando se fecharam os clubes, porque a Micareta era de dia e os clubes à noite. Mas preferimos fazer como Salvador faz, cedo, às 10h, porque nós temos que avaliar que em Salvador, quando é colocado Bell Marques na Barra, enche de gente, então a gente precisa readequar isso, para colocar uma atração forte nesse período de 10h, 11h e 12h. O que a gente quer evitar é terminar a Micareta às 3h, 4h. Espero que as pessoas entendam que esse é o nosso objetivo, inclusive pelas famílias, crianças. E nós não tivemos só um horário, tivemos vários horários, na Praça da Kalilândia, Palco do Reggae, por exemplo. Agora no circuito principal nós esperamos que no próximo ano, as pessoas se adaptem melhor. Sexta-feira foi feriado, tivemos pouca gente na rua, sábado as pessoas estavam trabalhando, mas também tiveram poucas, então não é a questão do dia, é uma questão que diz respeito a uma cultura para poder antecipar esse horário”, explicou.

O funcionamento do comércio também pode ter afastado o público em maior quantidade, indicou o gestor.

“Agora se nós tivéssemos uma Cláudia Leitte às 11h, ou um Thiago Aquino nós teríamos um maior público, de qualquer forma é uma questão de mudança de hábito e no ano que vem nós vamos insistir para começar mais cedo por causa dos filhos e famílias”.

Preocupação com a Ecologia

Nesta Micareta a emissão de Carbono também foi neutralizada, revelou o prefeito.

“Esta foi a primeira Micareta Carbono 0, nós nos preocupamos com a ecologia, com o meio ambiente, e todas as emissões de carbono que provocam aquecimento global foram neutralizadas. Tivemos a primeira área pública em que foi medida a emissão de carbono e neutralizada. Micareta de alegria também, Micareta Carbono 0. Convido as pessoas para que em 2024 estejamos juntos mais uma vez”, concluiu.

Com informações do radialista Beto Moreno do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o Prefeito deveria fazer uma avaliação é da péssima gestão dele ….a cidade nada está no lugar : Saúde horrível , transporte urbano péssimo , vias urbanas tudo esburacadas , a cidade está cheia de mato e lixo.. isso sim ele deveria avaliar.

  2. sentir falta de caixas eletrônicos para saque ,o mais próximo do circuito era na rodoviária.A festa foi maravilhosa sem blocos ficou bom e atrações mais cedo,amei!!!

  3. A festa realmente teve vários pontos positivos, ser diurna, o hospital, as barracas nas transversais mas colocar o palco do reggae do lado de uma residência num bairro residencial foi triste. Incomodou bastante os moradores e uma tragédia poderia ter acontecido com incêndio através das fiações e os geradores que foram colocados. É necessário mudança desse palco num local mais adequado se não houver a transferência da micareta para outra avenida porque a Presidente Dutra já não comporta mais a festa

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade