Micareta de Feira

Bloco Vaqueiros da Princesa diz que não houve plágio e garantiu estreia na sexta-feira de Micareta (19)

A Micareta de Feira 2024 acontece de 18 a 21 de abril no Circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra.

17/04/2024 às 23h54, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

cartaz

Após reportagem publicada aqui no portal Acorda Cidade sobre o cancelamento do desfile do Bloco dos Vaqueiros, na Micareta de Feira 2024, devido à inscrição de um bloco com características no mesmo dia, o bloco acusado de plágio se posicionou a respeito das declarações feitas pela coordenação do Bloco dos Vaqueiros.

Segundo Jucimário Vitório, conhecido como Mário do Gás, um dos representantes do bloco “Vaqueiros da Princesa”, a atração seguiu os trâmites de inscrição e está devidamente documentada. Ele enfatiza, inclusive, que o nome Vaqueiro é um termo que não pertence a ninguém, por se tratar do nome de uma profissão de grande representatividade cultural, e que a existência deste segundo bloco não configura plágio.

Mário do Gás,

Na oportunidade, Mário do Gás incentivou as pessoas a participarem do bloco e informou que o abadá também será trocado por 2kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para famílias necessitadas e entidades após o evento.

O bloco vai estrear na sexta-feira de Micareta às 20h, tendo como atração principal a Banda 100 Parêa e outras participações como o locutor Léo Lima.

“O bloco está devidamente documentado, tem um projeto feito através da nossa Associação dos Organizadores de Cavalgada de Feira de Santana e cidades circunvizinhas, com os ofícios, documentos, todos legais, não utilizamos, nem usando nome, nem marca de ninguém. O nome do bloco é Vaqueiro da Princesa, por acaso existe só um bloco de Axé, só um bloco de Pagode, só um bloco de Reggae? O nome vaqueiro é de uma profissão, é um nome amplo, que é um patrimônio cultural da humanidade, então, ninguém é dono da marca vaqueiro, assim como ninguém é dono da marca Missa de Vaqueiro. Não tem nada ilegal, estamos registrados”, afirmou.

Na oportunidade, Mário do Gás incentivou as pessoas a participarem do bloco e informou que, o abadá também será trocado por 2kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para famílias necessitadas e entidades após o evento.

A Micareta de Feira 2024 acontece de 18 a 21 de abril no Circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra.

Veja a seguir a nota publicada pelo Bloco dos Vaqueiros nas redes sociais comunicando o cancelamento e realização de um evento para utilizar os abadás confeccionados e já distribuídos aos associados.

Nota de Esclarecimento

nota de esclarecimento bloco do vaqueiros
Foto: Reprodução/Instagram

É com profundo pesar que comunicamos o cancelamento da participação do “Bloco dos Vaqueiros” na Micareta de Feira de Santana deste ano. Infelizmente, nos encontramos diante de uma situação de plágio, onde elementos distintivos do nosso bloco foram indevidamente apropriados por terceiros.

É especialmente doloroso observar que os responsáveis por este plágio estão se beneficiando da nossa data, mesmo este sendo o terceiro ano consecutivo em que participamos na sexta-feira tradicionalmente reservada ao nosso bloco. Esta é uma clara violação da nossa integridade artística e dos valores que defendemos.

Como representantes da autenticidade e da riqueza cultural do sertão nordestino, sempre nos dedicamos a oferecer aos nossos foliões uma experiência única e genuína. Diante deste cenário, não nos sentimos capazes de preservar a essência que nos caracteriza e que tanto estimamos.

Gostaríamos de expressar nossas sinceras desculpas aos nossos admiradores, apoiadores e colaboradores que ansiavam por mais um ano de celebração ao som do “Bloco dos Vaqueiros”. A decisão de cancelar nossa participação não foi tomada de ânimo leve, mas em respeito à nossa própria identidade e à confiança daqueles que nos acompanham.

Reiteramos nosso compromisso em buscar os meios legais para solucionar este lamentável episódio e proteger nossos direitos autorais. Nosso desejo é que a Micareta de Feira de Santana continue sendo um espaço de celebração genuína da cultura nordestina, livre de qualquer forma de plágio ou desrespeito.

Além disso, informamos aos nossos vaqueiros que adquiriram as camisas que estaremos anunciando em breve um grande evento para que possamos honrar e comemorar o nosso compromisso do Bloco na rua.

Agradecemos a compreensão e o apoio de todos neste momento difícil.

Atenciosamente,

Vera Baccin
Bloco dos Vaqueiros

Leia também: Bloco dos Vaqueiros diz que foi plagiado e fica de fora da Micareta de Feira 2024

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade