Micareta de Feira

Bloco dos Vaqueiros diz que foi plagiado e fica de fora da Micareta de Feira 2024

A idealizadora do grupo informou que vai anunciar em breve um evento pós-Micareta para os associados do bloco.

17/04/2024 às 16h00, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

idealizadores do bloco dos vaqueiros
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O Bloco dos Vaqueiros, que iria desfilar na Micareta de Feira mais uma vez, ficará de fora da festa deste ano. É que a idealizadora do bloco, Vera Baccin, informou que a ideia inicial foi copiada, já que outro bloco, com o mesmo nome e características, se inscreveu para a festa, inclusive na mesma data. Ao portal Acorda Cidade, Vera disse que a Secretaria de Cultura de Feira de Santana, sem saber que não era o mesmo do ano anterior, teria direcionado a vaga do Bloco dos Vaqueiros para o suposto plagiador, o que causou ainda mais descontentamento.

“Infelizmente, a gente teve essa notícia de que o Bloco dos Vaqueiros não vai desfilar. Seria em 2024 o terceiro ano consecutivo. A gente tem um projeto em Feira de Santana totalmente social, que a gente troca esses abadás por alimentos, por dois quilos de alimentos não perecíveis, e posterior à micareta, a gente faz essa entrega. Neste ano, a gente foi surpreendido com outro bloco que configurou plágio. Plagiou o nosso bloco, o nosso movimento, através da Lei 189 do inciso 9279. Eles estão reproduzindo sem autorização nossa, em partes, a nossa marca registrada e imitando de forma a induzir confusão.  Eles estão usando toda a nossa maneira de divulgar, inclusive informando que eles são o novo bloco dos vaqueiros. A gente já configurou na lei esse plágio, inclusive já tomamos todas as medidas cabíveis criminal e juridicamente, afirmou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O bloco sempre se apresenta em uma sexta-feira. Em 2023 a animação foi comandada pela banda 100 Parêa e arrecadou mais de quatro mil quilos de alimentos.

“E se não bastasse só essa questão do plágio, infelizmente a gente foi informado pela Secretaria de Cultura aqui de Feira de Santana de que o nosso bloco não poderá desfilar na nossa data. A nossa vaga, que a gente solicita através de um edital, onde solicitamos o dia, que é a tradição do Bloco dos Vaqueiros, na sexta-feira, em qualquer local que a gente vá se apresentar, e no horário que a gente pediu, está esse outro bloco. Então, a nossa vaga, supostamente, foi direcionada para esse bloco pela Secretaria de Cultura. E, no caso, eles achavam que era o nosso bloco”, disse. 

Vera continuou sua denúncia, dizendo que apresentou a documentação e participou do edital, seguindo todos os trâmites. “Fizemos tudo direitinho como manda a lei”, observou.

Evento pós-Micareta

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com Vera, foram disponibilizadas 1862 camisas e mais de mil já tinham sido trocadas. Apesar das dificuldades, ela enfatizou que o compromisso social do bloco permanece intacto e que vai anunciar em breve um evento pós-Micareta para não deixar seus associados sem comemoração. 

“Saímos com chapéu de couro, que é a marca registrada do bloco. A gente traz muitas cidades para dentro da micareta por causa do bloco. Desde segunda-feira passada a gente já estava fazendo essa troca das camisas.  Já trocamos quase mil camisas. Agora vamos fazer um novo evento posterior à Micareta, e já estamos vendo aqui algumas possibilidades para não deixar os nossos associados, os apaixonados, sem ter esse evento. Logo após a Micareta, a gente vai anunciar um grande evento na cidade de Feira de Santana da forma como o nosso público merece”, garantiu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No perfil oficial do Bloco dos Vaqueiros naa redes sociais foi divulgada uma nota de esclarecimento. Confira:

Nota de Esclarecimento

É com profundo pesar que comunicamos o cancelamento da participação do “Bloco dos Vaqueiros” na Micareta de Feira de Santana deste ano. Infelizmente, nos encontramos diante de uma situação de plágio, onde elementos distintivos do nosso bloco foram indevidamente apropriados por terceiros.

É especialmente doloroso observar que os responsáveis por este plágio estão se beneficiando da nossa data, mesmo este sendo o terceiro ano consecutivo em que participamos na sexta-feira tradicionalmente reservada ao nosso bloco. Esta é uma clara violação da nossa integridade artística e dos valores que defendemos.

Como representantes da autenticidade e da riqueza cultural do sertão nordestino, sempre nos dedicamos a oferecer aos nossos foliões uma experiência única e genuína. Diante deste cenário, não nos sentimos capazes de preservar a essência que nos caracteriza e que tanto estimamos.

Gostaríamos de expressar nossas sinceras desculpas aos nossos admiradores, apoiadores e colaboradores que ansiavam por mais um ano de celebração ao som do “Bloco dos Vaqueiros”. A decisão de cancelar nossa participação não foi tomada de ânimo leve, mas em respeito à nossa própria identidade e à confiança daqueles que nos acompanham.

Reiteramos nosso compromisso em buscar os meios legais para solucionar este lamentável episódio e proteger nossos direitos autorais. Nosso desejo é que a Micareta de Feira de Santana continue sendo um espaço de celebração genuína da cultura nordestina, livre de qualquer forma de plágio ou desrespeito.

Além disso, informamos aos nossos vaqueiros que adquiriram as camisas que estaremos anunciando em breve um grande evento para que possamos honrar e comemorar o nosso compromisso do Bloco na rua.

Agradecemos a compreensão e o apoio de todos neste momento difícil.

Atenciosamente,

Vera Baccin
Bloco dos Vaqueiros

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nessa secretaria de cultura esportes lazer do município concentra muitos *** que segundo eu particularmente soube que uma banda local não estava classificada pelo edital para fazer parte da festa de micareta, só bastou um revira volta pela administração da citada banda que no ano passado ficou de fora por causa da infantilidade dos membros diretivos quase que acontece a mesma coisa mais como já havia dito houve uma mexida da grade e conseguiram incluir a mesma na grade, sem falar que este ano não haverá o desfile das entidades de matriz africana no seu devido local ESPACO CONCEIÇÃO LOBO espaço este que fica em frente a NORAUTO VEICULOS pista que dá acesso a avenida Maria Quitéria lado direito que vai pra capital baiana

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade