Erro do cartório impediu criança de ter acesso ao Sistema Único de Saúde. Documento foi tirado pelo pai da menina, que não sabe ler. Uma menina de 8 anos, moradora da cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco, demorou oito anos para regularizar a situação de sua certidão de nascimento, na qual estava registrada […]
11/09/2009 07h23, Por Dilton e Feito
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Erro do cartório impediu criança de ter acesso ao Sistema Único de Saúde. Documento foi tirado pelo pai da menina, que não sabe ler.
Uma menina de 8 anos, moradora da cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco, demorou oito anos para regularizar a situação de sua certidão de nascimento, na qual estava registrada como sendo do sexo masculino. O documento foi tirado pelo pai, que não sabe ler.
De acordo com a mãe da criança, o erro do cartório impediu que a menina tivesse acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) e causou constrangimento nas escolas em que a criança já estudou. A dona de casa de 32 anos diz que foi ao fórum da cidade diversas vezes para trocar o nome da filha, mas não conseguiu. O processo estava arquivado desde 2005.
Segundo o promotor Luiz Guilherme da Fonseca, isso ocorreu depois da solicitação de um exame de perícia sexológica. Quando a mãe da criança procurou o Instituto Médico Legal do Recife, técnicos quiseram fotografar a menina, que tinha na época 5 anos. A suspeita de constrangimento deu origem a um processo criminal, que corre em segredo de Justiça.
Quanto ao processo civil que permite a alteração do registro da menina, a juíza Marinês Marques Viana acredita que tenha havido um mal-entendido.
“Esse processo foi um grande equívoco de informação porque quando ela percebeu que a menina tinha sido registrada como sendo do sexo masculino, ela entrou com um processo de retificação e esse processo estava julgado em cerca de três meses. O problema é que demorou cinco anos para ela vir ao cartório buscar o mandato de averbação e levar para o cartório de registro civil”, diz a juíza Marinês Marques Viana.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Enem 2022
Enem: startup promove oficina gratuita de Redação; saiba como participar
Interessados podem se inscrever para oficina até 26 de julho.
04/07/2022 às 15h56Feira de Santana
Tanque da Matinha dos Pretos vai virar área de lazer e preservação histórica
Na última quinta-feira (30), os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano visitaram o local para analisar as condições do terreno.
04/07/2022 às 15h54Brasil
Morre Cardeal Cláudio Hummes, franciscano que influenciou escolha do nome do Papa
O corpo do será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde missas serão celebradas para homenageá-lo.
04/07/2022 às 13h30Feira de Santana
Após rumores, Pablo Roberto esclarece que mantém pré-candidatura a deputado estadual
Ao Acorda Cidade na manhã desta segunda-feira (4), o pré-candidato esclareceu que foi diagnosticado com uma hérnia extrusa, sentindo fortes dores na coluna, mas que está em tratamento e continuará com a pré-campanha.
04/07/2022 às 12h31Brasil
Entenda as novas regras de atendimento no INSS
As novas normas oficializam regulamentação feita em agosto de 2021.
04/07/2022 às 10h07Brasil
Anatel faz consulta pública para padronizar carregadores de celular
Contribuições podem ser enviadas até 26 de agosto.
04/07/2022 às 09h55PUBLICIDADE
PUBLICIDADE