Micareta de Feira 2024

Bacalhau na Vara completa cinco anos sem desfilar na Micareta de Feira; diretor explica motivo

O grupo, que completa 97 anos, foi suspenso diante das incertezas se haveria ou não a Micareta devido às situações de emergência em que o município se encontrava.

17/04/2024 às 10h47, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Bacalhau na Vara_ Foto Aldo Matos Acorda Cidade
Foto: Aldo Matos/ Acorda Cidade

Marca registrada na Micareta de Feira de Santana, o Bloco Bacalhau na Vara mais uma vez não desfilará no circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra neste ano. O grupo, que completa 97 anos e que foi fundado antes mesmo do evento momesco, foi suspenso diante das incertezas se haveria ou não a Micareta devido às situações de emergência em que o município se encontrava.

Advogado e diretor do Bacalhau na Vara, Dálvaro Neto, deu ao Acorda Cidade uma entrevista esclarecedora onde explicou sobre o motivo da suspensão do bloco, além de relembrar momentos que marcaram o grupo na avenida.

Mesmo com alegria, criatividade e música, o tradicional grupo de foliões não está presente no Carnaval fora de época há cinco anos.

Dálvaro Neto
Foto: Ney Silva/ acorda Cidade

“Infelizmente o Bloco Bacalhau na Vara não vai, mais uma vez, sair na avenida. Desde 2019 que estamos sem participar da Micareta, mas, já estamos começando a trabalhar para ver se conseguimos colocar o bloco em 2025. Dificuldades existem como em toda agremiação carnavalesca. O Bacalhau na Vara é diferente, tem um público, é um conjunto de Dilma, Djalma Ferreira, porque tem um público, diferente dos outros blocos, que eu também acredito que não tenha mais quase nenhum, que as pessoas vão por conta da atração. O Bacalhau na Vara, a própria atração, é o folião, é Dilma e Djalma, é a representação, é Feira de Santana”, disse Dálvaro.

Com a incerteza se a Micareta iria ou não ser realizada, Dálvaro Neto preferiu recuar a passar por prejuízos maiores. Segundo o advogado, a decisão foi tomada a partir da logística do bloco, já que os abadás poderiam ser encomendados, e a Micareta acabar não acontecendo.

“Eu comecei o meu trabalho e tive uma receptividade muito boa, muitas pessoas me ajudam a colocar o bloco na rua mas havia uma incerteza, se haveria ou não a Micareta. O prefeito instituiu a situação de emergência, e ele muito diligente e atencioso ficou preocupado pelo crescimento da dengue e demorou um pouco a decidir se ia ter ou não a Micareta e acabou me deixando em um estado de vulnerabilidade e eu tive que decidir, porque se porventura eu mandasse fazer 3 mil camisas e não tivesse a Micareta, como ia ficar? Aí eu decidi não colocar o bloco na avenida porque os patrocinadores e as pessoas que nos ajudam também se questionavam. Fiquei temeroso em fazer o investimento e não ter a festa. Então, quando eu decidi que não ia fazer o bloco, depois de 4 dias foi confirmada a Micareta. Não estou criticando o governo, até porque se a dengue avançasse, teria mesmo que cancelar”, frisou.

Herança

Referência desde o público infantil até a terceira idade, o Bacalhau na Vara atraiu milhares de foliões ao longo da sua trajetória diante de um único objetivo: confraternizar. Criado uma década antes da Micareta, no antigo “Micareme”, o bloco também é caracterizado pelas marchinhas de Carnaval que conduzem amigos e familiares com muita animação.

Bacalhau na Vara_ Arquivo Acorda Cidade
Foto: Arquivo/ Acorda Cidade

Questionado sobre a possível realização do Bacalhau na Vara em 2025, Dálvaro Neto comentou ainda que não há obstáculos para que o grupo desfile, se houver antecedência no planejamento. Ele também se referiu à Micareta, para que o evento, marca de Feira de Santana, seja melhor executado aos foliões e turistas que visitam a cidade neste período.

“A nossa Micareta é sempre pensada pelos órgãos competentes um mês antes. Eu não estou criticando ninguém, porque eu também começo a trabalhar um mês antes, então de criticar alguém, vou estar me criticando, mas com certeza, deveria planejar a Micareta com mais antecedência. O Carnaval, a Vaquejada de Serrinha, assim que termina uma, eles já iniciam a programação para o próximo ano, por isso a Micareta deve ser repensada”.

Valorização

O diretor aproveitou também para avaliar a tradição de outros blocos do município, que tem deixado de desfilar na Micareta.

Bloco Bacalhau na Vara_ Foto Aldo Matos Acorda Cidade
Foto: Aldo Matos/ Acorda Cidade

“O Bacalhau na Vara se confunde com a própria Micareta, é uma pena que a Micareta esteja reduzida, através das atrações fornecidas pelo estado e pelo município. Temos que louvar o trabalho do prefeito e da ajuda do governo, mas os blocos estão acabando. A Micareta é toda feita pelos órgãos competentes”.

Ao ser questionado sobre a importância do Bacalhau na Vara ao município, Dálvaro Neto concluiu que o bloco é o símbolo de Feira de Santana e que foi idealizado pelos foliões e para os foliões.

“O meu projeto é que as pessoas perguntem pelo bloco na rua, eu não preciso colocar nenhuma atração de fora, é Djalma e Dilma, que o sangue de Feira de Santana corre nas veias, é a verdadeira Micareta. Se você quer ver o frevo, vá para Recife, se você quer ver o Maracatu, vá ao Maranhão e se você quiser Carnaval, tem em qualquer lugar, mas a Micareta de Feira é o Bacalhau na Vara. Não atrapalha ninguém, não tem cordas, não tem brigas e carrega 3 mil pessoas. Não precisa de Ivete, de Bell, de ninguém”, finalizou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade