Feira de Santana

Mesmo com a pandemia, chefe de zona eleitoral acredita que índice de abstenção nas eleições 2020 será baixo

Temos parentes e amigos candidatos, e isso gera a vontade de votar, diz Danilo Pereira do TRE.

15/11/2020 às 13h34, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Orisa Gomes

Apesar da pandemia do novo coronavírus, o índice de abstenção nas eleições deste ano deve ser baixo. Quem avalia é o chefe da zona 156, do Tribunal Regional Eleitoral, Danilo Pereira. Ele acredita que mesmo que uma parte dos eleitores, especialmente os que pertencem ao grupo de risco, prefira ficar em casa para não se expor, a maioria se sentirá motivada a participar do pleito pela proximidade com os candidato e também pela confiança na organização que está sendo feita para conter as aglomerações nos colégios eleitorais.

“Nós temos um fenômeno nessa eleição que é a proximidade do candidato com o eleitor. Temos parentes e amigos candidatos, e isso gera a vontade de votar. Se a gente for comparar a abstenção das eleições municipais com a nacional, ela sempre foi menor. Talvez a gente tenha um acréscimo agora por conta da pandemia, com pessoas do grupo de risco, mas é uma eleição rápida, são só dois votos, cinco dígitos para vereador, dois para prefeito, e isso não gera fila”, considerou.

Danilo lembra que nas eleições de 2018, o eleitor teve que votar em seis candidatos no primeiro turno e demorou muito, mas, no segundo, foi só para presidente e o pleito correu com muita tranquilidade. “Parecia que nem tinha eleição. E a deste ano é bem mais semelhante com a do segundo turno da passada, que com o primeiro. A gente sabe que as filas são bem menores”, comparou.

Com informações do repórter Ed Santos. do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade