Micareta de Feira

Após avaliação da Micareta de Feira, prefeitura já começa a planejar festejos para 2024

Uma coletiva de imprensa foi realizada na manhã desta quarta-feira (26).

26/04/2023 às 22h12, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Lá Vem Eles_Micareta_LaianeCruz Acorda Cidade
Foto: Laiane Cruz/Acorda Cidade

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana convidou todos os profissionais de imprensa para uma coletiva na manhã desta quarta-feira (26) no Teatro Margarida Ribeiro, onde foram apresentados os dados e resultados positivos da Micareta 2023.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins celebrou o resultado da festa e destacou algumas ações que serão implementadas no próximo ano.

Avaliação da Micareta
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Foi uma boa Micareta, organizada, com boas atrações e que funcionou o tempo inteiro tentando manter mais diurna possível. As modificações que foram feitas das barracas, foram aprovadas positivamente porque o circuito ampliou, aumentamos em quase 300 metros de percurso no que permitiu que tivéssemos mais atrações se apresentando. Antes eram cerca de 900 metros e agora estamos com quase 1.300. Se Deus permitir, irei aumentar mais 600 metros para que a gente possa encerrar a festa na rotatória do caminhoneiro. Tivemos uma ótima iluminação, bom posicionamento dos banheiros químicos, um hospital implantado no meio do circuito e que funcionou da melhor forma possível”, afirmou.

Pesquisa

Mil pessoas responderam uma pesquisa realizada pelo instituto Economic Consultoria e Pesquisa que será usada para dimensionar o que foi feito e corrigir as possíveis falhas. Segundo a prefeitura, a pesquisa foi realizada nos dias 24 e 25 de abril.

Destas, 814 (81,40%) aprovaram a festa deste ano. Entre os pontos positivos, a segurança (26,66%) e as atrações (22,25%). Os entrevistados também puderam opinar quanto ao deslocamento das barracas para ruas paralelas, início mais cedo da programação, além do arrastão na segunda-feira. Confira a pesquisa aqui

Cachês

Segundo o prefeito, nenhuma atração recebeu o cachê de forma antecipada, somente agora que os pagamentos serão realizados (sabia quanto recebeu cada cantor).

“Antigamente tinha aquela história que só subia no palco quando recebesse 50% no bolso, mas agora não. Estamos começando a pagar agora, estou neste momento começando a fazer os pagamentos para que possamos honrar o que nós assumimos. Tivemos muitas atrações locais e que se mostraram à altura das outras atrações. Aqui aproveito para parabenizar o Bloco dos Vaqueiros, bonito desfile, também o pessoal da Quixabeira da Matinha, que é da nossa cultura, da nossa raiz”, pontuou.

Micareta 2024

Ainda de acordo com o prefeito, até o mês de junho, um planejamento será feito para a Micareta 2024.

“Nós estaremos agora no mês de maio, organizando um grupo que vai planejar a Micareta de 2024, nós queremos ter este planejamento inicial até o final de junho para que a gente possa apresentar às empresas. Nós não tivemos nenhum patrocínio, uma parte das empresas sempre apresentava o mesmo argumento que a Micareta é no final do Carnaval e próximo do São João, já estamos aí praticamente há menos de 60 dias da festa. A gente também já começa a pensar no São João, mas é importante que isso faça de forma planejada, então precisamos direcionar os projetos para o São João, Expofeira e também o Natal Encantado que acontece no mês de dezembro”, concluiu.

Procon

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) também esteve atuante no circuito da festa realizando fiscalizações. Ao Acorda Cidade, o superintendente Maurício Carvalho informou que algumas apreensões de mercadorias foram feitas durante os dias de festa.

Avaliação da Micareta
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Começamos um trabalho de prevenção da Micareta com cerca de 15 dias de antecedência, fiscalizamos 20 equipamentos entre hotéis, motéis, porque são locais bastante utilizados durante este período. Desses 20 equipamentos, três apresentaram problemas de comercialização, como produtos vencidos. Nós também recolhemos e descartamos garrafas de vidro, tivemos o apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar, foi um trabalho importante e divulgamos materiais de conscientização no meio do circuito”, explicou.

Corpo de Bombeiros

Segundo Eduardo, capitão do Corpo de Bombeiros, mais de 880 militares trabalharam nos dias de festa e mais de 1.400 ocorrências foram registradas.

Avaliação da Micareta
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Incialmente gostaria de agradecer ao governador do estado que não poupou esforços para atender a Micareta de Feira, mandando todos os recursos necessários para que nós pudéssemos trabalhar. Tivemos aqui na cidade 886 militares que vieram das cidades de Salvador, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e aqui mesmo de Feira de Santana, foram quatro dias de operação durante a festa, mas esta preparação já começou lá no mês de fevereiro com as análises de projetos, vistorias, orientações e durante os dias de festa, tivemos aí 1.148 ocorrências. Utilizamos também pulseiras de identificação para crianças, inclusive duas delas encontramos perdidas dos pais e em parceira com o Conselho Tutelar, conseguimos encontrar os responsáveis”, concluiu.

Comunicação

Pela primeira vez e em canal aberto, a Tv Feira, da prefeitura transmitiu a festa em tempo real. A secretária de Comunicação Social e diretora da Tv, Renata Maia explicou como o trabalho foi empregado durante a Micareta.

Avaliação da Micareta
Foto: Arquivo Pessoal

“A Secom neste ano trouxe uma inovação que é a Tv Feira, uma Tv pública que estreou em dezembro e fez pela primeira vez na história da Micareta, uma transmissão inédita com mais de 30 horas ao vivo pelo canal 2.1. Isso foi muito importante porque as pessoas que não estavam participando da festa na rua, puderam acompanhar de casa. A gente também se preocupou com todos os profissionais da imprensa, montamos um camarote com uma parte aberta e outra climatizada, foram cadastrados cerca de 300 profissionais, e a gente sabe que cobrir uma festa tão grande como é a Micareta de Feira que já tem 86 anos, não é fácil, não tem hora para iniciar, não tem hora para finalizar, toma chuva, toma sol, tudo isso para levar a notícia para a população e necessita de conforto. Tivemos muitas matérias de rede nacional saindo em diversos sites, então eu acho que isso possibilita uma visibilidade muito grande da nossa festa. É a maior Micareta do Brasil, precisa ter essa visibilidade, não são 86 dias, são 86 anos e tinha que voltar dessa forma, ainda mais depois de três anos parada, então conseguimos fazer uma festa bonita com a participação de todos os outros órgãos”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom dia, seria bom se ele se preocupasse com salários atrasados dos funcionários, até hoje sem recebe. Pior gestão q Feira já teve.

  2. Sim Sr “” prefeito “” e as medidas para a falta de.pagamento dos ( escravos) das famigeradas”” cooperativas”” , estudantes sem aula, escolas sem merenda, falta de medicamentos nos postos de saúde, trânsito um caos, o centro da cidade horrível, faixas de pedestres que não existem em vários locais, etc etc etc, acorda DESPREFEITO,desse do TRIO e volta a realidade, péssima administração.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade