Feira de Santana

Mãe de autista desabafa durante atendimento em loja de Feira de Santana: "Meu filho não é bomba"

Em nota enviada ao Acorda Cidade, a loja informou que lamenta o ocorrido e que a funcionária apontada no vídeo foi demitida.

17/11/2023 às 13h04, Por Andrea Trindade

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Foto: Reprodução/Redes Sociais

O vídeo de uma mãe na fila do caixa da Riachuelo, no Boulevard Shopping, em Feira de Santana, viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (17). No vídeo ela afirma que houve um atendimento discriminatório por causa de seu filho que é autista (Assista aos vídeos no final da reportagem).

Em nota enviada ao Acorda Cidade, a loja informou que lamenta o ocorrido e que a funcionária apontada no vídeo foi demitida (leia a nota no final da reportagem). Segundo a mãe, a funcionária do caixa reclamou com a colega por ter pedido para ela fazer o atendimento. A ex-funcionária nega a acusação (veja vídeo no final da reportagem).

“Eu tô aqui na Riachuelo. Fui atendida com meu filho, Matheus com autismo, aqui no caixa. Apresentei a carteirinha dele, que ele tem direito a um atendimento prioritário. Fui atendida por essa moça, e ela me passou para o outro caixa, lá embaixo, aquela moça lá. E assim que terminou o atendimento, ela disse para a outra moça: ‘não me passem essas bombas não’, relatou a mãe no vídeo.

Ela continuou o desabafo, emocionada, em voz alta para que os demais clientes pudessem ouvir o que estava acontecendo.

“Não é bomba, não gostei. Eu exijo respeito com os autistas, com meu filho com deficiência, porque eu sou mãe. Ninguém aqui tá livre de ter um filho com deficiência, e eu não aceito. É uma luta de uma mãe com uma criança que veio ao shopping para comprar uma roupa. Eu não aceito”, disse.

Nota da Riachuelo

Nós da Riachuelo lamentamos o ocorrido em nossa loja em Feira de Santana e pedimos desculpas. O comportamento da ex-colaboradora no atendimento não condiz com os valores defendidos e praticados por nós da Riachuelo. A empresa hoje conta com ciclos obrigatórios e periódicos de treinamento ao atendimento ao cliente, sempre em evolução e atualização, reforçando acima de tudo que o respeito a todos é inegociável. A partir desse caso, e em busca de que situações como essa não voltem a ocorrer, já está em implantação uma nova rodada extraordinária de treinamentos e capacitação da nossa força de vendas. Reforçamos nosso compromisso constante com o cuidado para que todos se sintam bem-vindos e acolhidos em nossos espaços.

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  1. Foi atendida com prioridade, como manda a Lei, a trabalhadora falou bomba se referindo ao cartão. Quem já trabalhou ou trabalha nestas loja sabe que existe este tipo de giria. O mal entendido foi explicado. E ela continua alegando que foi discriminada pela ex funcionária que *** foi demitida por justa causa…

  2. Eu só sei que quero distância de gente que se acha que por ter um direito a mais pode prejudicar os outro. Tá nervosa, tá exausta, tá estressada vá tomar um chá,fique em casa, só não provoque a demissão do outro. Foi atendida como prioridade, ouviu a palavra bomba e achou q era pra ela. E se sentiu no direito de destruir a vida do outro. Aonde vamos parar? Se ela tem problemas os outros tb tem. Se ela é mãe a outra também é. Tenho pena da moça que tem filhos pra sustentar e provavelmente não recebe nenhuma ajuda do governo.

  3. UMA MÃE DE FAMÍLIA FOI PREJUDICADA POR CAUSA DO DESCONTROLE DE OUTRA. VAMOS CUIDAR MAIS DA NOSSA SAÚDE MENTAL. VAMOS LEMBRAR QUE É CRIME ACUSAR SEM PROVAS, ASSIM COMO É CRIME EXPOR A IMAGEM DO OUTRO. EU ESTARIA REVOLTADA SE ALGUÉM ME ACUSASSE DE DISCRIMINAR UMA CRIANÇAS SEM QUE EU TIVESSE FEITO.

  4. Meu filho tá dentro do TEA, nossa vida nunca foi fácil, eu e minha esposa passamos por cada momento ruim, na escola sempre foi uma luta. Muitas vezes ouvirmos coisas pesadas, já discutir com algumas pessoas. Porém sempre respeitei a todos, procuro explicar, conscientizar as pessoas. Mas este caso me deixou horrorizado em vê essa mãe prejudicar uma outra mãe por um mal entendido. A nossa luta não é essa, este não é o propósito. Me sinto envergonhado.

  5. SE EU FOSSE ESTA MULHER QUE FOI ACUSADA INJUSTAMENTE E TEVE SEU NOME E SUA IMAGEM EXPOSTA SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO E AINDA DEMITIDA POR JUSTA CAUSA EU IRIA PROCESSAR A INSTITUIÇÃO PELA DEMISSÃO E A MAE POR CALÚNIA, INJURIA, DIFAMAÇÃO, DANOS MORAIS E TUDO QUE EU TIVESSE DIREITO.

  6. Essa mulher ( cliente ) todas as lojas na qual frequenta é um tomento para os funcionários. Os funcionários não recebem para tá suportando gente ***

  7. Essa senhora tem certeza que a funcionária se referiu ao filho dela?
    Acusação sem prova e Crime!!!
    Até pq a criança no momento de descontrole dela,a criança está tranquila Graças a adeus sinceramente não dava para Insinuar que a criança seria uma Bomba.
    Porém foi usado termo que não se deve pq o Cliente pode pensar que estar se referindo ao msm!!

  8. Tudo agora é rede social…
    Põem na Rede dê seu like , vira ativista, You Tuber , Digital Influencie .
    A Sociedade está se Destruindo, acidente de trânsito vira motivo de Assassinato é essa Sociedade que estamos Vivendo.
    Agora é só comemorar o Sofrimento de uma família os pais desempregado e as 2 filhas passando Nescesidade.

  9. A mãe tinha o direito de indignar-se, e cobrar da gerência da loja uma atitude. Porém, para tudo, há pesos e medidas, a maneira certa e errada de agir. Não é demitindo a funcionária que uma empresa muda uma consciência, e sim com informação e capacitação. Qual a necessidade dessa exposição toda ?

  10. Antes de qualquer coisa o primeiro erro dela e se tratar a forma de pagamento de um cliente seja o cartão da loja ou não vc e cliente e merece ser tratado como tal , pq é o nosso pagamento que pagam o salário dela e a mãe fez muito bem em expor sim a situação pq se fosse ao contrário seria um desrespeito ao trabalhador que está ali então da respeito e pra ser respeitado, parabéns mãe pela sua atitude faria o mesmo qualquer preconceito e crime e tem que ser cumprida a lei .

    1. Para tratar nosso próximo com educação e respeito não precisa de treinamento não pô rede o emprego foi pouco ela merecia uma boa surra na saída do shopping.ela deveria ter um filho autista pra ela sentir na pele o que essa mãe tá sentindo mas é assim mesmo que alguma faz com os clientes.

  11. O SER HUMANO JÁ TEM HISTÓRICO DE JULGAR SÓ PORQUE OUVIU DE ALGUÉM FALANDO… JESUS TAMBÉM FOI CRUSCIFICADO PELO MESMO SER HUMANO QUE ELE AMAVA E PROTEGIA, POR QUE DISSERAM ISSO OU AQUILO SEM PROVAS CONCRETAS, ALGUMA PESSOA QUE JULGOU E CONDENOU A FUNCIONÁRIA,TEM ALGUM VIDEO OU ÁUDIO DELA FALANDO DE FORMA DIRETA OU INDIRETA PARA A MÃE DA CRIANÇA???CREIO QUE NÃO….. MAS ESPERO MESMO ASSIM QUE A MÃE DA CRIANÇA ENTRE NA JUSTIÇA E PROCURE SEUS DIREITOS, APROVEITA QUE A LOJA ASSUMIU A CULPA E DEMITIU A FUNCIONÁRIA POR JUSTA CAUSA.

  12. LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012, que Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

    (…)

    Art. 1º Esta Lei institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e estabelece diretrizes para sua consecução.

    (…)

    § 2º A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

    LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

    TÍTULO II

    DOS CRIMES E DAS INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS

    Art. 88. Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência:

    Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.

    1. Post scriptum: em se tratando de suspeita de prática do crime, seria necessário que as partes envolvidas, acusada e vítima(s), bem como as testemunhas, fossem conduzidas à presença de Autoridade Policial (Delegado/a), a fim de que esta pudesse verificar ter-se justificado ou não, no episódio que é objeto da reportagem, a possibilidade ou não de lavratura de Auto de Prisão em Flagrante Delito, já que o crime que é imputado à acusada não é de menor potencial ofensivo, não cabendo, portanto, lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência.

  13. Essa mulher na verdade *** e acabou prejudicando uma mãe de família., *** e que tira lucro com a loja., olha Deus tá vendo tudo, e vai ter o dia do juízo e você vai pagar.

  14. Também tenho diagnóstico de TEA e mesmo com a minha carteira de identificação as vezes me sinto constrangido em usar pois percebo que aqui em Feira de Santana não gostam de nos atender. Já aconteceu isso comigo aí nessa loja também e sempre que ela está cheia eu prefiro nem entrar. A falta de empatia do ser humano é muito triste

  15. “Mãe” são essas denúncias que não deixam incólumes esse tipo de comportamento e de abuso. Parabéns pela coragem. Paz e bem pra você e sua família. Eu me solidarizo.

  16. Ainda bem que temos pessoas que gritam, reclamam e se fazem ouvir por seus direitos. Lamentável o ocorrido, mas que sirva de aprendizagem a todos, não se deve desrespeitar ninguém.

  17. Discordo do seu comentário, colega. Se a funcionária estivesse preocupada com o seu emprego, ela não agiria da forma que agiu. Se ela considera que uma pessoa com deficiência é bomba, procure um trabalho em que não exista a chance dela lidar com o público. Não queira passar pano para preconceituosos.

  18. É uma pena Laion! pois, você é desconhecedor do que quer dizer Direito. Se sua pessoa tivesse um filho com este transtorno, talvez, soubesse agir, e jamais tripudiar a atitude dessa mãe. Todo o funcionario tem a obrigação de tratar e atender bem todos e quaisquer cliente, sem discriminação. O que ocorreu “cidadão”! não é que a funcionaria queria mostrar serviço. O que ocorreu foi: uma pessoa despreparada para exercer a função, assim como também despreparada humanamente.
    Parabéns a esta LEOA! Em defesa da sua cria, luta com unhas e dentes. Inclusive buscando o seu DIREITO. Pois o seu filho, tem que ser tratado com respeito.
    LAION! Reveja os seus conceitos, se é que os tem!

    1. Quando as pessoas não é Maria vai com as outras, o comentário de cada um é merecedor de respeito, cada um fala o que acha, contestar faz parte do direito de cada um.

      1. Ô Uiliquit, quando somos contratados por qualquer empresa mas, principalmente aquelas em que o tratamento é diretamente com o público, os termos a serem usados são senhor, senhora, por favor, por gentileza, etc… Se a ex-colaboradora quisesse fazer algum comentário em tom de resenha pra se referir ao cartão de terceiros como “bomba” (de acordo com o vídeo de auto defesa dela), ela o fizesse longe da presença dos clientes… Para que ainda dá tempo de ficar menos feio pra você…

  19. Não ficou claro como a condição da criança autista influenciou no atendimento pela funcionária.

    Outra coisa, essa loja tem apenas um caixa prioritário.

  20. Parabéns a essa MÃE, teve coragem de reagir na hora certa, muitos funcionários vão trabalhar com má vontade, achando que o cliente está pedindo favor, tem que procurar a justiça e acionar A EMPRESA E A ATENDENTE.

  21. MEU DEUS QUE TRISTEZA ISSO Hoje em dia o descaso total não é todos observação não é todos mas a maioria é um descaso Com idosos quando você chegar com a roupa simples É muito triste ver essas coisas e Sim vou falar Sim E no comércio de feira de Santana e mercados e shoppings e muito descaso gente muitas vezes saímos de casa no momento de lazer ou de uma compra rápida Ficamos tão triste em tantas humilhação de um povo desse gente povo que quer emprego digno é uma carteira assinada né um ser humano sem um pingo de empatia hoje foi essa criança e outras em outras em outros que virão Por aí em outros idosos é e outros humildes também que sofre muito Enfim ..sobre isso

  22. A responsabilidade no cumprimento das leis que dispoem sobre atendimentos prioritários à clientes é de responsablidade da empresa. Neste caso, a falha no cumprimento das leis é atribuída aos prepostos. Não tem o que se discutir. Lei é pra se cumprir. A mãe e seu filho especial estão certíssimas.

  23. Tem que ver também o lado do funcionário, só quem trabalha com o público sabe o quanto sofre stress, tem ver como q a cliente chegou para ser atendida, tem cliente q acha que pode tudo, no meu ponto de vista ela pode ter chamado de bomba o atendimento e não a criança,eu não julgaria nem um lado sem ouvir os 2 lados antes…

  24. Muito fácil demitir, falta capacitação e contratar funcionários com empatia.

    Essas empresas tem um regime de trabalho militar visando apenas dinheiro e venda de produtos. Na contratação não se preocupa com outras necessidades de seus clientes.

    Como mãe de autista me solidarizo com essa mãe e sei bem o que está sentindo.

    É uma impotência e verdadeiro sentimento de abandono que sentimos por parte dos outros. Nos sentimos em uma luta perdida e que temos que lutar todos os dias ao abrir os olhos. Começar tudo de novo e novo. Tentar proteger nossos filhos de pessoas que se acham melhores que eles pq não tem diagnóstico e muitas vezes são as verdadeiras doentes.

  25. alias o q ta acontecendo com o shopping boulevar outro dia atras fiz queixa sobre o carrefour que colocou umas barras de ferro cortantes nos caixas do supermercado, minha filha cortou a perna que precisou ate de ajuda do bombeiro do shopping e eles disse que estava nas normas de seguranca imagina se nao tivesse, sao poucos casos q sao delatados mais quando sao sempre aparece mais é uma pena, pois a partir daquele dia nao entro mais no carrefour nem a minha familia e nem amigos q ficaram tambem chateados, ja existe uma fama deles tanto com animais, quanto pra seres humanos porem infelizmente mostra que nao estao nem ai pra nada

  26. Muito despreparo dessa funcionária que deveria ser treinada pela gerência pois atender pessoas com deficiência ou não exige paciência e atenção.
    Infelizmente a falta de cultura (escolaridade baixíssima) resulta nisso e em outras situações.
    Absurdo !

  27. Não seria mais viável acionar a direção no momento ao invés de através da mídia INSITAR uma empresa a demitir uma funcionária? mesmo por lei tendo o direito de ser atendida preferencialmente, acho exagero, e a empresa ao invés de advertir a funcionária,de imediato a demitiu para poder dar desculpas para a imprensa com medo da mãe do garoto pedir indenização,mas, não sabendo que mesmo demitindo a funcionária a mãe do garoto pode entrar com recursos e ganhar a causa . Por isso trabalhador façam seu melhor na seu serviço,mas a empresa nunca terá pena de você mesmo querendo se destacar….

    1. É importante lembrar que, nessa situação, a mãe tinha o direito garantido por lei ao atendimento prioritário devido à condição de autismo de seu filho. Negar esse direito é considerado crime, pois vai contra as regulamentações que visam garantir a inclusão e igualdade de acesso a serviços públicos e privados para pessoas com deficiência. A mãe que gravou o vídeo estava claramente expressando sua insatisfação e frustração diante da negação desse direito tão fundamental. É compreensível que ela tenha recorrido a essa ação como forma de buscar uma solução para o problema e garantir que seu filho recebesse o tratamento adequado.

    2. em que essa funcionária quis se destacar meu amigo? Ato preconceituoso, infantil.. pessoa desqualificada para lidar com público. Teve o que mereceu.

    3. concordo Laion… fico sentida com desespero dessa mãe, onde em nossa sociedade, familiares pouco demostre amor e solidariedade, educaçaõ e o amor ao próximo esta em uma carecia muito grande e longe de ser demonstrada.

    4. Ô Tanderquet, se seu filho ou algum parente tivesse algum tipo de limitação física ou mental e fosse chamado de “bomba” ou sofresse qualquer ato discriminatório, você não estaria aqui passando vergonha em tentar defender… Se a ex-colaboradora ligasse para manter seu emprego, lembraria do código de ética e conduta que toda empresa possui. Para que já tá feio…

      1. Tenho próximo com problema igual ou até pior e foram descriminandos a vida toda, e nem por isso fiquei gritando e ajudando a outras pessoas emprenharem pelos olhos e ouvidos, e prejudicar a uma pessoa sem saber realmente o que aconteceu,se você estivesse lá e ouvisse e tivesse visto a funcionária realmente se dirigindo de forma direta ou indireta para a mãe da criança, poderia julgar a funcionária.
        Lembre se que acusaram Jesus Cristo só para satisfazer os reis e a população maldosa por causa da usura e da maldade no coração

  28. Aqui em Feira ta assim. Alias em qualquer lugar do mundo. Todo mundo acha que tem boca so pra comer e falar a asneira que vier na cabeça.
    A todas essas pessoas cabem saber que toda ação tem reação e consequencias.
    Parabéns pra essa mãe que defendeu o seu filho e vários outros com autismo. Isso é inaceitável! Qualquer tipo de preconceito é inadmissivel seja onde for ainda mais em uma loja onde ela tava sendo cliente!
    A funcionária tinha mesmo que ser demitida e aguardar agora na fila do desemprego pra aprender a se comportar e a lidar com pessoas. Como ela mesma falou “ninguem ta livre de ter um filho deficiente ou um parente na familia” isso não é um castigo mas todos tem que ter respeito pelas condições de cada um.
    Sobre o atendimento nessa loja… precisa mais que uma reciclagem. Precisa é trocar a maioria dos funcionários pq a loja que fica no boulevard é pessima no atendimento.
    Outro dia comprei 4 camisas e debitaram 5. Na pressa eu não pude confirmar só depois que consegui resolver com reclamações no site especifico.
    Além do que o procon ta precisando sair do ar condicionado e trabalhar um pouco verificando as informações de preço que na prateleira é um e quando voce chega no caixa é outro.
    Quando vc volta pra provar que ta certo, as atendentes do caixa ficam revirando o olho parecendo as donas da Loja.

    As gerentes nunca estão! Você pede pra chamar a gerente e simplesmente desaparecem.
    Enfim… o que me resta mesmo é fazer o que já deixei de fazer. Sei que não vai falir a loja mas um centavo do meu bolso essa empresa não verá mais, ainda mais depois dessa conduta absurda.

  29. Parabéns a essa mãe guerreira! O filho dela é uma pessoa especial, bomba é quem levanTa pela manhã para desrespeitar as pessoas. Só lamento a falta de solidariedade dos outros clientes da loja.

    1. Uma situação complicada ,né ?
      Se ela referiu bomba foi para a criança , ela merece tudo que está passando !
      E sela referiu bomba para o cartão , como fica agora a situação dela !
      Uma situação complicada , né ?

  30. ANTES DELA INSITAR UMA EMPRESA ATRAVÉS DA EMPRENSA A DEMITIR UMA TRABALHADORA, ELA PODERIA TER SE DIRIGIDO ATÉ A DIREÇÃO E A DIREÇÃO DA EMPRESA TER ADVERTIDO A FUNCIONÁRIA,E NÃO PARA SE APARECER QUE NEM A DENUNCIATE, MESMO COM O DIREITO PREVISTO POR LEI A SER ATENDIDA DE FORMA DIFERENCIADA, ISSO FICA COMO ALERTA A OUTROS TRABALHADORES QUE PIDEM PERDER SEUS EMPREGOS POR TENTAR MOSTRAR SERVIÇO DEMAIS….

    1. É importante lembrar que, nessa situação, a mãe tinha o direito garantido por lei ao atendimento prioritário devido à condição de autismo de seu filho. Negar esse direito é considerado crime, pois vai contra as regulamentações que visam garantir a inclusão e igualdade de acesso a serviços públicos e privados para pessoas com deficiência. A mãe que gravou o vídeo estava claramente expressando sua insatisfação e frustração diante da negação desse direito tão fundamental. É compreensível que ela tenha recorrido a essa ação como forma de buscar uma solução para o problema e garantir que seu filho recebesse o tratamento adequado.

    2. Discordo.
      A falta de conhecimento das leis que garantem as normas de atendimento à clientes é de obrigação da empresa. Não responsabilize os clientes pelo erro operacional e suas consequências.

    3. É muito facil julgar a atitude dessa mãe nesse momento. Só sabe quem passa, num momento desse não tem essa boa que não perca o controle. Cabe aos comerciantes instruirem seus funcionários e capacitá-los para atender qualquer tipo de consumidor com deficiencia ou não, as pessoas estão perdendo o respeito pelas outras, Hoje por mim amanhã por ti.

      1. FALE ISSO QUANDO UM ADVOGADO,FIZER A FUNÇÃO DELE E LIVRAR UM ASSASSINO DA CADEIA, CADA UM FALA O QUE LHE PERMITIR E O COMENTÁRIO DE CADA UM MERECE RESPEITO, DA MESMA FORMA QUE RESPEITO O COMENTÁRIO DE TODOS, NÃO SOU MARIA VAI COM AS OUTRAS SÓ PORQUE ACHAM QUE EU DEVERIA SER….

    1. Por isso a loja física, perde clientela por motivo mal atendimento, mal humor e etc e hj dia a Internet toma conta das vendas onlinee funcionários ainda reclama da falta de emprego emprego

    1. SE EU ESTIVESSE NO LUGAR DESSA FUNCIONÁRIA QUE FOI ACUSADA E DEMITIDA POR JUSTA CAUSA, E TIVESSE A CERTEZA QUE NÃO HAVIA FEITO NADA COM RELAÇÃO A CRIANÇA, NÃO ASSINARIA NENHUMA JUSTA CAUSA, LEVARIA PARA A JUSTIÇA, E ELES QUE PROVASSEM ATRAVÉS DE VIDEOS E ÁUDIOS….

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