Feira de Santana

"Micareta de Feira deveria ser cancelada", diz vereador após prefeitura decretar Situação de Emergência

Segundo Pedro Américo, a gestão precisa analisar o que é prioridade neste momento, principalmente levando em consideração os problemas enfrentados pela população.

22/02/2024 às 11h00, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Micareta Parangolé_ Iasmin Santos Acorda Cidade
Foto: Iasmin Santos/Acorda Cidade

A Prefeitura de Feira de Santana decretou na tarde de ontem (21), Situação de Emergência nas áreas afetadas por tempestades que atingem o município. Diante desta decisão, o vereador Pedro Américo (União Brasil), declarou na manhã desta quinta-feira (22) durante sessão da Câmara Municipal, que a Micareta de Feira não pode ser realizada.

Segundo o político, o município não tem condições de realizar obras de manutenção nas redes de drenagem, portanto, não poderá arcar com a festa momesca.

Vereador Pedro Américo
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O meu entendimento é que a Micareta de Feira tem que ser cancelada. Eu sei que é uma festa importante, mas a gente tem vivido um caos, do ponto de vista da estrutura da cidade, do ponto de vista da manutenção das redes de drenagem. A chuva foi muito intensa, então, nesse momento, a minha avaliação é que 180 dias para a realização das obras que são necessárias em Feira de Santana, eu acho inclusive, que são insuficientes e a gente precisa de muitas obras, de muito recurso. Eu acho muito difícil fazer e acho talvez até um equívoco realizar a Micareta nesse momento. Acho que tem que ser uma análise que tem que ser feita com muito cuidado”, afirmou.

Segundo Pedro Américo, a gestão precisa analisar o que é prioridade neste momento, principalmente levando em consideração os problemas enfrentados pela população.

“A gente precisa colocar na balança quais são os problemas que existem na cidade. A prefeitura argumenta que não tem um recurso suficiente para fazer as obras de drenagem que a cidade precisa. O recurso que é colocado na Micareta, a maioria é fonte própria da prefeitura, ou seja, é fonte 00 dos impostos da prefeitura. Como eu disse, eu sei que é um evento importantíssimo, mas devido a essa calamidade, devido ao próprio decreto que a prefeitura colocou, eu acho que é o momento de tomar uma decisão, de dar um freio de arrumação e priorizar o investimento dos recursos naquilo que tem agravado mais a população, que no meu entendimento é o problema de drenagem da cidade”, destacou.

Questionado pelo Acorda Cidade, o vereador informou que os municípios podem realizar eventos festivos, mas a depender da situação de cada cidade.

“Cada caso é um caso. A prefeitura municipal pode fazer o decreto de Situação de Emergência e direcionar uma parte do recurso, mostrar que ela consegue resolver o problema que é o problema de drenagem, utilizando os recursos próprios e dizer assim, o que eu tenho de recurso dá para resolver o problema da emergência e dá para fazer a festa. Se der para fazer, é possível realizar. Mas, pelo que a gente tem ouvido, pelo que a gente tem cobrado de informações, talvez a prefeitura não tenha recursos próprios para resolver os problemas de drenagem. Então, se vai buscar no Governo Federal recursos, se vai pedir empréstimo nesse sentido, que também é um debate que é importante ser feito ou se vai pedir na Defesa Civil Nacional recursos, não faz sentido usar os recursos federais ou estaduais para realizar as obras da situação de emergência e usar os recursos próprios da prefeitura para poder realizar o evento”, destacou.

Para o vereador, há uma incoerência em realação a situação que o município enfrenta e a possibilidade de ocorrência da festa.

“Então, há uma incoerência, geralmente, as decisões judiciais em outras cidades que a gente acompanha, geralmente o Ministério Público, a Justiça, se manifestam contrários à realização de eventos quando há decretos. É importante ressaltar que nós temos dois decretos de Situação de Emergência em vigência. Nós temos um decreto de Situação de Emergência da seca por conta da zona rural, que nós passamos recentemente por uma seca muito grave, e temos agora um decreto de Situação de Emergência na zona urbana por conta das chuvas. Então, é uma reflexão que precisa ser feita com a sociedade feirense e acho que a decisão administrativa tem que ser tomada de maneira muito coerente, muito correta, para que a gente possa buscar o bem da população”, concluiu.

O que diz a Prefeitura de Feira de Santana

Nota à Imprensa

A Prefeitura de Feira de Santana esclarece que, mesmo diante do decreto de emergência em vigor devido às intensas chuvas que assolaram o município, a realização da Micareta 2024 para o período de 18 a 21 de abril não está descartada. É importante salientar que o decreto de situação de emergência foi emitido em decorrência do desastre classificado e codificado como TEMPESTADE LOCAL CONVECTIVA – COBRADE – 1.3.2.1.4, caracterizado como um fenômeno climático de curta duração e alta intensidade.

A Micareta é um evento de relevância ímpar para a cultura e a economia de Feira de Santana, impulsionando o comércio local e gerando oportunidades de emprego.

A administração municipal reconhece os desafios enfrentados pela comunidade neste momento crítico, porém, acredita que a realização da Micareta representará um passo significativo rumo à recuperação da cidade, tanto do ponto de vista econômico quanto social.

O Governo Municipal tem trabalhado incansavelmente em todas as frentes para atender às necessidades da população afetada pelos impactos das fortes chuvas.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Prefeitura de Feira de Santana declara Situação de Emergência após tempestades no município

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo com o vereador, já que o município não tem recursos para se manter em momento de crise, seria melhor aplicar o dinheiro da micareta na reconstrução das estradas rurais e as vias urbanas.

  2. A PREFEITURA PREFEITO NÃO ESTÁ SE ENCOMODANDO COM ENCHENTE E INUNDAÇÕES EM RUAS DE BAIRROS A SUA PREOCUPAÇÃO E CONCENTRAÇÃO ESTA NA EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DINHEIRO PARA ENVESTIR NA EDUCAÇÃO CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS TEM DE SOBRA SEM PRECISAR DE APROVAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES AGORA PARA PAVIMENTAR RUAS DE BAIRROS COM ESCOAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA COM DRENAGEM NÃO TEM FICA CULPANDO A CÂMARA DE VEREADORES PORQUE NÃO APROVA O EMPRÉSTIMO PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS QUEM SOFRE E O POVO DE FEIRA VENDO SUAS CASAS SENDO ENVADIDA POR ÁGUA DE CHUVA OUTRA CONSIDERAÇÃO QUE DEVEMOS OBSERVAR QUE DINHEIRO PARA REALIZAR E ENVESTIR EM FESTA DE MICARETA TÊM DE SOBRA SEM PRECISAR DE EMPRÉSTIMO

  3. Por que não faz em Outubro o Micareta de Feira de Santana? As temperaturas máximas sobem em 4 °C, de 30 °C a 34 °C, raramente caindo abaixo de 28 °C ou ultrapassando 37 °C, como é a primavera em Feira de Santana!,

    1. Concordo, é um bom mês pra movimentar o final de ano! Deveria mudar a data na verdade! Feira no final do ano não tem nada, geral viajando! A micareta nesse mês daria um Up

  4. Respeito a opinião do Vereador, mas ao mesmo tempo discordo com base no principio da razoabilidade usado por gestores, não se resolve um problema, gerando outro. problemas sempre os teremos, acho que o que tem que ser feito é a união dos governos para investimentos e projetos para a cidae como todo inclusive drenagem, não é a verba usada na Micareta para atender a tantos que vai impactar. Enfim muitos e muitos precisam da Festa, espero que encontrem outra solução.

  5. de por mim está festa inútil nem existia mais….. dinheiro pra micareta a prefeitura tem de sobra,,agora prevenir alagamentos com drenagem nos bairros e fazer limpezas de canais a prefeitura não faz….tem que cancelar essa festa mesmo.

  6. O povo quer saber de drenagem e ruas pavimentadas não, o povo quer é festas. E quem ganha eleição para políticos é festas e não obras. Eu quero que o povo se exploda, assim dizem os políticos.

  7. Na minha opinião ,não deveria cancelar a Micareta ,pois movimenta muita a economia da cidade em vários setores , o gestor deveria era solicitar da Câmera para liberar verba emergencial pata resolver uma parte desses problemas causados pela chuva atípica, se a tal da Dona do dinheiro público a tal da Eremita se negar , joga a bomba na mão dela pra população saber que foi ela a culpada de não ter resolvido e pronto ,larga o doce

  8. Ele teve 3 anos e 4 meses pra fazer obras, limpar bueiros e tantas outras coisas…Mas a única coisa que ele fez foi bater boca com Eremita…

  9. Acho muito difícil cancelar essa festa popular em ano eleitoral,mas que seria muito importante os nossos governantes atuarem com clareza e transparência nas suas ações diárias. Encarar as dificuldades e ir a onde o problema está tentando soluciona-los ,sempre com diálogo e transparência. Assim como fazem durante as campanhas eleitorais percorrendo os quatro cantos da cidade em busca de votos na “árdua missão do convencimento ” vão agora em busca do diálogo e das demandas reprimidas da nossa população. Feira de Santana pede socorro.

  10. Pedro Américo sempre acertivo em suas análises e ponderações. É o tipo de político que enaltece a democracia Feirense e honra a Câmara. Avaliação técnica, lógica, sem demagogias e extremismos, vereador equilibrado.

  11. Cancelar o feudalismo em Feira, tudo isso é culpa do senhor feudal, ele tá na espreita, querendo sentar na cadeira de novo, tá cansado de só mandar por intermédio do seu ***.

  12. Concordo com todos aqui todos estão certos porém daqui 30 dias ninguém vai mais lembrar dessa chuva que caiu na cidade só quem ficou no prejuízo mesmo portanto vai ter micareta e muitos que são a favor e são contra vão está na avenida assistindo ou dançado assim é a vida

  13. vereador Pedro Américo (União Brasil). O senhor acabou de ganhar mais um voto. Parabéns pela atitude. Se os outros tivessem esse coragem essa cidade seria melhor.

  14. Cancelar nada a micareta movimenta a economia da cidade as pessoas ganham com isso, uma coisa não tem nadar haver com a outra. Preciso vender meu espetinho minha cerveja as lojas vendem roupas os hotéis hospedam seus clientes entre outras a Cidade ganha. Pedro Américo tem o dele sem fazer nada,por isso quer cancelar a festa
    Sem falar no impacto político que iria causar a imagem de José Ronaldo, um vez que Pedro Américo é Pablo

    1. Se a micareta é boa para a economia, então conclame pessoas, empresários, o que for, a financiarem a festa e participarem deste benefício à economia.
      Convença-os do retorno que eles terão para o investimento feito.

      Ou será que não consegue? Será que os ganhos não cobrem os custos? Fica muito interessante fazer uma festa, e, se tiver lucro, embolsar, mas se tiver prejuízo, o governo banca com a fonte do dinheiro infinito – o povo, pagador de impostos, que além de tudo não está tendo as necessidades básicas que deveriam ser supridas pelo mesmo governo que tira dele o dinheiro.

      Brincar de fazer festinha com a garantia do dinheiro tomado da sociedade é muito fácil.

  15. Se prevalecer o bom senso creio q tudo se resolverá tranquilamente. Não é possível q a população não tenha bom senso nessa hora.

  16. Melhor ter a Micareta, melhor ter festa e eles não fazerem nada, do que não ter e eles não fazer do mesmo jeito, no maximo umas obrinhas engana besta, esses problemas não são exclusividade do governo atual, o mal do brasileiro é a memoria curtinha

  17. SEJAMOS HONESTOS, FESTA QUE NÃO SE PAGA NEM DEVERIA SER FEITA, MUITO MENOS QUANDO O PREFEITO ATRASA PAGAMENTOS E DEIXA A CIDADE INVIÁVEL. MICARETA NEM DEVERIA EXISTIR, SÓ EXISTE DE FATO PORQUE ATRAI VOTOS.

  18. Devido a pandemia o micareta ficou suspenso, assim como outros festejos, não havia aulas nas escolas, nem outra atividade cultura ou esportiva, o governo federal injetou bilhões de reais, agora fica uma pergunta onde foi para todo esse dinheiro, pode até não haver a festa esse ano, mais creio eu que os problemas da nossa cidade não sera resolvido da mesma maneira.

    1. MAS PELO MENOS NÃO TORRA 10 MILHÕES EM UMA FESTA PATÉTICA. LEMBRO QUE SÓ DE ILUMINAÇÃO NA AVENIDA, 2,5 MILHÕES. TENHA DÓ. E DEPOIS AINDA DEIXA UM MONTE DE GENTE SEM RECEBER DINHEIRO APÓS TER TRABALHADO NA FESTA.

  19. Aqui, temos dois pontos importantes:

    – O primeiro é que a prefeitura NUNCA deveria bancar qualquer festa que fosse. O dinheiro público, ou seja, tomado da sociedade que trabalha e produz, não deveria ser empregado neste tipo de coisa. Não é função do Estado dar festinha para ninguém. Se a festa for uma coisa demandada pelo povo, se houver público para ela, os entes privados que se virem para obter financiamento para fazê-la. Como já comentei em outra reportagem daqui: se a micareta dá tanto lucro, é tão boa, então deixem que os empresários invistam nela para colher os lucros. E, caso dê prejuízo, eles que banquem, é do risco do negócio. O que não pode é a sociedade bancar uma festa para lucro de alguns (e ainda bancar o prejuízo, se acontecer).

    – O segundo ponto é que grande parte da população não tem vergonha na cara, e provavelmente os que reclamam das chuvas e do caos instalado na cidade são os mesmos que reclamam se não acontecer a micareta. É capaz de um prefeito ficar mais popular (e ganhar mais votos) se fizer uma festa do que se parar pra resolver os problemas reais da cidade.

    Este cidadão que hoje ocupa a cadeira de prefeito poderia, tendo visto que seus antecessores não cuidaram de nada da infraestrutura de drenagem da cidade, desde o início de seu mandato ter ao menos iniciado as obras e os projetos, pois, afinal, as chuvas vêm todo ano e não precisam ser muito intensas para causar problemas por aqui.
    Mas… não, preferiu sentar sobre o problema e começar a agir apenas depois que a coisa já estava muito grave.

    A fala do vereador segue simplesmente uma lógica básica, que qualquer um com um pingo de decência seguiria: os recursos devem ser empregados prioritariamente nas coisas de maior necessidade, e só depois, nas secundárias. Não concordamos no ponto de que a prefeitura deveria bancar a festa caso houvesse recursos – não deveria bancar mesmo se tivesse dinheiro saindo pelo ladrão – mas ao menos ele mostra alguma sensatez.

  20. Faria 2 ou 3 festas tipo o esquenta com coisas mais criativas e sem os grandes estava ideal
    A micareta só serve para gastar dinheiro
    E neste momento a cidade menos favorecida precisa de ajuda.

    @ivolealfiiuza
    Luz para todos Bahia

  21. Dinheiro pra essa porca*** de Micareta todo mundo tem, agora pra fazer, ao menos, uns bueiros, ninguém tem. Esse Feira é uma VERGONHA!

  22. O nobre vereador fala isso hoje pois não está mais no governo pois se tivesse será que falaria a mesma coisa cancelado a micareta fica a pergunta

    1. Respondendo a sua pergunta, estando ou não no governo o assunto prioritário tem que ser cuidar das pessoas que anualmente são afetadas pelas chuvas. Se não tem quem pense, estando no Governo ou fora dele, é sinal que não estão ali pela população. O Vereador está com a razão em orientar a análise disso. Todo ano a mesma situação de chuvas na cidade e nada é feito há muitos tempo. Bora desperta pelo que realmente importar quando o assunto é governo minha gente.

    2. Que comentário ridículo esse seu, leu a matéria? acho que não, a preguiça mata muita gente de entender as coisas. volte a estudar só um conselho. Ot@rio!

  23. Pelo menos um político de Feira demonstra bom senso neste momento. Difícil é “convencer” os políticos em pleno ano de eleição a fazerem o cancelamento, E mais difícil é o povo em grande parte festeiro e inconsequente entender que o momento NÃO é para festas.

  24. E o povo não não se espelha mesmo, querem festa de sete dias tudo bem, e qdo chegam as nebulosidade ficam reclamando da PMFS ( do prefeito em não saber administrar as contas e obras da city ) o povo não sabe distinguir o bem sobre o mal, eu sou povo mais quero melhoras para minha city, tais como obra de saneamento básico, saúde, educação e lazer quando tiver a oportunidade de realizar e sem verba fica difícil fazer a micareta, aí seria vestir um santo e desnudar outro.

  25. Pois é, se não tem dinheiro pra ajudar as pessoas nas dificuldades após as chuvas, como ter dinheiro pra fazer micareta. Por favor seu prefeito, não queira andar de ponta cabeça.

  26. Decisão mt boa tanta gente sofrendo com suas percas e prejuízos que nem em um ano será resolvido e mas que justo pensar na melhoria da cidade e nao em festa !!! terá mas anos pra isso mas nesse momento precisamos de soluções e que seja da melhor forma pra o povo de feira ,fico triste pois amo micareta mas ver agua entrando nas casas de tanta gente que esta sofrendo nao e justo gasta o dinheiro pra trazer artista que vivem bem em sua cidades e nos moradores nao

  27. Esse edil é uma figura, saiu lá de São Domingos onde não rea nada, chegou aqui em feira de paraqueda, sempre pongando no poder público e hoje que ter moral.

  28. É visível que Feira de Santana não tem condições financeiras pra fazer festa. Geralmente você vai pra um barzinho depois das contas pagas. Se a cidade tá pedindo empréstimos atrás empréstimos obviamente não tem lógica fazer micareta, deixa pra quando tiver em condições.

    1. Até parece que o povo se importa com isso, lembro-me da pandemia em que vários bares e restaurantes viviam superlotados, não vai ser por conta de alagamentos que o povo vai deixar de ir, o mundo pode estar pegando fogo enquanto tiver festa está tudo certo. O povo gosta é da mediocridade e os políticos se aproveitam.

  29. Muito bem vereador, acionar o MP e cancelar está festa política. Se não tem dinheiro para arcar com os problemas da cidade vai ter para fazer festa? Cancelar a micareta é o.correto.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade