Micareta de Feira

Em avaliação do 1º dia de Micareta, secretário comenta sobre pouca adesão do público no período da tarde

O Secretário aproveitou para exemplificar o Carnaval de Salvador.

19/04/2024 às 13h17, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Bell Marques
Foto: Gabriel Gonçalves/Acorda Cidade

A Micareta de Feira teve o início oficial nesta quinta-feira (18) com a entrega da chave da cidade às majestades que comandarão o maior Carnaval fora de época do interior baiano. O prefeito Colbert Martins, juntamente com o governador Jerônimo Rodrigues, em ato solene, realizaram a abertura da festa momesca.

Assim como aconteceu no ano passado, a Prefeitura de Feira de Santana tenta transformar a Micareta em uma festa diurna, o que ainda não está sendo muito aceito pelo público, que tradicionalmente, só chega na avenida no período da noite. Vale lembrar que o comércio e demais serviços funcionam normalmente nos dois primeiros dias de festa.

Na manhã desta sexta-feira (19), o secretário de Cultura, Esporte e Lazer do município, Jairo Carneiro fez uma avaliação do primeiro dia de Micareta e comentou sobre o novo horário estabelecido pela prefeitura.

Jairo Carneiro Filho
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“No ano passado, nós demos início com algumas ações com relação ao horário da festa e nós tivemos inclusive, imprevistos. Algumas bandas que chegaram de patrocínio do governo do estado de última hora e que realmente tivemos bandas saindo daqui por volta de 10 horas da manhã. Esse ano não, esse ano nós temos uma programação na quinta e no dia de hoje, sexta-feira, a partir das 14h, sábado e domingo, sim, a partir do meio-dia. É uma questão cultural, então é normal que a gente vá gradativamente implantando. Sem sombra de dúvidas, todas as alterações que o prefeito Colbert Martins trouxe, em termos de infraestrutura, onde criamos um espaço com as praças de alimentação nas laterais, e isso fez com que diminuísse muito os confrontos, as questões de violência, trouxe mais conforto para o folião poder estar durante toda a festa, acompanhar a pipoca, voltar, acompanhar a outra pipoca, então, realmente são mudanças que trazem resultados positivos. A questão do horário também, nós tínhamos números, que quando a festa ia até o amanhecer, eram números que também aumentavam a questão de índices de violência, então a gente tem que sempre trabalhar na festa bonita, leve, dentro de um planejamento culturalmente adequado também dentro de um horário”, informou ao Acorda Cidade.

O Secretário aproveitou para exemplificar o Carnaval de Salvador.

“Salvador, meio-dia, estava no Campo Grande lotado e Ivete Sangalo saindo. Ontem nós tivemos avenida lotada, claro que ontem nós tivemos um comércio, é importante também o comércio funcionar, porque a gente precisa também estar com a cidade de portas abertas para atender a população e também para o turista que está chegando, então, o que precisa é ir buscando essas adequações dentro desse planejamento. A questão do horário de fechamento do portal de acesso dos trios é porque nós temos um percurso em média de três horas, e todo o preparo e o planejamento da segurança pública faz com que a Polícia Militar tenha, portanto, essa determinação e nós temos que cumprir com essa determinação. Então, a gente trabalha para que a gente cumpra e faça com que a festa se mantenha com total segurança dentro do horário planejado”, informou durante a coletiva de imprensa.

De acordo com Jairo Carneiro, estas reuniões de avaliação, são de suma importância para destacar os pontos observados no dia anterior.

“Como de costume, reuniões de avaliação como essa, muito importante porque realmente é o espelho que nós temos da noite anterior e graças a Deus chegamos no primeiro dia de festa sem ocorrências com gravidade. Tivemos inclusive um público maior do que o primeiro dia de festa na Micareta do ano passado. Todo o planejamento de organização da Prefeitura de Feira de Santana, onde o nosso prefeito Colbert Martins mobilizou todas as secretarias juntamente com os órgãos estaduais e também federais e empresas que participam também desse grande evento, primeira Micareta do Brasil. Sem sombra de dúvidas, todas essas forças unidas é que fazem com que possamos chegar nesse dia de hoje após um dia de festa, de abertura com esses números. Ontem mesmo nós vimos as saídas dos trios dentro de todo o cronograma, planejamento, apresentações também em todo o circuito dos palcos, acontecendo também dentro de toda a sua programação e cronograma, os foliões participando intensamente que são os principais artistas dessa festa e sem sombra de dúvidas, podemos ver aí o desfile das grandes atrações artistas de Feira de Santana, entidades culturais, e também artistas de destaque do Carnaval de Salvador”, pontuou.

Atraso na saída do cantor Thiago Aquino

O cantor Thiago Aquino entrou no Circuito Maneca Ferreira com um pouco de atraso. Segundo o secretário Jairo Carneiro Filho, a equipe do Corpo de Bombeiros identificou itens que são proibidos durante a apresentação.

Bloco A Loja
Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

“Nós temos que cumprir com todas as questões de legislação e com relação a qualquer tipo de equipamentos que não estejam autorizados pelo Corpo de Bombeiros, esses equipamentos não podem ser utilizados. Portanto, qualquer atração, qualquer artista, banda, tem que também cumprir. Com relação ao trio, me parece que houve alguma questão, é um bloco particular, mas houve alguma questão técnica que foi solucionada. No decorrer de todo o processo do evento todos os trios, todas as participações aconteceram dentro da sua normalidade”, explicou.

Exclusividade de marcas de cervejas

Questionado sobre a exclusividade de marcas de cerveja a serem comercializadas no Circuito Maneca Ferreira, Jairo Carneiro Filho informou que não há nenhum tipo de determinação, deixando o comerciante livre para as vendas.

“Não existe nenhuma marca exclusiva, é importante reforçar. Não existe nenhuma marca exclusiva para ser comercializada na Micareta de Feira de Santana agora em 2024. O que nós tivemos foi uma licitação para que se tivesse uma marca exclusiva e nós não tivemos nenhum contrato de exclusividade de marca. O que não pode é marcas de cerveja que tiveram oportunidade de terem exclusividade e ter exclusividade, elas quererem adentrar o circuito sem permissão e fazer suas vendas diretas como se tivesse exclusividade. Isso não pode. Então, qualquer comerciante que está aqui na avenida, na Micareta, ele pode vender qualquer marca de bebida, de cerveja, sem nenhum problema, o que a gente não vai poder permitir é que empresas queiram se instalar utilizando, vamos dizer, um desvio nesse processo, se instalando sem alvará, sem licença, às vezes alugando uma empresa de outro segmento para se criar um depósito e sem licença e sem alvará, fazer uma distribuição dentro do circuito”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um descaso total com os trabalhadores, feirenses que não tem direito de curtir sua festa, descaso na questão dos horários, trios, palcos, artistas tocando para ninguém, dinheiro no lixo. A avenida fedendo, limpeza zero! Barracões de bebidas com algumas mesas e cadeiras deveriam ser repensando pq temos espaço para isso, o período é chuvoso e a pipoca precisa ter um suporte, vários aspectos para pontuar desde a última micareta, mas graças a Deus esse prefeito e sua equipe, já está indo embora p nunca mais voltar!

  2. Até a rede hoteleira estava esperando os “turistas”… Os feirenses não têm como participar, pois Feira é uma feira, muito mal organizada, por sinal… Olhem só pra Marechal… enfim!

  3. Nem as cervejas não querem patrocinar a micareta, tirando do nosso bolso as contratações da festa, precisa ter mais desenho nesse setor de patrocínio festas pequenas são patrocinada por cerveja !

  4. Carnaval que não é em Feira, fechou o nosso comércio e a micareta que é uma festa da nossa cidade, deixa a gente trabalhando vai entender!

  5. sinceramente eu nunca vi uma gestão tão ruim como essa de Colbert , ele é amigo dos patrões , nunca vai ter publico porque o comercio funciona normal e esse secretario de cultura não sabe organizar nem a casa dele.

  6. Limpeza na avenida está muito fraca. Lixo pra todos os lados !!!! Após cada trio passar deveria ter uma equipe de limpeza passando. Esta feio o circuito cheio de garrafas e plástico.

  7. Esse povo precisa entender que a micareta é feita para as pessoas da cidade, não vem turista nenhum a não ser as pessoas das cidades vizinhas no final de semana, então o público da quinta e sexta está trabalhando no comércio, se não fechar o circuito vai continuar vazio.

  8. Agora me explique como vai ter movimento com o comércio funcionando normal, deveria ter um horário especial, com o comércio aberto nunca será possível um micareta diurno!

  9. Qual turismo o comércio não vendeu nada ainda por cima nem pode participar da festa cansado do dia todo trabalhando que o comércio tá aberto que compara Salvador q fecha tudo e todos pode participar vcs são tudo burro por isso a avenida tá pura kkkkkkk

  10. Sou crítico da micareta na avenida Presidente Dutra que prejudica bastante a mobilidade da cidade mas parabenizo a ideia de uma micareta diurna, evitando a madrugada que aumenta o índice de violência se não no circuito mas na volta para casa do foliões. Obviamente que se vai manter o comércio aberto e com uma estrutura de micareta montada, vai prejudicar esse próprio comércio aberto pela questão do tráfego. Repito, há outras avenidas nas quais se podem fazer a festa sem travar a cidade

  11. O prefeito para ganhar o apoio dos dono de loja deixa o comércio aberto e quer ter público no micareta . Esses secretários de fantoche, outra coisa para de comparado com outras cidades , salvador é um coisa e Feira é outra . Aí próximo ano vão para outra cidade fazer estudo para colocar em Feira e não vai dá certo de novo

  12. Como é que o povo vai pra rua no período da tarde se o comércio está funcionando normalmente?
    Povo vai deixar o trabalho pra ir pra rua brincar ?
    Só pode ser piada ,né secretário?

  13. Eu não sei com qual sentido o secretario ou qualquer outro que trabalhe na organização da festa venha a reclamar por conta da baixa adesão dos foliões, tendo em vista que o comercio todo está funcionando. Acho que não precisa nem ser inteligente pra notar isso, é so abrir o olho. A ideia da micareta mais diurna é boa, porém nesse formato, com o comercio aberto, não vai ter publico nunca e chega a ser humilhante pra os músicos que se apresentam nesse horário, pq não tem ninguém pra prestigiar, alem do gasto, pq está pagando por uma estrutura que NINGUÉM está utilizando.

    Se quisessem manter a micareta começando cedo e fossem um pouquinho inteligente, não precisa ser muito não, so um pouquinho inteligente, fecharia o comercio mais cedo por volta das 14 (ninguém vai falir por conta de dois dias fechando mais cedo) e colocaria o trio por volta das 16, que já mudaria muito a realidade da adesão.

    E eu não sei onde o secretario estava com a cabeça no momento em que ele tentou comparar Feira com Salvador. É tentar comparar o incomparável. Completamente sem noção.

  14. O micareta de Feira de Santana, tinha público nos três turnos.
    Mas, agora com o comércio aberto. Como vocês querem que tenham adesão. Com o povo trabalhando?

  15. Feira de Santana parece não ter prefeito, uma cidade administrada pelo sindicato do comércio. Nem a secretária de cultura tem poder pra bater de frente. Uma tremenda falta de respeito com os artistas que se apresentam, uma escravidão com os trabalhadores.

  16. Elas falaram sobre violência ontem meu esposo foi com o meu filho curtir Bel,na hora da muvuca a mão do meu esposo encostou no policial.um só deles foi pra cima do meu esposo deu paulada de cassete na cabeça e no braço ,ele levou 5pontos na cabeça e no braço levou 3 eles próprio são os violentos o micareta já foi bom a gente não pode nem se divertir como antigamente que a gente pulava,dançava , isso não existe mas a gente tem que fazer tudo isso com medo de vim um policial de lá e lhe dá uma cassetada

  17. Rapaz trio sai às 2 horas da tarde ,o comércio todo funcionando , os trios saem um atrás do outro não param pra nada , também nunca vi micareta acabar a meia noite ,um monte de gente lugar vazio sem barracas do outro lado um monte de isopor a coisa mais feia do mundo , horrível essa administração desse secretário de cultura ,

  18. Infelizmente a realidade de feira é diferente em relação a Salvador. O nosso secretário fez uma comparação inadequada.
    Ridículo o comércio funcionar e olhe que o circuito é no comércio.
    Como colocar uma banda as 14:00, sr secretário… vc já foi folião e sabe disso
    Se deixar como está a micareta realmente vai acabar

    Ridículo demais
    Como que em pleno sábado o comércio vai abrir?
    Loucura

    1. Até o governo de Clailton, a micareta vinha crescendo ano a ano. Tanto, que foi ele quem resolveu transferir a festa para a Av. Presidente Dutra, pois necessitava de espaço mais amplo, uma vez que na Getúlio Vargas não tinha mais condições de permanecer.
      Após a chegada de José Ronaldo, coincidência ou não, a festa vem ano a ano, perdendo o seu brilho, que ainda não se acabou, por causa do povo, que clama pela festa, embora mal acabada…
      No que se refere aos reais interesses da nossa cidade, o ex-prefeito José Ronaldo, tem o toque inverso ao de Midas. No seu caso, tudo o que toca, vira atraso, tais como o BRT, viadutos mal-feitos, que tiveram de ser duplicados ao invés de já terem sido feitos na configuração atual , não implantação das drenagens pluviais, Artêmia Pires, sem via duplicada, ainda não teve tempo, mesmo após vinte e cinco anos, para implantar o hospital municipal.
      Ele quer mais…

  19. boa tarde , eu pergunto aos organizadores, como ele querem adesão de folião a tarde se eles permitem abertura do comercio,?… que falta de logica é essa … me dê uma garapa viu!!

    1. Micaretas anteriores,o povo ficava nas barracas vendo o trio passar,hoje esses comerciantes estão nas ruas transversais,como ir pra avenida e não ter nem uma proteção ,um lugar cômodo, principalmente para os mais velhos e as crianças?
      Outra coisa,como foi falado aí,aderir a festa durante o dia ,com o povão que faz a diferença,trabalhando,aí fica difícil secretário…Quem gasta dinheiro na festa são esses trabalhadores!!

  20. Esse micareta é totalmente errado primeiro que é micareta pra os povos de fora curtir porque com o comércio funcionando normalmente shopping feixando 22:00 assim a população de feira não participa do evento enquanto carnaval salvador feixa tudo e até aqui é feriado isso não existe um absurdo começar o micareta 14:00 com o comércio aberto é uma piada isso kkkkkkk

  21. Como queria que tivesse público a tarde se a maioria da população estava trabalhando?
    Esses secretários e o prefeitos, fazem comentários sem noção alguma!

  22. Não precisa ser tão inteligente para saber que com o comércio funcionando horário normal durante os dias da festa não tem público na avenida no horário que o senhor Colbervirus programou o início.

  23. Não gosto dessas festas, mas me permitam dar minha opinião: porquê não houve mudança no funcionamento do comércio? Bom seria se fechasse as 17hs.

  24. Como é que o povo vai de tarde sale tá todo mundo trabalhando😏
    Quando quiser o povo realmente de tarde
    Manda o comércio feichar

    1. Errado é colocarem o ambulante para pagar licença e eles não darem o curso, não entregar kit, e nem marcar o espaço de quem pagou a licença. Aí chega um monte de gente sem licença e fica no lugar de quem pagou licença, um absurdo

  25. Lógico que só vai ter publico a noite, quem faz a micareta de Feira são os feirenses e esses estão na sua maioria trabalhando. Deixar o comercio aberto para receber os turistas é ridículo. que turista vai curtir a festa ate a madrugada e vai pela manhã no comercio comprar nada? se é que vem turista pra cá. Infelizmente essa é a nossa realidade.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade